Quem atua no mercado de turismo pode ter um site especializado em viagens, utilizando-o para vender pacotes e conseguir otimizar os seus resultados. Ao realizar essas ações é essencial medir o retorno obtido na plataforma, para conhecer melhor o seu negócio. 

 

Qualquer empresa que possui uma página na internet para comercializar produtos ou serviços precisa investir nela para ter bons retornos. 

 

Em alguns casos, pode ser que esse resultado demore a chegar, o que significa que algumas características precisam ser alteradas. Mas para ter a certeza dessa necessidade, é preciso saber analisar o site com precisão. 

 

Em comparativo, para obter essas informações é preciso fazer o trabalho de uma empresa de monitoramento: o empresário deve verificar uma série de dados para entender a sua performance e perceber se há algo errado ali. 

 

É com base nesse levantamento que qualquer decisão pode ser tomada com maior assertividade, evitando que os achismos possam comprometer os resultados da empresa. 

 

Ao mesmo tempo, ter acesso a esse tipo de informação sem saber quais ações precisam ser aplicadas pode ser um problema para qualquer estabelecimento. 

 

Por isso, conhecer os indicadores de desempenho do seu site, os famosos KPIs (Key Performance Indicators), é fundamental para quem tem uma plataforma de viagens e quer entender como está o funcionamento dela, além de saber o que precisa ser aprimorado. 

 

Assim, se a plataforma trouxe bons resultados em uma semana, mas deixou a desejar no período seguinte, é possível entender o que pode ter ocorrido, de modo a otimizar todo o trabalho e garantir que ele seja cada vez mais eficiente. 

 

Sendo assim, se você tem um site e quer saber o que é, a importância e os melhores KPIs para aplicar na sua plataforma, siga na leitura deste conteúdo e conheça melhor esses indicadores que podem potencializar os seus resultados. 

O que são os KPIs?

Uma clinica de medicina do trabalho que possui um site pode inserir uma série de informações e de serviços para atender ao seu público com maior eficiência e tecnologia. 

 

Assim, ela pode ter bons resultados sem depender apenas do atendimento telefônico do estabelecimento, criando mais um canal de relacionamento com as pessoas interessadas no seu serviço.

 

Nesse sentido, para que a empresa saiba se o seu site está trazendo bons retornos, é essencial que ela mensure alguns dados presentes ali, e para isso ela precisará dos indicadores-chave de performance: os KPIs.

 

Mas afinal, o que eles são? Os KPIs se tratam de métricas que ajudam a entender o desempenho de uma empresa, nas diferentes áreas em que ela atua. 

 

Existem diferentes tipos de indicadores-chave de performance, e saber qual deles faz sentido para o seu estabelecimento é fundamental. É importante frisar que um KPI pode ser perfeito para uma empresa e não ser tão expressivo para outra. 

 

Por isso, é necessário conhecer esses indicadores e a partir disso selecionar aqueles que podem trazer dados significativos para o crescimento do site, tanto para o de uma empresa de construção e reforma quanto para quem atua no segmento de viagens.

A importância dos KPIs para uma agência de viagens

Qualquer agência de viagem que decide investir na divulgação do seu negócio pode apostar na criação de campanhas e de um site para potencializar os resultados. 

 

Sendo assim, utilizar os KPIs se torna indispensável para o desenvolvimento de uma estratégia de vendas, pois eles trazem dados significativos para a realização da publicidade de maneira prática e eficaz. 

 

Além disso, há várias razões para se investir no uso dos KPIs para mensuração do retorno do site, sendo algumas delas: acompanhar a performance da página, direcionar os esforços e permitir a circulação das informações da empresa de forma mais abrangente. 

 

Dessa forma, uma agência de viagens ou uma empresa de trabalho temporário consegue ter uma base mais formal sobre o crescimento do seu site, o que ajuda a criar ações com metas claras e torna o trabalho ainda mais assertivo. 

 

Em paralelo, os KPIs podem ser divulgados entre a equipe, o que melhora o alinhamento dos colaboradores e faz com que toda a empresa se volte para os mesmos objetivos. 

 

Por isso, as agências de viagem precisam aplicar os indicadores-chave de performance frequentemente, justamente para que o seu trabalho se desenvolva com qualidade e direcionamento. 

Como escolher bons KPIs?

Para que a agência de viagens consiga escolher bons KPIs, ela precisa saber quais são as características essenciais deles, de modo que ao aplicá-los no seu site para medir o retorno que ele tem dado, ela poderá conseguir informações valiosas. 

