Todo internauta sabe da importância que a internet tem na vida profissional e até pessoal das pessoas, bem como o papel das redes sociais nisso tudo. O que nem todos consideram é como ela pode se destacar nas estratégias de uma agência de viagens.

Na verdade, hoje em dia qualquer empresa que pense não apenas no imediato, mas também em termos de médio e longo prazo, precisa marcar presença na esfera digital. Quando se fala em crescimento sustentável, isso é imprescindível.

Embora tenha a ver com tecnologias de ponta (como internet com sinais cada vez melhores, mobilidade, smartphones, tablets e afins), a razão para isso é bastante antiga. É aquela regra de que uma marca precisa estar onde seu público está.

Se antes toda a publicidade se concentrava em televisão, rádio e algumas mídias impressas, que iam de outdoors até panfletagem, hoje não é difícil perceber que o coração da publicidade está cada vez mais na internet.

Com a diferença de que antes as mídias principais eram as mais caras, e portanto inacessíveis para os pequenos e médios negócios. Ao passo em que hoje qualquer empresa pode ter uma forte presença digital, de maneira muito mais democrática.

Dentre as várias opções, como as próprias redes sociais, temos os grandes motores de busca, que hoje se tornaram a maior vitrine do mundo. Neles, qualquer marca pode ser ranqueada com destaque, sem investir um centavo nisso.

As redes têm a mesma vantagem: embora você possa fazer anúncios para ter um resultado mais acelerado, a verdade é que na maioria delas sua inscrição é totalmente gratuita, e você começa a publicar/postar no mesmo dia.

Além disso, também existe o elemento da usabilidade, uma vez que essas plataformas são pensadas para serem intuitivas. Deste modo, qualquer pessoa que já tenha fluência em navegar na internet, conseguirá criar uma conta e dar seus primeiros passos.

Quando falamos sobre estar onde o público está, isso fica ainda mais claro no caso de uma agência de viagens. É só considerar que geralmente esse público consumidor tem um poder aquisitivo privilegiado, o que muda muita coisa.

Por exemplo, a maioria dessas pessoas tem acesso à internet não apenas na empresa e em casa, mas na palma da mão, sempre que quiserem. Ademais, profissionalmente são pessoas que estão sempre em busca de novidades e de inovação.

Portanto, se você quiser entender melhor sobre como utilizar as redes sociais nas estratégias de marketing da sua agência, mudando sua marca de patamar, é só seguir adiante.

Fortalecimento de marca e engajamento

É verdade que as redes sociais são excelentes para fechar negócios. No fim, tudo se trata de vender mais produtos ou prestar mais serviços, é claro. Porém, elas também são importantes para fazer isso de maneira inovadora.

Para entender do que estamos falando, é muito simples. Imagine uma empresa de reciclagem de papel. Só de marcar presença nas mídias sociais, onde também há muitas empresas que lidam com papel, ela já fará um networking bem maior, concorda?

Aí está o papel comercial dessas plataformas. Também é verdade que se elas servissem apenas para isso, já fariam um serviço suficientemente positivo, mas na verdade elas são realmente revolucionárias e vão muito além disso.

Trata-se de uma questão de consolidação de marca e engajamento do público. Com o advento da internet, as novas gerações (conhecidas como Gerações Y e Z, dos nascidos em meados de 1980 e 2000), simplesmente mudaram seus hábitos de consumo.

Hoje essas pessoas buscam por marcas que não apenas vendam algo, mas promovam uma experiência marcante, seja qual for o segmento de atuação. Para isso, busca-se uma relação diferenciada e soluções cada vez mais customizadas.

Assim, hoje em dia alguém da área de empresas de consultoria ambiental precisará se mostrar engajado, com uma cultura alinhada à ecologia, às devidas preocupações ambientais e até sociais da atualidade.

Pois bem, as redes sociais ajudam nisso, pois permitem que a marca ganhe algo como uma personalidade, passando a “falar a língua do seu público”, comunicando-se com muito mais eficiência e gerando melhor engajamento.

Um simples meme que faça uma brincadeira com o jet lag (que é a perda de sono por conta da troca de fuso horário, comum em quem viaja muito), já pode trazer engajamento para uma agência de viagens que esteja começando no mercado ou nas redes.

Definindo seus horizontes e sua persona

Além de compreender a fundo o papel que as redes podem desempenhar no fortalecimento de marca, e a sinergia que ela tem com o engajamento do público, é preciso dar um passo inicial.

