Se você tem uma agência de viagens e sabe da importância de utilizar ferramentas que ajudem na rotina do seu estabelecimento, precisa considerar o uso de um sistema CRM (Customer Relationship Management) o quanto antes. 

 

A quantidade de clientes atendidos desde a abertura da agência pode ser imensa, e imaginar como todos esses contatos e as informações geradas no relacionamento com eles foram administradas sem o uso de um software especializado é quase impossível.

 

Como não poderia deixar de ser, toda empresa precisa investir na sua estrutura interna para que possa estar sempre alinhada, sem deixar de gerenciar adequadamente cada etapa dos seus processos. 

 

Uma empresa transporte, assim como várias outras de diferentes segmentos, pode gerar um alto número de dados todos os dias, tanto das suas entregas previstas quanto dos seus clientes atendidos. 

 

Fazer a gestão de todo esse volume é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, pois é a partir dessa organização e administração que é possível dar continuidade a um trabalho de qualidade e de confiança. 

 

Para ajudar nesse ponto, nada mais útil e eficiente do que ter um sistema no qual se possa inserir esses dados e controlá-los com maior precisão, o que ajuda não apenas nas atividades de um profissional do estabelecimento, mas da equipe por inteiro. 

 

É aqui que entra a importância e a necessidade de investir em um CRM para a sua agência de viagens, que poderá desfrutar de vários benefícios na rotina, mantendo um bom relacionamento com os clientes e conseguindo otimizar as demandas de forma simples. 

 

Sendo assim, se você já vinha pensando em implementar um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, mas não sabia como utilizá-lo no seu estabelecimento, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor sobre o uso do CRM na sua empresa. 

O que é um CRM?

Quando se pensa na estrutura que uma empresa de paisagismo e de várias outras que possuem uma boa quantidade de clientes, é possível imaginar que muitas das suas atividades dependem de soluções tecnológicas para funcionar. 

 

Afinal, é cada vez mais comum encontrar ações básicas do nosso cotidiano, como o pagamento de contas e a compra de produtos, que são realizadas com o auxílio do computador e da internet. 

 

Para uma agência de viagem a realidade é a mesma: fazer a gestão do negócio e administrar a carteira de clientes é muito mais simples e eficaz quanto se conta com softwares que ajudam nessas tarefas. 

 

O CRM pode ser a ferramenta ideal para uma série de empresas, justamente porque a sua estrutura permite realizar a administração do relacionamento criado com cada cliente, graças aos seus recursos e possibilidades. 

 

Assim, entre as principais atividades que podem ser realizadas no CRM, podemos mencionar:

 

  • Cadastro de clientes;
  • Envio de mensagens;
  • Registro de contatos;
  • Gestão de perfis de compra;
  • Entre outros.

 

Todas essas ações permitem que uma empresa de pintura ou um escritório de contabilidade consigam fazer a manutenção de cada contato com maior assertividade e personalização.

 

Ter o cadastro dos clientes facilmente acessível ajuda o estabelecimento a encontrar os dados necessários para dar um suporte completo em um atendimento. 

 

Além disso, o CRM permite o envio de mensagens, unificando tarefas importantes, o que agiliza a rotina e simplifica as atividades.

 

Outro ponto interessante do software é fornecer um recurso para registrar cada contato realizado com o público. Assim, depois de realizar determinados serviços contábeis, o profissional pode consultar o sistema para entender qual o próximo passo para o cliente. 

 

Essa funcionalidade ajuda a deixar o atendimento muito mais eficiente, além de permitir que o trabalho da empresa esteja sempre alinhado com as expectativas do público, mostrando que ela conhece cada etapa percorrida pelo seu cliente.

 

Por fim, com acesso a várias informações dos seus contatos, é possível traçar e gerenciar o perfil dos seus clientes, entendendo como elaborar ações para melhorar os resultados do negócio com maior facilidade. 

 

Tudo isso se torna fundamental para uma empresa, de maneira que implementar o CRM no estabelecimento é a melhor forma de facilitar o seu dia a dia e de aperfeiçoar a gestão de relacionamento com o público. 

As vantagens de utilizar um CRM

Quando uma clínica de psicologia decide investir no uso de softwares para administrar o trabalho realizado no seu consultório, ela pode colher vários benefícios por causa disso. 

 

O CRM, nesse sentido, pode ser vantajoso por diferentes motivos, conforme veremos a seguir. 