 

Nesse sentido, é sempre indicado escolher um KPI que:

 

  • Tenha indicadores mensuráveis;
  • Seja alcançável;
  • Seja relevante; 
  • Possibilite realizar ações a partir da análise dos dados.

 

Assim, é essencial escolher KPIs que sejam práticos, dispensando aqueles que são muito abstratos e não podem oferecer uma utilidade prática. 

 

Além disso, é importante que os dados obtidos sejam sempre atualizados, e que as informações coletadas possam ser utilizadas para estipular metas alcançáveis nos próximos períodos. 

 

Outro ponto importante é que uma agência de viagens ou uma empresa de montagem e manutenção industrial selecionem KPIs relevantes, para que os dados obtidos possam fazer sentido dentro das estratégias para aprimorar as suas ações. 

 

Por fim, é indispensável que os indicadores-chave de performance tragam números que possibilitem a realização de ações com base na análise desses dados, justamente para que o retorno obtido no site da agência possa ser constantemente melhorado. 

Os melhores KPIs para agências de viagem

Depois de conhecer os KPIs, a importância deles e as características mais relevantes para escolher esses indicadores de performance, podemos selecionar alguns deles que podem ser bastante proveitosos para as agências de viagem. 

1. Taxa de satisfação do cliente

Um dos KPIs mais importantes para as agências e para empresas de manutenção industrial, por exemplo, é a taxa de satisfação do cliente, ou seja, o quanto ele está satisfeito com o que obteve do seu negócio. 

 

Para mensurá-lo, é necessário coletar os feedbacks positivos e os negativos do seu site, avaliando a quantidade recebida e as queixas ou elogios apresentados. 

2. Ticket médio

O ticket médio é outro indicador-chave de performance que pode fazer diferença para as agências de viagem. 

 

Ele mensura o valor médio das vendas realizadas no estabelecimento, podendo mostrar uma informação financeira relevante sobre os pacotes turísticos oferecidos pela agência. 

 

O cálculo desse KPI é bastante simples: soma-se o valor total de vendas de um período e divide pela quantidade de pacotes vendidos. 

 

Esse número apresenta informações consideráveis sobre o retorno obtido no seu site e no próprio estabelecimento, mostrando se há a necessidade de investir em mais divulgação para aumentar o número de clientes. 

3. Taxa de satisfação dos funcionários

Um dos pilares mais importantes de uma empresa de consultoria ambiental e de uma agência de turismo é justamente a sua equipe de colaboradores. 

 

Afinal, é a partir de um bom trabalho realizado por eles que os bons resultados são alcançados, e as metas estipuladas para cada período são atingidas mais facilmente. 

 

Funcionários desmotivados certamente comprometerão as vendas da agência, e a aplicação de um indicador-chave de desempenho pode medir a satisfação dos profissionais que atuam na agência.

 

Por isso, é importante conhecer as metas estipuladas e conversar com os seus colaboradores para mensurar a taxa de satisfação deles com a empresa. 

 

Para melhorar esses índices, é sempre importante investir em endomarketing, criar programas de bonificações e reconhecer bons desempenhos. 

4. Taxa de conversão

Para que uma loja de persianas possa compreender se a sua taxa de conversão está sendo adequada, ela precisa entender o nível de satisfação do cliente e mensurar quantas vendas foram convertidas em um período. 

 

Para as agências de viagem a importância é a mesma. Afinal, com esse KPI, é possível perceber se o atendimento e a qualidade dos seus produtos estão sendo satisfatórios. 

 

Além disso, para otimizar essa característica do seu negócio é essencial oferecer uma boa recepção ao cliente, além de treinar a sua equipe a oferecer todo o suporte necessário nas diferentes etapas de venda 

 

Ao investir nesses aspectos, a taxa de conversão dos clientes será impactada de forma bastante positiva. 

5. Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é outro KPI relevante para as agências de viagem. Isso porque, ao criar o site, o estabelecimento precisou fazer um investimento, e entender se ele está sendo proveitoso é fundamental. 

 

Para esse cálculo, é necessário pegar o valor do ganho obtido, subtrair o valor do investimento e dividir esse resultado pelo valor do investimento novamente. 

 

O resultado final revela quantas vezes o retorno conquistado foi superior ao investimento realizado. Dessa forma, é possível perceber o retorno do site com maior precisão. 

 

Todos esses KPIs são importantes para as agências de viagem, e devem ser utilizados para entender melhor o cenário atual do seu negócio. 

 

Por isso, se você ainda tinha dúvida sobre o uso dos indicadores-chave de desempenho, não deixe de aplicá-los o quanto antes na sua agência e obtenha informações essenciais sobre a sua empresa mais facilmente. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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