O desafio de empreender no mercado turístico começa em entender os diversos termos técnicos e quem é quem dentro de todos os nomes do setor. Para quem está começando, é fácil se confundir, mas reunimos o significado de cada coisa para você entender corretamente como elas podem ser utilizadas e por que são importantes para o turismo.

 

Agência de viagens

São empresas responsáveis por intermediar a compra de serviços turísticos, como passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagens e outros. No Brasil é obrigatório que elas façam parte do Cadastur, segundo a Lei nº 11.771/08, e tenham CNPJ, segundo a Lei nº 12.974/14.

Os profissionais são chamados agente de viagens, responsáveis pelo atendimento ao cliente, auxiliando em rotas para pacotes, compra de passagens aéreas, hotéis, transfers ou passeios, entre outros.

Agências de viagens podem ser remuneradas vendendo passagens, pelo serviço de intermediação na venda ou com a comissão sobre venda de produtos turísticos, como pacotes, hotéis, ingressos e aluguel de transportes. Essa comissão pode ser paga diretamente por um fornecedor, sendo de 10 a 15% do valor do produto.

 

Agência de viagens online (OTA)

Uma Online Travel Agency (OTA), ou Agência de Viagens Online, é especializada em vendas de produtos de viagens para turistas, como a decolar.com, litemilhas.com, etc. Elas buscam oferecer valores promocionais, com voos e hotéis mais baratos, além de produtos com descontos e melhores opções para os clientes.

As OTAs funcionam como intermediárias entre cias/hotéis e consumidores, recebendo comissões. Também reservam outros produtos, como carros, pacotes, atividades e cruzeiros. Elas são mais baratas e mais simples que as agências comuns, pois não exigem um espaço físico para o funcionamento, economizando em aluguel, energia, internet e equipamento.

 

Agente de viagens

Profissional responsável por cuidar de roteiros de passeios, organizar excursões, encontrar preços diferenciados, agendar visitas, entre outros. Um agente de viagens pode trabalhar tanto de forma autônoma quanto em uma agência, ofertando os mais diferentes serviços turísticos.

Ele trabalha como ponte entre os serviços e os clientes. Quando está em uma agência fica limitado a trabalhar ofertando somente os serviços que ela permite e as parcerias disponibilizadas, já um agente de viagens autônomo possui a liberdade de trabalhar com os preços de sua preferência e serviços que escolher.

 

Cadastur

Selo criado pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos regulamentadores para promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil. O sistema cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado, sendo obrigatório para alguns nichos do turismo.

Quem faz a vigilância dos cadastrados ou não no programa são os próprios clientes, que acessam o sistema pela internet e buscam com facilidade os negócios turísticos. Isso é uma forma de credibilizar uma empresa, além de se resguardar para quaisquer problemas jurídicos futuros, abrindo portas para possíveis benefícios bancários, patrocínios, fornecedores, entre outros.

 

Companhia aérea e operadoras de turismo

Uma companhia aérea fornece o serviço de transporte aéreo de passageiros, um dos principais atrativos para negócios turísticos: viagens de avião. Hoje, as principais cias brasileiras são a Latam, Gol, Azul e Avianca, mas já existiram as mais diversas no país, algumas que foram unificadas e outras que foram extintas.

As operadoras de viagens são responsáveis por reunir as viagens em um só pacote, desde o início, com as passagens de ida, a hospedagem, passeios e excursões, até a passagem de volta. Tudo isso é conhecido como pacote de viagens, um dos produtos mais buscados e comercializados entre as agências de viagens, por facilitar a vida do viajante.

 

Consolidadora e milhas aéreas

Chamadas também de “distribuidoras” de passagens aéreas, hotéis e outros produtos, a consolidadora fornece crédito para as agências, financiando suas operações com as companhias aéreas. As cias disponibilizam bilhetes para as consolidadoras com descontos significativos e condições especiais, que oferecem um sistema para que as agências possam fazer reservas e emissões.

Uma agência de viagens que compra de uma consolidadora recebe uma comissão, que pode chegar até a 7%, sendo maiores em companhias internacionais.

Elas também podem distribuir milhas aéreas, que são pontuações de programas de fidelidade, como Smiles, TudoAzul, LatamPass, etc. As milhas aéreas são formas econômicas de comprar passagens e podem aumentar o lucro das agências de viagens.

 

DTI

Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são inovações que apresentam, em seus territórios, tecnologia e sustentabilidade, segundo o Ministério do Turismo. Esses destinos garantem mais acessibilidade as atrações turísticas, acesso à internet gratuita e melhoria na gestão de turismo.

Com o maior acesso à tecnologia o DTI pode apresentar seus bens culturais, materiais e imateriais também de forma digital, permitindo que turistas e possíveis visitantes possam conhecer a distância ou de forma mais segura, em casos como a pandemia da covid-19. Isso pode ser mais lucrativo para destinos que desejam expandir e atrair mais clientes apresentando os maiores pontos turísticos do seu local.

 

GDS

O Sistema de Distribuição Global (GDS) é utilizado pelas consolidadoras para a distribuição de produtos de transporte e hotelaria pelo mundo, como uma grande integração. Ele fornece todas as categorias de tarifas e serviços de turismo, permitindo que os usuários possam alterar e cancelar reservas, emitir bilhetes e outros. Os grandes GDS atuais hoje são o Amadeus, o Sabre e o TravelSpan.

 

Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento são formas de realizar transações mais seguras em plataformas digitais. São servidores remotos e estruturados por operadoras financeiras, como a Vindi, a PagSeguro, PayPal, etc. Elas permitem que um negócio turístico venda virtualmente para um consumidor em segurança.

Um exemplo de gateway que já conhecemos é a maquininha de cartão de crédito, porém de forma digital, mais conectiva e permitindo que a sua agência realize essas transações de forma automatizada e prática. Você escolhe a melhor gateway para o seu negócio, mas alguns sistemas, como a Moblix, já possuem parcerias fidelizadas que facilitam o seu trabalho.

 

IATA

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) é responsável pelo atendimento do setor de cias aéreas. Ela trabalha para defender interesses, desenvolver métodos de vendas, segurança e sustentabilidade das companhias. O código IATA denomina os aeroportos de acordo com a localização, no Brasil, por exemplo, é indicado por siglas encontradas nas etiquetas de bagagens ou nos buscadores de passagens online.

Ele é necessário para as agências que desejam emitir voos internacionais, como Air France, TAP, Delta Airlines, etc. Para obter o código existe uma taxa, que é paga anual ou mensalmente, além da agência necessitar de um bom capital, referencias comerciais e já ser cadastrada em outras companhias aéreas.

 

Travel Tech

As travel tech são empresas de tecnologia que trabalham no segmento turístico, que se dividem em ramos específicos. Uma OTA é considerada travel tech, soluções para hotéis, opções self-booking e diversos outros também. A Moblix é uma grande travel tech, voltada para as empresas turísticas trabalharem com o seu próprio negócio. O que caracteriza essas empresas é a ligação entre inovação tecnológica com o turismo e viagens.

 

Agora você entende um pouco melhor do mercado que deseja trabalhar! Uma dica: busque conhecimento do mercado turístico, pois, é essencial para ter sucesso nesse negócio se atualizar e investir em novas tecnologias.

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