A sigla IATA significa Associação Internacional de Transportes Aéreos, ela é responsável por atender o setor de companhias aéreas. A IATA tem a função de liderar o setor aéreo, a fim de trabalhar na defesa dos interesses das companhias no mundo, desenvolvendo métodos de comércio, segurança e sustentabilidade. A função do código é de denominar aeroportos de acordo com sua localização. O código no Brasil é indicado por siglas, geralmente se encontram em etiquetas de bagagens ou em buscadores de passagens na internet.

Como conseguir o código IATA

O código é necessário para agências que buscam realizar emissões de voos internacionais. Com ele você pode emitir passagens da  AIR FRANCE, TAP, DELTA AIRLINES, e outros. No registro para obter o código é cobrado uma taxa, podendo ser paga anual ou mensalmente. Além do valor cobrado, para conseguir o código é indicado que sua agência tenha um bom capital; referências comerciais; e cadastro com outras CIAS aéreas.

Caso você seja uma empresa que tenha interesse em se tornar membro da IATA, são mostradas no site da IATA os valores. Há duas taxas únicas realizadas para começar o processo (ambas nos valores de USD 15.000,00) e uma taxa anual de USD 12.550,00.

Para ser IATA é preciso:

  • Ter passado pela Auditoria de Segurança Operacional IATA (IOSA), que é uma avaliação que analisa a organização administrativa operacional da empresa aérea;
  • Ter uma avaliação administrativa pela organização;
  • Pagar todas as taxas de inscrição.

Para aqueles que não possuem capital e buscam por emissão, a solução mais prática é se afiliar a parceiras que já possuem o código IATA.

Duas soluções para trabalhar com emissão de passagens

Já sabemos que esse processo é lento, pensando nisso destacamos abaixo duas soluções de trabalhar com emissões de passagens aéreas:

  1. Consolidadoras: Com as consolidadoras as agências de viagens podem se filiar, não precisando assumir os riscos para obter o código IATA, além disso ela oferece o crédito que precisa para realizar a emissão e fazer pagamentos faturados.
  2. Operadoras: Com as operadoras, a agência ou agente de turismo trabalham em parcerias, para adquirir seus pacotes e vender ao público final.

Conheça uma plataforma com acesso a consolidadoras

A Moblix é uma plataforma onde você encontrará tanto consolidadoras como operadoras de turismo. Uma vantagem dessa plataforma é que ela já tem integração com as consolidadoras Rextur e Esferatur, que já possuem o código IATA e te ajudam a ter emissão de forma automática para seus clientes, além de ganhar comissões e adicionar seu próprio produto, vendendo-o de forma online. Com uma plataforma online você faz tudo pela internet de forma fácil, sem ter custos com uma agência física. Mas para aqueles que também possuem agência física, a Moblix te apresenta oportunidades para não perder clientes que buscam viagens pela internet.

 

 

5 Comments

Leave a Reply