Empreender no mercado de turismo pode ser, em um primeiro momento, uma experiência desafiadora. Isso porque, como todo setor da economia, existem diversos atores e alguns termos técnicos que podem confundir a cabeça de quem está começando agora. Neste artigo, vamos explicar quem é quem no mercado do turismo. Vamos explicar também o que é uma consolidadora e um Sistema de Distribuição Global (GDS).

Então vamos lá, se você quer entender quem é quem no mercado de turismo, continue lendo este texto, irei abordar sobre as seguintes verticais na cadeia.

 

Agência de Viagens

As agências de viagens são empresas são responsáveis por intermediar a compra de serviços turísticos, como passagens aéreas, hotéis e pacotes. No Brasil, as Agências de Viagens precisam, obrigatoriamente, na Cadastur (conforme a Lei nº 11.771), um programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo para promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil.

O profissional que trabalha na agência de viagens (um agente de viagens) é responsável pelo atendimento ao cliente, auxiliando sobre as melhores rotas na elaboração do pacote, compra de passagem aérea, hotel, transfers ou passeios, no caso de viagens de lazer.

As agências de turismo  são remuneradas de duas formas:

1 – No caso de venda de um bilhete aéreo, a agência de viagens é remunerada na cobrança da DU, fee ou RAV, quesão valores pagos pelo cliente (seja pessoa física, ou empresa) pelo serviço de intermediação na venda da passagem aérea.

2 – Comissão sobre venda de produtos turísticos, como pacotes, hotéis, ingressos e aluguel de carros. Essa comissão geralmente é paga diretamente pelo fornecedor. Por exemplo, uma agência que vende um pacote de R$ 5.000,00 mil reais para um cliente recebe uma comissão do fornecedor por ter feito essa venda. A comissão em média é de 10 a 15% do valor do produto.

 

O que é uma Consolidadora?

As Agências de Viagens podem emitir passagens direto com a companhia aérea, negociando valores melhores dos que são praticados nos sites das próprias cias. Entretanto, para isso, elas precisam de um registro no IATA (International Air Transport Association).

Para conseguir o registro no IATA é necessário seguir algumas regras bem rígidas, o que torna uma tarefa bastante difícil para a maioria das Agências de Viagens no Brasil. Por isso, a maioria das Agências recorrem às consolidadoras de viagens para terem acesso aos diversos produtos.

As consolidadoras podem ser classificadas como “distribuidoras” de passagens aéreas, hotéis e outros produtos para as agências. E o mais importante: a consolidadora é uma fornecedora de crédito para as agências, financiando sua operação, já que muitas não teriam condição de obter crédito junto as companhias aéreas.

As companhias aéreas disponibilizam bilhetes para os consolidadores com descontos significativos e condições especiais para aqueles disponíveis ao público em geral. Assim, é a Consolidadora quem negocia e faz o contrato com as diversas companhias aéreas, e disponibiliza um sistema para que as agências possam fazer a reserva e emissão. Ao comprar de consolidadora, a agência de viagens recebe uma comissão (DU), que dependendo da companhia aérea pode chegar a 7% (os incentivos são maiores nas companhias internacionais).

Resumindo: as Consolidadoras são responsáveis por fazer a interlocução com as companhias aéreas e distribuir os bilhetes entre as agências de viagens, principalmente fornecendo crédito e financiando as agências.

No Brasil, a associação que representa as consolidadoras é a AirTkt, e as principais consolidadoras de mercado são associadas a ela, vejamos algumas:

 

O que é GDS (Global Distribution System)?

É impossível que as consolidadoras tenham contrato com todas as centenas de cias aéreas do mundo, e muito menos tecnologia e integração para ter todas cotações disponíveis em um só lugar. Por isso, para fazer as reservaras e emitir as passagens, as consolidadoras estão integradas com os sistemas de distribuição global de conteúdo, mais conhecidos como GDS (Global Distribution System).

Os GDS distribuem conteúdos aéreos, de hotéis e carros para as consolidadoras e outros sistemas em todo o mundo. As companhias aéreas, locadora de carros e os hotéis pagam uma comissão para cada reserva realizada através do GDS, isto é fundamentalmente a principal remuneração de um GDS.

Existem poucos GDS no mundo, os principais são:

  1. Amadeus;
  2. Sabre;
  3. TravelSpan;

Para entender melhor o papel da Agência da Viagens, da Consolidadora e do GDS, vejam esse exemplo:

Imagine que você deseja viajar para Lisboa e procura uma agência de viagens para fazer a cotação da passagem. Acontece o seguinte fluxo: cliente solicita cotação de passagem aérea para a Agência de viagens → Agência pesquisa no sistema da Consolidadora → Consolidadora é integrada ao a um dos 3 GDS que mencionamos há pouco → GDS acessa o inventário de vôos da diversas cias aéreas, como TAP, Latam, Azul e etc.

No exemplo acima, em uma cotação de preço de uma passagem aérea, a pesquisa passa pela agência, consolidadora e GDS.

 

O que é uma Consolidadora de Milhas?

As consolidadoras de milhas aéreas trabalham de forma parecida com as consolidadoras tradicionais. A diferença é que elas emitem as passagens utilizando milhas, ou pontos dos programas de fidelidade das cias aéreas (como SMILES, TUDO AZUL e LATAM PASS).

Ao invés de estarem conectadas com os sistemas de GDS, as consolidadoras fazem a pesquisa da passagem aérea diretamente no programa de fidelidade de cada cia.

A vantagem das consolidadora de milhas é que você encontrará vários trechos em milhas com preços atrativos, aumentando o lucro da sua agência. Além disso, a agência não precisa ter suas próprias milhas para emitir a passagem.

Entenda como funciona:

  • Consolidadoras de milhas são plataformas corporativas para compra de passagens aéreas com desconto. Elas comparam o preço do site da cia aérea com o preço em milhas, apresentando o menor preço.
  • Ao acessar nosso sistema, você poderá buscar trechos nacionais e internacionais.
  • No final de cada busca, a consolidadora de milhas disponibilizará o preço do trecho em milhas emitido pela consolidadora e o preço emitido direto na companhia aérea para comparação e decisão.
  • A empresa pode, então, escolher a passagem com maior economia e solicitar a emissão do bilhete no próprio sistema. Depois de finalizada a compra, a empresa recebe o bilhete eletrônico/e-ticket por e-mail.

 

Plataforma para Agências de Viagens Online

A Moblix oferece uma solução chamada Moblix – Agência de Viagens Online. Trata-se de um portal bem moderno, dando agilidade e desburocratizando as vendas. O cliente pode buscar vôos de diversas companhias aéreas ao mesmo tempo, comparando seus preços e filtrando-os por horário, por aeroportos, etc.

O ambiente de emissão é bem amigável, assim como são os portais buscadores de bilhetes da internet. O investimento em tecnologia tem sido um grande diferencial entre as consolidadoras, e quem oferece o melhor portal tende a conquistar mais agências como clientes.

É uma solução independente e permite a Agência vender passagens aéreas, pagante e com milhas, e reservas de hotéis.

A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, como a Latam, Gol e Azul, além dos respectivos programas de fidelidade (LATAM PASS, SMILES, TUDO AZUL)

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