A evolução digital foi um marco para as empresas que estão sempre em busca de melhorar o seu desempenho de marketing para atrair mais leads e transformá-los em clientes. Uma das estratégias mais usadas é o marketing de afiliados.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar dicas para trabalhar com esse estilo de marketing, buscando apresentar as vantagens e benefícios desse método e explorando formas de aplicá-lo no dia a dia do seu negócio.

A internet e a tecnologia têm andado lado a lado para trazer novidades para as pessoas, por isso é difícil de imaginar como era a vida há alguns anos, quando ambas as funcionalidades estavam ainda engatinhando no mundo.

Atualmente, temos tudo na palma da mão e as pessoas buscam consumir todo tipo de conteúdo, desde vídeos de viagens até mesmo novas formas de criar uma moleskine personalizada. Tanto as empresas quanto as pessoas mudaram e isso foi positivo.

Porém, além da facilidade, também existe um grande obstáculo, que é a competitividade nas plataformas digitais. Com o crescimento e popularização do e-commerce, diversas novas empresas e marcas começaram a abrir e tomar o mercado, criando um meio bastante acirrado e disputado, tornando mais difícil se destacar.

Diversas microempresas que vendem diversos tipos de produtos artesanais também ganharam seu espaço com produtos de nicho, aumentando ainda mais a concorrência.

Porém, na mesma velocidade que as empresas conseguem captar a atenção do cliente, ela pode ser perdida, caso não se tome cuidado e use estratégias corretas. Em outras palavras, conseguir a atenção do lead é um ponto, mas mantê-la deve ser levada igualmente a sério.

Uma das estratégias que vem dando certo conforme com o passar do tempo, é o marketing de afiliados, mostrando ser possível trazer novas ideias para o mercado e promover seus produtos e serviços, como, por exemplo, um curso de aeromoça. Toda empresa tem seu espaço.

O conceito de marketing de afiliados

Primeiramente, é necessário entender o conceito que aborda essa ação, tanto para compreender o restante do texto quanto para visualizar o tamanho do potencial da sua empresa aliada a essa estratégia. 

Por exemplo, se a sua empresa começou uma nova campanha e irá lançar um produto na internet, ela precisa que o produto seja divulgado em conversas padrões e nas redes sociais, contando assim com alguns aliados, chamados de afiliados.

Esse produto pode ser algo simples, como um kit vinho personalizado. Quando algum cliente realiza a compra através da divulgação de um dos afiliados do produto, um link personalizado é utilizado na compra, comprovando que o afiliado conseguiu promover e ajudar na venda.

Dessa forma, é possível perceber alguns benefícios desse tipo de prática, como:

  • maior alcance de novos públicos;
  • criação de parcerias;
  • maior número de vendas; e
  • maior engajamento.

Com esses benefícios em prática, a sua empresa tem muito a ganhar ao aplicar o marketing de afiliados, em qualquer tipo de produto que a divulgação é feita de maneira mais natural e fluida, mesmo que seja em algo simples, como uma caixa pallet de papelão.

Porém, algumas observações precisam ser feitas: existe um grupo de pessoas e afiliados que melhor se encaixam para esse tipo de marketing. Essa segmentação pode ser dividida em:

1 – Produtores ou vendedores

Assim como é possível encontrar parceiros únicos que podem te ajudar a impulsionar o negócio, também é possível encontrar produtoras grandes que te ajudem a divulgar o seu produto e aumentar as vendas da sua campanha.

Essa tática aumenta e muito o alcance da empresa, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o seu negócio e se interessem pelo que é comercializado lá.

Assim, mesmo que a campanha seja algo de nicho, como cursos de como vender e comprar papai noel inflável e outros adendos.

Portanto, não descarte a possibilidade de utilizar da força de terceiros, nem mesmo duvide do potencial para expandir o seu negócio que eles possuem.

2 – Afiliados

De forma simples e direta, esse é o grupo responsável por vestir a camisa da empresa e utilizar as estratégias de marketing que o seu negócio desenvolveu e utiliza na organização para atrair os clientes e fazer com que se interessem pelo que é comercializado.

