O setor turístico sofreu um grande golpe nos últimos anos durante o período de pandemia, e como consequência disso à diminuição também de poder econômico da população, impactando diretamente no número de pacotes vendidos por uma agência de viagens.

Mas, gradualmente a sociedade, assim como o mercado, vem voltando a ganhar força, enquanto o mundo volta a aquecer suas atividades, incluindo nesse caso as viagens turísticas a serem realizadas, havendo apenas uma mudança em relação ao destino.

No lugar das viagens internacionais, destaca-se a presença crescente dos pacotes turísticos nacionais, destacando pelo seu preço mais acessível, enquanto ajuda a alimentar a economia local, como algo a ser destacado nas campanhas de divulgação.

Sendo pontos a serem evidenciados em uma campanha e mídia eletrônica e digital, assim como no contrato a ser realizado com uma empresa de balões personalizados, para se certificar de que tais agências sejam decoradas como um ambiente receptivo aos clientes.

Para que esse tipo de proposta seja feita aos possíveis clientes, destacando o valor cultural que uma viagem pelo Brasil pode trazer para o seu período de férias, é preciso então adotar estratégias de comunicação especializada, que fortaleçam as ideias ali presentes. 

Exigindo por parte de tais agências com que seja adotada uma tática que permita uma visualização diferenciada em cima de seus serviços, garantindo assim não apenas uma visualização do público, como também uma consideração mais impactante.

Dentro de uma estratégia de comunicação que possa ser destaca entre os mais variados tipos de serviço, assim como nas citadas agências de viagens, como também para uma empresa que trabalha com um serviço de aluguel de gerador para festas.

Sendo preciso ter atenção à estratégia de comunicação a ser adotada, para que assim seja possível divulgar mais do que os seus produtos e serviços, mas também a companhia por trás de tais materiais a serem comercializados, com destaque para sua história.

Algo a entrar em evidência por meio do uso adequado de uma estratégia de marketing definida como storytelling, em que é possível se associar ao seu público almejado a partir da história dessa companhia a ser melhor trabalhada.

O que é o storytelling?

O storytelling se trata de uma estratégia do mercado ligada ao ato de contar histórias. E assim como uma fábula infantil conta com uma lição de moral a ser repassada às crianças, a história de uma marca pode ser usada como uma tática de comercialização da mesma.

Pois, assim como um plano de comunicação pode ser usado para definir as melhores oportunidades para uma empresa, em relação aos canais a serem adotados por esta companhia, esse mesmo planejando pode usar de storytelling para fortificar suas ideias.

Ou então para intensificar a relação de uma marca com um conceito em específico, que ao ser trabalhado por tal empresa em sua comunicação, pode ser possível contar com uma visualização otimizada por parte do público de tal empresa, a considerar sua contratação.

Tal como uma empresa de energia solar, que por uma narrativa específica torna possível para ela contar com uma maior consideração por parte do seu público, unindo assim a história dessa companhia com conceitos importantes para ela.

Para isso, é importante optar por uma estratégia que ajude com que a audiência de uma empresa se sinta melhor conectada aos valores a serem trabalhados por tal companhia, podendo assim resultar em uma melhor performance comercial, por exemplo.

Uma realidade possível diante da adoção de uma narrativa que utiliza de elementos clássicos da literatura moderna e clássica, com a criação de heróis, a enfrentar um conjunto de desafios, até que os seus objetivos comerciais sejam concluídos.

Narrativa essa trabalhada pelo autor Joseph Campbell através de um conceito ser conhecido como a Jornada do Herói, que estabelece os arquétipos referentes à figura do herói, como suas características e os seus objetivos dentro de uma jornada.

Com a presença de elementos como inimigos, mentores, parceiros de aventura, entre outros tópicos que serão responsáveis por criar uma narrativa envolvente ao público, a relação ao inimigo a ser derrotado ou ao objetivo a ser conquistado.

O mesmo tipo de envolvimento é buscado por um curso de brigada de incêndio, para garantir com que uma maior audiência possa ser conquistado por tal empreendimento do setor educacional.

