As mídias digitais vem ganhando cada vez mais importância para as marcas e para o mercado. Em uma agência de viagens isso não é diferente, sendo necessário que cada uma se posicione firmemente para atingir o público desejado, especialmente nas redes sociais.

A sua agência já possui perfil nas redes sociais? Se não, já passou da hora de entrar no mundo digital, crie perfil e página nas principais redes sociais acessadas pelo seu público (ex.: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.) e comece a trabalhar o seu conteúdo e divulgação do seu negócio.

Por onde começar

Depois da criação do perfil da sua agência existem táticas e dicas que podem guiar o seu início para o sucesso. Mesmo que pareça simples, não são todos os posts e ideias que funcionam e trazem um bom retorno. O primeiro passo é reunir todos os seus objetivos, a história da sua agência e a quem você quer atingir. Faça uma lista de metas a serem alcançadas, um perfil de público ideal e escreva a história do seu negócio.

  • Metas a serem alcançadas: quantas vendas eu desejo fazer mensal, semanal e diariamente? Quantas pessoas eu quero atingir com as minhas publicações? Quanto eu quero ter de lucro por venda? Quanto eu quero ter de lucro por mês? Quantos seguidores eu quero ter em minhas redes sociais? Como eu quero que a minha agência seja reconhecida?
  • Perfil de público: fazer um perfil separado por gênero, faixa etária, localidade, renda salarial, escolaridade, profissão, interesses, etc.
  • História do negócio: quando foi criado? Quem criou? Como surgiu a ideia? Onde fica? O que oferece?

Após as respostas para todas as perguntas é possível iniciar a construção efetiva das redes sociais. Tenha em mãos todas as informações que você reuniu.

Implementação nas redes sociais

1. Conte a sua história (storytelling): em suas redes sociais profissionais é essencial que você apresente a sua agência, faça publicações, vídeos, stories, entre outros, contando a história e a trajetória de todo o seu negócio

2. Posicione-se como autoridade (especialista): torne-se o melhor naquilo que você oferece, apresente avaliações positivas dos seus clientes, vendas de sucesso, parcerias com marcas que já são posicionadas no mercado, mostre que a sua agência é profissional e reconhecida pelo trabalho que já realiza (ex.: a Moblix é a maior plataforma de comércio eletrônico para empresas de turismo)

3. Defina seus canais de conteúdo: escolha as redes sociais que irá utilizar e tenha em mente que cada uma deve ser alimentada com um conteúdo diferente (utilize da interligação de conteúdos, usando publicações do mesmo assunto, mas tratado de maneiras diferentes e complementares em cada rede)

4. Defina suas personas (audiência): o perfil de público já está criado, mas ele é diferente da persona. O público-alvo é amplamente o que você deseja atingir, a persona é especificamente para quem direcionamos as estratégias de marketing. Ainda assim, esteja sempre atento a possíveis mudanças durante o seu crescimento nas mídias, a persona e o público-alvo podem e precisam ser renovados conforme os objetivos e retornos que já foram recebidos

5. Redes sociais não são só vendas: esqueça a ideia de só divulgar o seu produto e fazer anúncios, as suas mídias devem apresentar conteúdo, interagir com os seguidores e criar uma relação entre agência e cliente

6. Faça um planejamento digital: é importante que você crie um calendário com todas as suas ideias e publicações para as redes sociais, assim existe um planejamento de criação e prazo para que o conteúdo seja bem produzido, decisões de última hora acabam sendo mal planejadas e propensas a erros

7. Ofereça atendimento on-line: crie canais digitais para atender o seu público, central de dúvidas, sugestões, críticas, WhatsApp corporativo ou linha telefônica direto com um vendedor

8. Invista em tráfego pago: anúncios são importantes para qualquer negócio, já que não é possível atingir totalmente de forma orgânica atualmente. Porém, não é qualquer anúncio que deve ser feito e investido, eles necessitam de planejamento de marketing e direcionados diretamente para a persona da sua agência (confira em nosso site mais conteúdos sobre marketing digital)

9. Vídeos e cursos são a nova tendência: o Instagram passou a investir e divulgar mais os perfis que usam o Reels, as outras mídias apresentam maior alcance em vídeos, palestras e debates, não esqueça de investir também nesse tipo de conteúdo, faça lives, story, reels, entre outros, para chegar a todos os níveis de público

10. Tenha uma biografia bem trabalhada: o formato “cartão de visita” é o mais indicado para perfis profissionais, lá é o primeiro contato do cliente com a sua marca, ele deve receber dados suficientes para se identificar com a sua agência e permanecer na sua página, veja como organizar a sua biografia:

  • Quem Sou (apresente em poucas palavras a sua agência)
  • O que faço (apresente o seu produto chefe)
  • Autoridade (sua principal referência de qualidade)
  • Aviso (promoção, atualizações, datas importantes para o cliente)
  • Chamada para ação (frase de chamada para o seu link principal)

Organize a sua biografia nesta ordem e deixe o link direcionado para o seu site ou base de principais links (linktree, etc)

11. Humanize a sua agência: se aproxime do seu cliente humanizando o negócio, coloque colaboradores para apresentarem campanhas, vídeos, lives, responda de forma próxima, mostre que pessoas reais estão por trás da tela

12. Faça parcerias: trabalhe lado a lado com influenciadores que representem bem a sua marca, peça um mídia kit e busque similaridades entre as personas, o alcance daquele influenciador e forme uma parceria positiva para a sua agência

13. Analise a concorrência: acompanhe os negócios que oferecem propostas iguais ou similares as suas, veja quais tendencias podem funcionar para você, o alcance de outras agências, frequência de publicações e quais redes sociais eles utilizam, use disso para melhorar a sua marca

14. Seja consistente: quem não aparece não é visto, então mantenha a sua presença nas redes sociais com frequência, faça publicações constantes e não deixe de responder comentários, mensagens privadas e interações

Colocando em prática

Realizar todos os 14 itens dessa lista pode parecer difícil, mas com esforço e eficiência o retorno vale a pena. Mesmo assim, existem formas de facilitar e garantir um bom rendimento no trabalho das mídias sociais, uma delas é criando uma equipe qualificada de marketing. Mas, para as pequenas agências, que estão iniciando seus trabalhos, é possível encontrar certa dificuldade em aumentar a equipe, dessa forma, existem plataformas diretas que realizam esse serviço e cursos rápidos que auxiliam no conhecimento de marketing para redes sociais.

O nosso blog também está repleto de dicas de crescimento e melhorias para o seu negócio, facilitando o seu crescimento e criando uma base para a sua agência de viagens.

Quer impulsionar as suas vendas e consolidar o seu negócio no ramo de turismo brasileiro? Conheça a Moblix e faça parte da maior plataforma de comércio eletrônico para empresas de turismo.

 

Texto por: Ana Beatriz Costa

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