Qualquer empreendimento, independente da sua área de atuação, necessita ter ao seu dispor um número qualificado de funcionários, em quantidade equivalente ao número de atividades a serem realizadas. Em relação a eles, a taxa de turnover deve ser analisada.

Antes de entender sobre as particularidades desse conceito, começamos pelo que ele se refere. É importante que as pessoas responsáveis por administrar um negócio conheçam a fundo os tipos de elementos ao qual devem estar atentos para uma boa gestão.

A disposição de bons produtos e serviços é de fato algo importante para o sucesso de uma companhia, mas existem também outros fatores a serem analisados, como já deve ter sido identificado por equipes personalizadas, tais quais os times de vendas e de marketing.

Para um escritório que atua com serviços de consultoria trabalhista empresarial, a sua relação com o público é de grande importância, tirando as dúvidas dos seus clientes em potencial, garantindo assim que sua empresa seja vista como uma opção a ser contratada.

O grande erro de muitos negócios é acreditar que as suas responsabilidades são unicamente voltadas ao público externo, como clientes e parcerias comerciais. Dentro dessa teia de relações empresariais, destaca-se também a associação com os colaboradores internos.

Afinal, são esses funcionários que serão responsáveis pelas atividades da empresa, para agradar os clientes, e consequentemente aumentar o número de vendas dessa companhia, tudo começando a partir do capital interno.

Uma associação que permite com que uma empresa de aviação comercial tenha a melhor relação possível com os seus clientes, colaboradores, e todos aqueles que possuem alguma conexão com a empresa, de passageiros a fornecedores e pilotos de aeronaves.

E para que essa grande conexão geral ocorra de forma benéfica para todos, é importante se preocupar com algumas questões internas da companhia, como a taxa de turnover. Agora sim, é chegado o momento de se compreender melhor esse conceito.

Taxa de Turnover: um importante índice de negócios

O conceito de turnover está relacionado ao volume de rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, ou seja, a média em que os empregados entram e saem de uma companhia, dentro de um fluxo que pode ser negativo, caso ocorra em altas dimensões.

A rotatividade é importante em diversos sentidos, como no tempo que um produto passa no estoque da empresa, as ferramentas tecnológicas utilizadas, que devem evoluir com certa frequência, além de outros conceitos do mercado.

Agora, quando se fala do número de clientes, o ideal é que essa taxa se encontre em um modelo mais estável, como no volume de empresas que contratam os serviços de uma consultoria aduaneira, ou na média de clientes de uma agência de viagens.

Uma situação beneficiada pela chamada fidelização dos clientes, fazendo com que eles retornem a consumir da sua companhia, além de recomendar os seus serviços para colegas conhecidos, aumentando assim o valor de prestígio da empresa.

Por outro lado, pouco se fala sobre o capital intelectual de uma companhia, ou seja, o volume de funcionários que realizam um ótimo trabalho em sua empresa, tornando-se figuras de extrema importância para a manutenção desses negócios.

Para exemplificar isso, é possível pensar no trabalho de um gerente em uma agência de automóveis, que com o tempo cria uma relação de confiança com os seus clientes, de forma com que eles sempre recomendam os seus serviços.

Perder um funcionário de tanto valor pode causar grande danos nas atividades comerciais dessa agência específica, com o setor de esocial e departamento pessoal tendo que agir rapidamente na busca por outro profissional qualificado.

O cálculo da taxa de turnover funciona justamente com a identificação dessa relação de entrada e saída de funcionários, fazendo uma média entre os profissionais contratados, os demitidos e a associação de cada grupo com o número total de funcionários da empresa.

Uma taxa elevada de fluxo de empregados pode não só causar danos comerciais à sua empresa, como pode também indicar a fonte dos problemas relacionados a essa baixa permanência de profissionais.

De forma geral, é possível definir a taxa de turnover em quatro diferentes tipos:

  • voluntário;
  • involuntário;
  • funcional; e
  • disfuncional.

O turnover voluntário acontece quando o colaborador de uma empresa opta por se desligar da companhia, para seguir um objetivo pessoal, por exemplo, como abrir uma companhia que trabalhe com o aluguel de micro ônibus para excursão.