Uma estrutura que passa por histórias clássicas como as aventuras de Aladdin, chegando até ao universo de ficção científica de Star Wars, ambos usando dessa conexão com o público a partir da história contada para estabelecer também uma relação comercial.

Com a  venda de produtos relacionados tais conteúdos de fantasia. Tudo  a permitir com que diversos sejam os benefícios a serem consultados por uma marca, através do seu storytelling adotado, ao criar uma relação relevante com o novo público.

Por meio de vantagens como uma maior aproximação e fidelização do público em relação ao storytelling apresentado, levando a um maior reconhecimento da marca, assim como maiores chances de venda por parte de uma empresa de cracha.

Ou de qualquer negócio que use essa ferramenta de contação de histórias para otimizar os seus resultados, sendo uma prática adequada também para otimizar os serviços a serem oferecidos por uma agência de viagens.

O storytelling e seu destaque no setor de viagens

Ao se pensar na estratégia de contação de histórias para uma agência de viagens, uma série de práticas devem ser consideradas, para que esse storytelling resulte em melhores oportunidades comerciais para tal negócio. A ser otimizado por ações como:

Foco no conteúdo

O storytelling é responsável por contar a história da marca, dependendo do estilo a ser implementado na organização de uma empresa, com base em sua missão e valores, utilizando do marketing de conteúdo como um complemento nesse sentido.

Como em uma gestão de frota de veículos, cuja história de tal marca pode ser usada como estratégia de aproximação dessa companhia ao seu público, a partir da distribuição desse histórico por diferentes canais e conteúdos diversos.

Seja criativo

Independentemente do canal adotado, é importante que a comunicação a ser realizada por tal agência conquiste a atenção do público. Algo a ser alcançado por meio de conteúdos e ações diferenciadas, sendo necessário apostar na criatividade em cima de tal diálogo.

Seja com promoções ou ações especiais que ajudem com que tal agência alcance uma relevância por parte do público, a permitir com que suas atitudes sejam consideradas pela audiência a qual trabalhará junto.

Transmita sensações positivas

Mas não basta para uma empresa somente apresentar um conteúdo criativo, em relação ao storytelling adotado por tal companhia, é preciso também se certificar de que essa comunicação destaque pontos positivos em relação a sua marca.

Através de associações como:

  • Segurança (empresa de vigilância);
  • Proteção (marca de sabonete);
  • Refrescância (linha de refrigerantes);
  • Limpeza (marca de sabão).

Sendo essas algumas das associações possíveis de serem conduzidas no mercado. Em relação a uma agência de viagens, alguns pontos a serem destacados podem ser sua praticidade, segurança e agilidade, acompanhando a movimentação por trás dessas viagens.

Com tais negócios necessitando destacar tais pontos em seu storytelling, assim como assessoria ambiental evidencia questões voltadas à preservação do meio ambiente.

Venda mais do que seus produtos e serviços

Para que um negócio consiga se destacar no mercado atual é preciso focar em coisas que estão além daquilo que é comercializado por tal companhia, preocupando-se também com a imagem a ser trabalhada por tal negócio, ajudando a vender uma experiência.

Pontos que podem ser destacados a partir do citado storytelling, a vender algo de diferente ao público, ajudando assim com que tal audiência possa apresentar uma maior possibilidade de compra junto a tais companhias, como novos viajantes para tal agência.

Resultando assim em índices otimizados a serem identificados por uma consultoria contábil, contratada para cuidar das finanças de tal agência de viagens, que mais do que nunca precisa contar com índices positivos em relação à gestão dos seus negócios.

Diante de um período onde a economia volta a aquecer, fortalecendo assim os mais diversificados tipos de mercado, incluindo o setor turístico. Área que está diretamente associada aos trabalhos de uma agência de viagens.

Negócio esse que precisa trabalhar com novas estratégias para ser possível contar com o alcance de novos públicos, em um período em que o setor de viagens volta a contar com a procura do público, sendo preciso otimizar tal processo de busca.

Por ações que ajudem a destacar as ações comerciais de tal empreendimento. Algo que pode ser aprimorado através das táticas de storytelling.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply