Você já ouviu falar em turismo rural? Para quem gosta de viajar, esse é um modelo que pode conquistar também os turistas que desejam ter mais contato com a natureza. 

 

Esse tipo de turismo procura valorizar o convívio com a natureza, hospedagem em lugares diferentes e aproveitamento da cultura local. Desse modo, esse é um tipo de atividade que pode ser desenvolvida no Brasil, já que o país tem locais bonitos em contato com a natureza.

 

Esse é o tipo de atividade praticada por moradores de mais de 20 anos que moram em grandes cidades e que procuram por tranquilidade. Além disso, essas pessoas desejam aumentar o seu contato com a natureza e apreciar uma boa alimentação caseira.

Características do turismo rural

Esse tipo de turismo é muito importante e valoriza diversas frentes. Sendo que entre as mais conhecidas é possível citar: 

 

  • Cultura local;
  • Simplicidade;
  • Agricultura;
  • Natureza.

 

As pessoas que escolhem praticar esse tipo de turismo, apreciam lugares calmos e com cultura local. 

 

Isso quer dizer que o viajante prioriza as coisas locais, por exemplo, alimentar-se nos restaurantes da região ao invés de grandes redes que também têm no meio urbano. 

 

Nessas viagens também há uma valorização do artesanato local, alimentando a economia daquele lugar e do modo de viver da região. Assim, a pessoa ficará por um dia vivendo com os costumes e formas de lidar do povo daquela cidade. 

 

Sendo assim, uma pessoa pode viver os seus dias de viagem usando um sistema de captação de água da chuva, porque esse pode ser o jeito que aquela população da região sobrevive, sem utilizar água encanada. 

 

Além disso, esse tipo de turismo é conhecido por ser feito sem grandes luxos, isso quer dizer que as hospedagens e os lugares que serão visitados são mais simples, com características de cidade do interior ou fazenda. 

 

Nesses locais também é bastante comum valorizarem a agricultura. Muitas pessoas vivem da agricultura de subsistência, ou seja, os alimentos são plantados somente para alimentação e não para comercialização. 

 

Assim, dependendo da hospedagem, o viajante pode encontrar lugares que ofereçam esse tipo de alimentação. Sendo assim, as pessoas poderão desfrutar de comida sem agrotóxicos, aproveitando o sabor original desses alimentos. 

 

Por fim, a principal atração desse tipo de turismo é a natureza, os lugares exuberantes que valorizam atividades, onde a pessoa fique em contato com o ambiente.

 

Ademais, essas são as principais razões que atraem os turistas que querem sair do estresse do dia a dia da cidade.

Quais são as atividades do turismo rural

Pode até parecer que existem poucas opções de atividades de lazer para praticar no turismo rural. Isso porque há a ideia de que esses lugares são para descansar e, por isso, não há muitas opções. 

 

Porém, lugares rurais têm diversas formas de lazer como: arvorismo, pesca, passeio a cavalo, diversas opções de trilhas e até atividades de cuidados com a lavoura. As atividades na natureza promovem uma integração do visitante com o local.

 

Além disso, é possível fazer atividades para conhecer a gastronomia local, os artesanatos, os costumes e a cultura.

Benefícios do turismo rural

O turismo rural pode trazer muitos benefícios para o viajante que pratica essa atividade, sendo assim, confira alguns deles:

  1. Consciência ambiental

Como a maioria das atividades são feitas na natureza, ao realizar essas ações, os moradores locais que acompanham os visitantes procuram destacar a importância do local visitado e explicar os motivos para a preservação ambiental.

 

Assim, o visitante que está realizando as atividades entende na prática porque é importante conservar o meio ambiente, e isso é algo que muitos viajantes levam para a vida. 

 

Nesse sentido, um bom ensinamento que os viajantes podem levar é o de como o uso de plástico é prejudicial para o meio ambiente, e por isso passar a utilizar sacola ecobag para carregar as suas compras, evitando causar danos na natureza.

  1. Aumento de oportunidades de trabalho

Com o alto número de turistas na região, surge também uma demanda de vagas de emprego. Assim, os trabalhadores que antes precisavam se deslocar para a cidade, agora podem encontrar uma forma de sobrevivência na sua própria cidade.