Dessa forma, não existe muito que a empresa possa fazer para manter o funcionário, o real problema ocorre quando essa saída se deve a procura por melhores oportunidades, oferecidas por uma companhia concorrente.

Já o turnover involuntário ocorre quando o desligamento do funcionário acontece por parte da empresa, por motivos variados que justifiquem a saída desse colaborador como a melhor opção para a empresa, como uma performance abaixo do esperado.

Situação similar ao turnover funcional, quando essa demissão ocorre mediante um problema ocorrido, de forma que a empresa não seja responsabilizada por nenhum gasto com as leis trabalhistas.

Algo diferente do modelo disfuncional, quando a perda desse funcionário representa uma baixa para a companhia, por exemplo, sendo esse colaborador o de maior destaque na área de confecção de mala de viagem personalizada para empresas.

Como reverter uma alta taxa de turnover?

Como já foi alertado anteriormente, uma taxa de turnover crescente pode indicar uma situação complicada para o futuro da sua companhia, pois se nem os seus funcionários querem continuar ligados a sua companhia, o que dizer então dos clientes.

A preocupação com essa taxa é importante para todos os setores de negócio, incluindo uma agência de viagens, em que contar com uma média frequente de funcionários dentro de uma empresa permite que melhores estratégias sejam adotadas.

Isso acontece graças ao conhecimento desses colaboradores em relação ao mercado de viagens, a sua familiaridade com os sistemas e ferramentas utilizadas na agência, além da aproximação com os clientes, identificando o melhor pacote de viagens a ser ofertado.

Para que esses funcionários de valor continuem conectados à sua agência, é importante que a mesma ofereça para eles condições favoráveis para se fomentar essa relação entre a empresa e seus empregados.

Contratação dos funcionários certos

Para que uma agência não seja surpreendida por um funcionário que não entregue o mínimo de trabalho exigido, é importante analisar profundamente as capacidades desse colaborador durante a fase de contratação.

Realização de testes, assim como um estudo profundo do currículo desses profissionais a serem contratados deve ser uma das prioridades do setor de RH (Recursos Humanos).

Capacitação da equipe

Não basta procurar por ótimos profissionais, cabe a sua agência também preparar esses colaboradores, disponibilizando a eles um curso de capacitação SP, de forma com que eles conheçam a região que trabalham, assim como os destinos de viagens da empresa.

As atividades de capacitação também são importantes quando uma companhia trabalha com estratégias exclusivas, que não são ensinadas no mercado externo, por exemplo.

Plano de carreira

Se toda agência busca se expandir, trabalhando com um número cada vez maior de clientes, o mesmo acontece com os seus funcionários, que querem ser reconhecidos pelos seus feitos na agência, ocupando então posições superiores.

Estabelecer um plano de carreira para mostrar para os seus empregados que eles terão chances de crescer na agência, sem a necessidade de procurar por outras oportunidades em escritórios turísticos concorrentes.

Metas claras para a equipe

Transparência é sempre o ideal quando se fala de alguma atividade empresarial, e na relação com os funcionários não é muito diferente. Trabalhar com metas claras permite que a equipe tenha uma noção maior sobre os seus desafios e realizações.

Essa relação tem que ser esclarecida logo nos primeiros dias de um funcionário na agência, de modo que ele não se sinta esgotado, por não estar preparado para cumprir tais atribuições, ou o contrário, quando um colaborador não se sente desafiado pela empresa.

Atenção à saúde emocional dos funcionários

Para que um colaborador consiga dar o melhor de si para uma agência, é importante que a mesma esteja atenta a todas as formas de auxílio que ela pode oferecer aos seus colaboradores, reconhecendo a sua importância para a empresa.

A oferta de atividades de lazer, além de cerimônias comemorativas, com a distribuição de brindes para funcionarios final de ano, por exemplo, pode fortalecer os laços entre a agência e o profissional, sem contar com uma maior aproximação entre a equipe.

A partir dessas atividades, uma agência consegue trabalhar com a permanência dos seus funcionários conectados a empresa, impedindo que eles procurem por oportunidades de trabalho em diferentes concorrentes, levando as suas estratégias desenvolvidas a eles.

Pois, no fim, o objetivo não é apenas ter a melhor equipe, mas impedir também que os seus competidores tenham profissionais ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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