O ecoturismo é uma modalidade que tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas, pois possibilita conhecer ambientes naturais e momentos que agregam qualidade de vida.

É um segmento que tem como intuito aproveitar patrimônios naturais e culturais de maneira sustentável, mostrando a importância da preservação e formando consciência ambiental nos visitantes.

Isso garante o bem-estar da população e leva até as pessoas conhecimentos sobre o meio ambiente, suas espécies e sua importância.

Podemos vivenciar o ecoturismo em diversas partes do mundo, mas o Brasil é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do segmento.

O território nacional é cercado de belezas naturais, como cachoeiras, montanhas, florestas e praias, além de rios e lagoas.

Todas essas são opções para quem deseja ter mais contato com a natureza e experimentar novas experiências e sensações.

Para fazer esse tipo de turismo, o ideal é contar com agências especializadas e profissionais, como os guias. Mas você mesmo pode escolher o seu destino e apreciar diversos pontos do país.

Para te auxiliar a organizar sua viagem, neste artigo, vamos falar sobre o que é ecoturismo e sua importância, quais são seus princípios e mostrar as atividades comuns que fazem parte desta atividade.

Entenda o que é ecoturismo

Ecoturismo são visitas a lugares de maneira consciente, sempre prezando pela preservação do patrimônio natural e cultural dos locais.

Seu principal objetivo é expandir a conexão e a interação entre os seres humanos e a natureza, levando aprendizado e conhecimento, mantendo a proteção das áreas visitadas.

Trata-se de uma modalidade importante porque tem como missão gerar impactos positivos por todos os lados. Por exemplo, ele aumenta a geração de emprego em diversos setores, como em uma fabrica de caiaque.

Além das muitas possibilidades de emprego, proporciona diversificação da economia regional, melhora o transporte, condições de saneamento e a comunicação.

Também estimula o artesanato local, aumenta o conhecimento cultural e suas manifestações, arrecada fundos para os órgãos destinados à proteção e conscientiza os turistas acerca da importância da preservação.

Veja os princípios do ecoturismo

O principal objetivo do ecoturismo é despertar a relação entre o ser humano e a natureza, levando o visitante a se conectar com o meio ambiente e com a comunidade local.

Além de proporcionar experiências positivas e enriquecedoras aos visitantes, acaba por valorizar a cultura local.

A conscientização começa logo no planejamento da viagem que, assim como uma empresa de transporte de resíduos, tem impacto direto no meio ambiente. Dentro do planejamento se encontram os seguintes tópicos:

  • Escolha do destino;
  • Empresa que será contratada;
  • Hotel;
  • Roteiro.

O comportamento de cada visitante também tem seus impactos, como respeito à cultura e diversidade do local, cuidados com o descarte do lixo e preservação das espécies.

É uma maneira de ensinar a se integrar com a natureza, sem gerar impactos ambientais. Por isso, muitas ações de preservação são realizadas durante os passeios.

Tudo isso só é possível por conta dos princípios do ecoturismo, como diminuir o impacto das visitas, conscientizar os visitantes sobre clima ambiental, proporcionar experiências positivas a todos os envolvidos e arrecadar ajuda financeira para preservação.

Outro princípio é beneficiar os povos locais, fortalecendo-os financeiramente e culturalmente.

Atividades comuns do ecoturismo

Além de ações de conscientização junto aos passeios, como coleta de resíduos sólidos, existem algumas atividades intrínsecas a essa modalidade, tais como:

Trilhas

Também conhecida como Trekking, é uma atividade de caminhada, no entanto, é feita ao ar livre, como em matas, montanhas, florestas e cachoeiras.

Tem um grau maior de dificuldade do que uma caminhada comum ou uma trilha mais simples. Por exemplo, são feitos percursos mais longos, durante um dia todo, algumas vezes necessitando pernoitar em abrigos e tendas.

Tirolesa

Trata-se de uma atividade que leva o turista de um ponto a outro, sobrevoando o percurso por meio de cordas que são fixadas entre esses pontos.

Praticamente não exige esforço físico, no entanto, os instrumentos devem ser de qualidade e bem presos. É uma atividade que causa muita adrenalina e aventura garantida.

Arvorismo

O ecoturismo preza por práticas como estudo de impacto de vizinhança, além de oferecer atividades como o arvorismo.

Ele também é praticado nas alturas, mas exige um pouco mais de esforço do participante, isso porque é uma espécie de caminhada que leva de um ponto a outro.

É realizada entre as árvores, o que permite explorar e observar a natureza por novos ângulos. Três modalidades englobam essa prática, como o arvorismo contemplativo.