O CRM e a fidelização de clientes

Justamente porque o CRM ajuda na gestão do relacionamento com os clientes, é possível dizer que ele também vai interferir de modo positivo na fidelização dessas pessoas. 

 

Isso porque ao oferecer um atendimento especializado e personalizado, qualquer empresa consegue conquistar a atenção e a preferência do seu público, o que gera pessoas mais ligadas ao negócio e grandes fãs do serviço prestado. 

O CRM e a interação com os potenciais e atuais clientes

Uma empresa especializada em sistema de automação comercial pode melhorar de maneira positiva a sua interação com os potenciais e atuais clientes do estabelecimento com o auxílio do CRM. 

 

Ao receber um contato de alguém interessado nos seus produtos, ela pode facilmente utilizar o CRM para tomar nota de cada etapa do atendimento, entendendo as necessidades do cliente e, a partir disso, oferecer todo o suporte e a atenção necessária para atendê-lo.

O CRM e a automatização de processos

O CRM também pode ajudar no funcionamento interno da empresa, tornando vários dos seus processos automáticos, agilizando as atividades pendentes e urgentes. 

 

Disparar um e-mail marketing para uma lista específica é um exemplo disso, de modo que todos os contatos receberão a mensagem no dia e horário ideal, o que acaba por otimizar a gestão de tarefas dentro do negócio.

O CRM e a integração das equipes

O uso do CRM dentro de uma empresa pode ajudar na integração do trabalho de diferentes equipes, permitindo uma abordagem coerente e direcionada ao público.

 

Assim, tanto a equipe de marketing quanto a de vendas podem realizar ações em conjunto, o que traz melhores retornos e resultados mais interessantes. 

 

Todos esses pontos mostram algumas das vantagens do uso do CRM, o que faz com que ele seja uma ferramenta indispensável para empresas de alimentação e para diferentes tipos de negócios. 

Como usar o CRM em uma agência de viagens

Se você já se convenceu da importância de ter um CRM na sua agência de viagens, é importante conhecer algumas dicas de aplicação do sistema dentro do seu tipo de estabelecimento, para poder aproveitá-lo de forma mais específica. 

1. Faça um estudo de perfil dos clientes

Depois de inserir diversas informações de diferentes contatos da sua empresa, a agência de viagens pode utilizar o CRM para conhecer melhor esses dados e traçar o perfil do seu público. 

 

Essa ação é essencial para o desenvolvimento de campanhas de marketing mais assertivas, que vão trazer cada vez mais clientes para o local. 

2. Antecipe a venda de passagens

Conhecendo o perfil dos seus clientes e sabendo a frequência com a qual eles viajam, a agência pode se empenhar em ações para antecipar a venda de passagens áreas, oferecendo condições especiais para a compra. 

 

Além de ajudar no planejamento de uma nova viagem, o cliente também se sente valorizado, já que a agência já conhece parte dos seus costumes, mostrando assim a consideração que ela possui com o seu público. 

3. Mande ofertas personalizadas

Ao comparar as últimas viagens realizadas pelo cliente, como sempre preferir regiões litorâneas nas suas excursões, a agência pode enviar ofertas personalizadas para essa pessoa. 

 

Assim, ela pode montar uma apresentação com alguns destinos semelhantes aos que o cliente já compareceu, mostrando as vantagens desses outros locais e encontrando opções para a construção de um pacote personalizado para ele. 

 

Esse tipo de ação certamente potencializará o número de vendas da agência, o que significa que o desenvolvimento de software CRM para o estabelecimento fez todo o sentido para trazer melhores resultados no seu trabalho.

4. Conheça o comportamento de cada cliente 

Todo cliente gosta de ser valorizado, não é mesmo? Perceber que a agência de viagens conhece o seu comportamento, sabendo suas preferências e exigências faz com que o viajante considere comprar os seus pacotes diretamente com a empresa. 

 

Por isso, conhecer cada cliente e saber o que ele busca nos seus momentos de lazer e de férias com a família é essencial para que um trabalho mais personalizado seja prestado, o que facilita a conversão de novas vendas de pacotes. 

 

Nesse cenário, é possível perceber que o CRM não se trata apenas de um sistema de anotações de atendimento, mas sim que ele entrega aquilo que promete: a gestão do relacionamento com os clientes. 

Sendo assim, se você ainda não implementou o software no seu negócio, considere fazer isso o quanto antes, e colha resultados cada vez mais eficientes para a sua agência de viagens.

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