O turismo, durante a pandemia, foi uma área extremamente afetada, sofrendo diversas perdas e prejuízos. Hoje, com a retomada dos comércios, o turismo recebe um empurrão até o crescimento. Especialmente no Brasil, onde o Ministério do Turismo criou um selo para incentivar a atividade de forma segura e investiu em melhorias na infraestrutura das cidades turísticas, a espera no aumento de viagens é grande, assim, é necessário agências de viagens prontas para receber essa demanda. 

Para quem deseja começar nessa área e criar a sua própria agência de viagens, trouxemos dicas essenciais para dar início ao seu novo negócio. Entender o processo de abertura de um negócio turístico é importante para entender realmente como você pode aproveitar o mercado e crescer.

POR ONDE COMEÇAR A SUA AGÊNCIA DE VIAGENS

Uma agência de viagens pode trabalhar com os mais diversos produtos turísticos oferecidos no mercado, ou até mesmo com todos eles, mas é necessário que você conheça cada um para fazer a escolha certa:

  • Passagens (aéreas, rodoviárias, etc)
  • Hospedagem
  • Pacotes turísticos
  • Serviços de viagem (seguros, entre outros)
  • Excursão
  • Locação de transportes (ônibus, vans, carros, etc)
  • Guia turístico
  • Passeios 

Após estudar bastante sobre os diversos tipos de serviços turísticos, é necessário entender também o mercado e local que você deseja vender. Não sendo necessária uma loja física, em muitos casos, ou uma equipe grande para a sua agência de viagens funcionar. 

Você pode começar a sua agência de viagens direto da sua casa, com um e-commerce, investindo diretamente em marketing e plataformas completas para vender adequadamente os seus produtos. Escolha quem você deseja atingir e, a partir disso, você consegue visualizar a maneira ideal e localidade para a sua empresa.

Todo negócio necessita de investimento financeiro para começar, então, separe um orçamento destinado para cada etapa da criação da sua agência de viagens e se atente a escolher com sabedoria a maneira que irá utilizar esse dinheiro. 

Ao decidir o serviço que será vendido, o local, plataformas digitais, meios de pagamento e clientes esperados, você deve formalizar a sua empresa. Inicie uma consulta comercial, para identificar se o local escolhido pode receber o seu negócio e se as atividades decididas podem ser comercializadas da forma que você idealizou. Confira se o nome da sua agência está disponível e registre ele judicialmente, abrindo a empresa junto aos sócios, documentos oficiais, etc.

Se judicialmente já está tudo encaminhado é hora de partir para o Cadastur, um cadastro de pessoas que atuam no setor turístico, uma licença cedida pelo Ministério do Turismo. Assim, você já se prepara para buscar uma equipe, caso deseje, com pessoas capacitadas e que vão construir o seu sonho ao seu lado. Defina cargos e responsabilidades, separe quantidade de pessoas necessárias para cada equipe, o salário e método de contratação delas em sua agência de viagens.

 

DEVO FORMALIZAR A ABERTURA DE UM CNPJ?

Sim! Criar um CNPJ é o primeiro passo para tirar o seu negócio da informalidade. Além disso para fazer o cadastro em alguns fornecedores de conteúdo turístico, como consolidadoras, operadoras de turismo, brokers de hotéis, dentre outros, é necessário que você tenha uma empresa formalizada, com cadastur.

Além disso, com o CNPJ você poderá emitir nota fiscal de serviços e produtos.

Muitos se preocupam com os custos envolvidos na manutenção de um CNPJ, como o pagamento mensal de um contador. A boa notícia, é que existe no mercado várias startups de contabilidade que cobram honorários mais em conta, como a AGILIZE.

BOTE EM PRÁTICA COM A MOBLIX

Agora está na hora de começar a ser ativo, crie o seu site, crie suas redes sociais, comece a divulgar o seu produto, tenha disponível canais de atendimento ao cliente, responda às dúvidas frequentes, atenda via redes sociais e conquiste o seu público.

Criar um negócio não é fácil, mas é possível com grande dedicação e força de vontade. Assim, apresentamos a você o primeiro passo para tornar o seu sonho real: conheça a Moblix, o maior e melhor e-commerce para a sua agência de viagens.

Na Moblix você pode automatizar suas vendas e como resultado irá ter mais tempo para a resolução de burocracias do seu negócio. Criando seu site nesta plataforma, você pode criar produtos próprios, fazer a integração com parceiras de turismo, adicionar métodos de pagamento e iniciar suas vendas on-line.

Diferente de outras plataformas, as agências de viagens não precisam ter conhecimentos técnicos para começar a utilizar a plataforma Moblix, e nem para fazer alterações que o dia a dia da operação on-line exige. Comece agora, teste 14 dias grátis.

 

Leave a Reply