Se você pretende ingressar no mundo do e-commerce esse é um tema que merece toda a sua atenção. Headless commerce é o nome dado ao comércio omnichannel cuja plataforma de gestão possui componentes back-end e front-end separados, mas que ao mesmo tempo se integram via APIs.

Também conhecido em português como comércio sem cabeça (em tradução livre), esse tipo de comércio funciona da seguinte forma:

O front-end, template ou head, isto é, a cabeça do negócio é desacoplada da programação fundamental, ou seja, do back-end da plataforma de gestão. Assim, os desenvolvedores usam APIs para entregar conteúdo e novas funcionalidades ao comércio, enquanto os designers expõem tudo isso nas interfaces de vendas.

Isso quer dizer que uma plataforma headless commerce permite que você instale ou desinstale componentes de front-end e de back-end a qualquer momento, de acordo com a sua necessidade e sem alterar as configurações de front ou back-end.

Por exemplo, você pode alterar as configurações de layout, incluir ou retirar produtos da sua loja virtual, integrar apps de terceiros e criar experiências contínuas de vendas em múltiplos canais sem alterar nenhum código fonte ou precisar ser expert em programação.

Para que você consiga entender melhor sobre como o headless commerce funciona, é preciso que saiba os conceitos básicos sobre o que é front-end, back-end e API.

Back-end

O back-end é a programação fundamental de qualquer plataforma de comércio eletrônico, pois é ele quem faz com que a plataforma exista. Em termos mais técnicos, ele é a decodificação que sustenta todo o programa.

Essa programação, geralmente é feita por designers que utilizam as linguagens Java e PHP, pois precisam conectar dados de um ou mais bancos de dados aos navegadores de internet e vice-versa.

Front-end

Essa é a parte visível de qualquer plataforma. É a que você vê sempre que entra em alguma página ou site, por exemplo.

Aqui, os designers geralmente utilizam linguagens como HTML e CSS, pois o importante é a experiência visual do usuário, a facilidade e a navegabilidade para que ele encontre o que precisa.

API

API é a abreviação da sigla em inglês Application Programing Interface (Interface de Programação de Aplicativos, em tradução livre).

Na prática, os API’s são ambientes virtuais que viabilizam a integração entre o seu sistema e o sistema de terceiros, como plugins instalados no wordpress, por exemplo.

Como o uso de uma plataforma com Headless commerce ajuda a aumentar minhas vendas?

Como mencionado acima, o headless commerce te dá liberdade para fazer alterações em determinadas plataformas de maneira fácil e sem correr o risco de interferir na programação fonte ou no visual já definidos.

Na Moblix, você tem todas as funcionalidades práticas de uma headless commerce totalmente otimizada para turismo. Você cria o seu site com a gente sem precisar se preocupar com os códigos fonte e customiza de acordo com as necessidades do seu cliente e do seu negócio.

Pense bem, essa é a sua chance de vender pacotes, tickets, ingressos e experiências turísticas online para um número expressivo de pessoas que estejam interessados no tipo de turismo que você oferece.

Caso você possua um time de desenvolvimento, você poderá criar um site do zero e consumir a API de busca de voos direto das melhores e maiores Cias, seus parceiros e principais clubes de milhagens.

Em ambos os casos você conta com uma equipe que vai te auxiliar desde a contratação até a integração. Clique aqui e faça um teste grátis de 14 dias.

E não importa se você é um agente de viagens, se possui uma empresa, se vende apenas experiências guiadas, se tem um chalé ou se não se aplica em nenhum desses critérios, mas vende experiências turísticas do negócio de um conhecido… A Moblix é a plataforma que fará a diferença nas suas vendas.

Se tiver dúvidas deixe nos comentários que responderemos assim que possível. Também acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades e lançamentos!

Leave a Reply