Eles são os colaboradores responsáveis por alimentar as redes sociais e ser criativos durante o processo de criação de conteúdo, trazendo informações valiosas sobre a maneira como é importante cuidar do seu material promocional de empresas, por exemplo.

Em outras palavras, o cliente te encontrará e se interessará pelo produto, não o contrário. Para isso, é preciso um bom trabalho com inbound marketing, adotando seus estilos e vendo qual a melhor forma que pode se adaptar ao seu estilo de negócios.

3 – Clientes

Por fim, porém não menos importante, são os clientes que movem o negócio e são responsáveis por compor o terceiro segmento do marketing de afiliados.

Independente se o que mais chamou a atenção do seu produto foi o marketing, a qualidade ou a comunicação visual para empresas, eles são os responsáveis por realizar a compra e trazer o lucro do investimento realizado nas campanhas.

Quanto melhor esses três grupos estiverem harmonizados e em sincronia, melhor o marketing de afiliados funcionará e trará resultados para a sua organização.

Estilos de divulgação

Para se adaptar aos vários métodos de negócio e modelos de negociação, o marketing de afiliados possui alguns métodos mais comuns para que a empresa atinja os seus objetivos. Alguns deles podem ser destacados como principais e mais utilizados no mercado.

CPC – Custo por Clique

Esse é um dos estilos mais adotados na internet e tem como principal objetivo gerar uma divulgação que converta muitos cliques em um link personalizado específico. 

Diante disso, quanto mais cliques esse link receber, maior será o valor recebido pelo afiliado e melhor a empresa ficará.

Diferente de outros métodos, esse caso não requer que o cliente realize a compra de nenhum produto, sendo o foco da campanha gerar um alto índice de cliques, ou seja, um grande valor de divulgação que gere uma grande promoção para a marca.

Normalmente, esse tipo de divulgação é utilizado por grandes marcas que têm um público muito vasto, captando a atenção de todos e ainda conseguindo ser assertivo na campanha, cujo objetivo é a divulgação.

CPA – Custo por Ação

Diferente do estilo de negociação anterior, esse não basta apenas que o usuário realize o clique no link. O afiliado ganha algo quando a pessoa realiza alguma ação dentro do link, como um cadastro, responder uma enquete ou assistir por determinado tempo um vídeo.

O maior benefício desse estilo de negociação com o marketing de afiliados é que a empresa tem uma maior oportunidade de criar algo bom e que desperte o interesse do usuário, captando sua atenção e nutrindo com informações de qualidade sobre o que é comercializado.

CPV – Custo por Venda

Como o próprio nome já sugere, o CPV pretende ajudar o afiliado sempre que alguém comprar algum produto do site, utiliza um determinado link ou quando realiza o pagamento junto a um código específico, como um cupom promocional.

Através disso, é possível que a empresa descubra como aquele cliente chegou até ali e comprou determinado produto, pagando um percentual do valor para o afiliado e de forma automatizada.

Custo por Mil Impressões – CPM

Por fim, os afiliados também podem receber a cada mil visualizações do anúncio, vinculado a uma página ou blog do afiliado. 

Dessa forma, a possibilidade de pagamento é recorrente e, como influenciadores principalmente, têm muitos acessos diários, é uma ótima alternativa para ambos.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou sobre a estratégia de marketing de afiliados, como ela é importante para aumentar o número de leads e de pessoas que conhecem o seu trabalho, o impacto que ela pode causar, além de estilos de negociação e partes importantes desse processo.

Busque afiliados confiáveis e que tenham relação com o seu negócio, como a Trivelo com a Moblix. Com isso, mais pessoas podem se interessar pelo seu produto pelo simples fato de ter uma boa relação com os influenciados em que confiam para fazer a divulgação de um produto.

Portanto, explore ao máximo os pontos fortes de sua empresa e, através disso, aplique a essência da sua marca de forma única, que convença a todos, tanto os novos clientes que ainda vão conhecer seu trabalho, quanto os afiliados e as produtoras com a qual você já fez parcerias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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