Tudo começa com brainstorming e planejamento. Se você tem uma clínica de psicologia, por exemplo, pode sentar com os sócios ou mesmo com amigos que entendam de internet. A ideia é anotar tudo o que for surgindo na conversa.

Os pontos essenciais nessa fase giram em torno dos perfis da sua persona, e de como formatar a apresentação do seu negócio, tornando ele atraente para essas pessoas. Além de faixa etária, poder aquisitivo e questões típicas, as perguntas que podem ajudar são:

  • Onde eu encontro meu cliente ideal?
  • Quais redes sociais ele mais utiliza?
  • O que ele faz nas horas vagas?
  • Como consome notícias e informações?
  • O que ele adora que uma empresa faça?
  • O que odeia que aconteça nesse nicho?

Em suma, a definição da persona vai muito além do público-alvo, embora não o substitua. Após responder essas perguntas e traçar dois ou três perfis (não exagere na quantidade), você vai perceber que sua estratégia se tornará muito mais assertiva.

Afinal, a internet é um oceano de oportunidades, mas é preciso saber canalizar. Imagine uma empresa de treinamento de vendas, qual seria a vantagem de impactar adolescentes que estão nas redes sociais, mas nem sequer trabalham ainda?

É nessa fase de planejamento e brainstorming que você define seus horizontes e descobre os detalhes da sua persona. Além disso, já vai definindo quais serão as redes sociais mais importantes para o seu negócio marcar presença.

Como criar conteúdos e interagir bem

Uma dica de ouro que pode parecer óbvia demais, porém muitas marcas se esquecem, é de fazer uma ponte entre o site institucional e as redes sociais. Ao contrário do que pode parecer, isso vai além de simplesmente colocar um ícone no cabeçalho do site.

A ideia é aproveitar o material que você já tem como inspiração, embora vá precisar formatá-lo. Uma empresa de terceirização de serviços que vai entrar nas redes já deve ter um site ou mesmo um blog com alguns textos explicativos, certo?

Isso ajuda a pensar em termos de marketing de conteúdo, gerando materiais de qualidade que façam o público realmente se engajar. Se seus posts forem baseados em conteúdos mais densos, mesmo ao resumi-los eles vão ter uma qualidade maior.

Dependendo do caso, basta fazer um resumo como isca para os leitores, e criar um “post link”, que leva para seu site/blog. Além dos conteúdos, essa dica também serve para seu e-commerce, seja ele uma loja online própria ou um marketplace.

Tenha certeza, quando o público perceber que a administradora de condomínios da região, que antes só tinha um site institucional, agora está nas redes sociais, o alcance dela vai aumentar e o engajamento também.

É só você se colocar no lugar do seu cliente. Afinal, hoje em dia não é muito mais fácil interagir pelos campos de mensagem das mídias sociais do que por e-mails ou por telefonemas?

Instagram, Pinterest e profissionais da área

Não podemos falar sobre redes sociais sem considerar que hoje existem muitas opções no mercado. Investir em todas ao mesmo tempo pode ser a mesma coisa que não investir em nenhuma, então foque na que tem mais sinergia com você.

Se estiver na área de empresas de tradução, priorize as que lidam com textos longos ou mesmo instantâneos. No caso da agência de viagens, uma excelente pedida são as mídias que exploram bem as imagens e/ou vídeos, como o Instagram e o Pinterest.

Afinal, imagine você falar sobre aquela viagem dos sonhos explorando não apenas preços e prazos, mas as fotos ou até mesmo um vídeo em 360 graus do local.

Por fim, se após criar sua conta nas redes você tiver dificuldades muito grandes, seja de criação de conteúdo ou de conciliação entre essa rotina e outras demandas, considere seriamente ter um profissional para fazer o gerenciamento para você.

Hoje em dia já existem profissionais focados apenas nisso, que são os coprodutores de redes sociais. Se sua área é a de serviços de contabilidade, pode ser que você não goste tanto assim desse universo, e não há nada de errado com isso.

Além do mais, é preciso manter a frequência, trabalhar com publicações regulares, estar sempre criando conteúdos e pensando no público. Outro fator é o da criação de anúncios, que em algum momento vai precisar entrar na agenda da empresa.

Com isso vemos como as redes sociais são importantes no marketing digital de qualquer marca, e como é possível utilizá-las para elevar o patamar de uma agência de viagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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