 

Isso quer dizer que o dono de uma pequena lavoura consegue sobreviver vendendo suas mercadorias somente na sua cidade, sem a necessidade de vender para fora. Assim, ele pode se dedicar melhor ao seu negócio, cuidando da manutenção das peças agrícolas

  1. Melhoria de infraestrutura

Com a chegada de turistas, as cidades procuram se preparar para recebê-los bem. Logo, algumas obras de infraestrutura são realizadas. Afinal, uma cidade sem condições boas pode espantar os visitantes.

 

Essas obras podem ser pavimentação de ruas, melhorias na rede de celulares e, até mesmo, no saneamento. Incluindo também placas de sinalização de segurança nas estradas e caminhos para as atividades de lazer.

  1. Valorização da cultura e tradições regionais

Como já dito, essas práticas valorizam os locais visitados e, por isso, também tendem a valorizar a cultura e tradições da região. Dessa forma, os turistas têm a chance de conhecer melhor a vida daquela população, vivenciando o seu dia a dia.

 

Pensando nisso, os viajantes podem conhecer a rotina de uma fazenda e como são os cuidados com os animais. Por exemplo, como são feitos os serviços de abastecimento do cocho para gado e de outros animais.

  1. Preservação histórica

Muitos dos lugares que promovem o turismo rural possuem contato com indígenas e, até mesmo, histórias importantes para o Brasil. Com o aumento da procura por essas atividades, também se preserva esse patrimônio.

 

Sendo assim, as aldeias recebem projetos de preservação, assim como outros lugares que têm alguma importância histórica também. Com isso, as futuras gerações poderão ter acesso a esses conhecimentos e saber um pouco sobre o passado.  

Como escolher o local ideal para fazer turismo rural

Muitas coisas devem ser levadas em consideração no momento de escolher o destino onde será feito o turismo rural, algumas delas são:

Localização

Escolha um local que tenha convívio com o meio ambiente, mas que ofereça algum conforto, não é necessário haver grandes luxos, mas pelo menos um quarto confortável para que você consiga relaxar e ter uma boa noite de sono.

 

Nesses locais, podem existir as opções de hotéis, mas também há as hospedagens mais caseiras que valorizam a comida local e são mantidas por moradores antigos da área. 

 

Essa última experiência pode ser interessante, pois você terá contato direto com moradores da região que podem contar curiosidades e dar mais detalhes de como as coisas funcionam.

 

Nesse sentido, você pode ter conversas que talvez não acontecessem se você estivesse em um hotel, por exemplo. Em pousadas ou lugares mais caseiros, você pode, por exemplo, ter um diálogo sobre o confinamento de gado e descobrir como é todo o processo.

Sustentabilidade

Já falamos sobre consciência ambiental, mas outro ponto para se destacar é a sustentabilidade. Isso porque de nada adianta você realizar uma atividade de turismo rural e perceber que aquela cidade visitada não utiliza formas de preservação ambiental.

 

Afinal de contas aquela região sobrevive pelos viajantes que procuram contato com a natureza e, por isso, é necessário que os administradores realizem atividades que promovam a preservação do espaço.

 

Assim sendo, é interessante que o local a ser visitado faça coleta de resíduos sólidos, reciclagem e outras atividades que julguem serem necessárias para promover a sustentabilidade da região.

 

Além disso, a sustentabilidade também deve ser uma tema de preocupação para observar como estão sendo feitas as atividades de turismo rural, isso porque essa atividade turística pode causar danos para a natureza por meio da degradação da vegetação e descarte errado do lixo.

Autenticidade de identidade

Cada lugar que oferece a prática de turismo rural tem as suas particularidades. Assim, cada um possui um tipo de características que o outro não tenha. Cada local tem um tipo de atração, vegetação, clima, cultura, gastronomia, entre outros.

 

Sendo assim, todas esses quesitos devem ser analisadas no momento de selecionar o local, para que ele esteja de acordo com as suas vontades. Se você prioriza a alimentação, talvez seja interessante pesquisar locais que tenham essa característica do seu gosto.

 

Por exemplo, existem lugares que permitem passeios mais rústicos, onde se bebe água do rio. Se você não se sente confortável com essa prática, procure lugares que te ofereçam passeio com a opção de análise de água

 

Por fim, o turismo rural é uma boa opção para quem procura atividades mais calmas e relaxantes. 

 

É uma ótima oportunidade para pessoas mais velhas, que não gostam de aventuras, conhecerem lugares novos, aproveitarem uma boa comida caseira, atividades na natureza, bem como ganharem consciência ambiental para preservar o meio ambiente para o futuro.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe o blog da Moblix.

Leave a Reply