É feito por meio de plataformas maiores, com proteção lateral e baixo grau de dificuldade. O arvorismo técnico, por sua vez, surgiu nos anos 1980 por conta da necessidade de se fazer pesquisas.

O arvorismo acrobático surgiu por conta do técnico, sendo que seu objetivo é fazer o visitante se aventurar e se divertir. Possui um grau de dificuldade mais elevado, indicado para quem já tem certa experiência.

Observação de aves

Também conhecida como birdwatching, essa atividade é bastante sustentável e indicada para qualquer idade, de crianças a idosos.

O objetivo é bem simples: observar as diferentes espécies de aves sem nenhum tipo de interferência. É uma prática bem antiga, que surgiu nos tempos em que o homem começou a se interessar por outros tipos de vida.

Conhecer o comportamento das aves é tão importante quanto reciclagem de plástico, mas no Brasil, ela surgiu faz pouco tempo.

De qualquer forma, o birdwatching traz vários benefícios, como educação ambiental, coleta de dados e valorização do meio.

Cicloturismo

Essa atividade nada mais é do que fazer turismo pedalando, para assim conhecer novos lugares. Na Europa, essa prática é tão respeitada que existem ciclovias que levam as pessoas de um país a outro.

Além de ser ecológica, essa prática é muito saudável e econômica. São necessários apenas alguns cuidados, como uma boa bicicleta e acessórios de segurança como capacete, luvas e lanternas, além, claro, de preparo físico para longas jornadas.

Canoagem

Esta talvez seja a atividade mais procurada pelos turistas ecológicos. Ela surgiu na Groenlândia, desde a época em que as canoas eram usadas como meio de transporte e formas de trabalho, como a pesca.

Assim como os canudos reutilizáveis, a canoagem é muito sustentável porque consiste apenas no uso de canoas ou caiaques. Aliás, é considerada um dos mais importantes esportes olímpicos.

Existem várias modalidades, como Canoagem Oceânica, Canoagem Slalom, Caiaque-Pólo e Freestyle.

Dentro do contexto do ecoturismo, seu objetivo é promover a aproximação entre o homem e a natureza.

Entenda quais são os cuidados necessários

Para fazer ecoturismo com segurança, é necessário tomar alguns cuidados. Um deles é usar equipamentos de segurança, principalmente ao realizar algum esporte mais radical.

Além de ter foco em ações como consultoria ambiental, o Ecoturismo também preza pela segurança das pessoas e na hora de praticar algumas das atividades que mencionamos acima, é indispensável proteções como:

  • Capacetes;
  • Tornozeleira;
  • Cordas;
  • Joelheira;
  • Outros.

É preciso seguir as orientações dos instrutores, bem como se são credenciados e habilitados para acompanhar as atividades. Também é importante que eles conheçam práticas de primeiros socorros.

É preciso atenção quanto aos horários, priorizando pontos com boa iluminação solar. Isso evita que os visitantes se percam, além de garantir períodos que os deixem mais dispostos.

As atividades da tarde podem se estender até a noite, portanto, itens como lanternas são imprescindíveis. Os turnos da noite são recomendados apenas para quem tem experiência.

O principal objetivo do ecoturismo é aliar a prática turística com a proteção ambiental. Cabe aos visitantes manter uma postura consciente e priorizar a preservação dos locais visitados.

O descarte de artefatos de borracha e outros itens deve ser feito corretamente. Além disso, nada do que pertence à natureza deve ser removido, nem mesmo aquela florzinha que você achou fofa.

Por fim, lembre-se de levar apenas o necessário, o que se traduz em bagagem leve. Mochilas ergonômicas devem ser usadas, bem como roupas confortáveis e itens básicos como protetor solar, agasalho, lanterna, etc.

Lembre-se também de que você fará atividades que exigem algum esforço físico, além de precisar caminhar, então, nada de mochila pesada ou excessos.

Conclusão

Turismo ecológico tem tudo a ver com a natureza e também com qualidade de vida. É indicada para qualquer idade e pode beneficiar a saúde.

Nós também somos parte do meio ambiente, só perdemos o contato com ele. Quando praticamos ecoturismo, restabelecemos nossa aproximação com a natureza e nossa essência.

Mais do que sair da rotina e da correria das grandes cidades, conseguimos colaborar de alguma forma para o ecossistema e para os povos que vivem nos locais visitados.

Moramos em um país muito procurado para essa modalidade, então, não precisa ir muito longe para aproveitar todo o benefício que a natureza tem a oferecer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique por dentro do blog da Moblix.

Leave a Reply