Hoje em dia, há muitas formas de promover agência de viagens na internet, incluindo a divulgação e o marketing pelas redes sociais. No entanto, é preciso se destacar diante da grande concorrência e do uso cada vez mais amplo das plataformas digitais.

 

Uma alternativa válida é investir em marketing no Youtube, já que é a rede social que mais cresce, além de ser uma maneira de criar conteúdo.

 

No artigo de hoje, conheça algumas razões para utilizar o youtube para promover a sua agência de viagens. Acompanhe a leitura!

Por que usar o Youtube na sua estratégia de marketing?

A pesquisa Think with Google, que teve como principal intenção identificar o comportamento do turista antes de fechar um negócio, demonstrou que a tomada de decisão é quase totalmente online, sendo o Youtube uma das principais fontes de pesquisa.

 

De acordo com o estudo, cerca de 80% das buscas eram feitas na rede social. Ou seja, filmes e vídeos sobre viagens são grandes influenciadores na hora de escolher os melhores destinos para viagens.

 

Sendo assim, uma empresa de ônibus fretado, por exemplo, terá grandes vantagens ao investir no Youtube, uma vez que ela pode usar o seu próprio canal para influenciar na decisão de leads (potenciais clientes).

 

Além disso, é uma forma do público conhecer mais sobre o seu negócio, já as pessoas podem pesquisar mais sobre o serviço diretamente nos canais de comunicação online.

 

Importante ressaltar que os vídeos são os grandes protagonistas da internet. Isso porque eles são mais fáceis de consumir, em comparação com outros tipos de conteúdo, além de terem maiores chances de viralizar.

 

Sendo assim, uma clinica de acupuntura, por exemplo, pode usar o Youtube para divulgar um vídeo de apresentação. É bem provável que os usuários queiram assistir o conteúdo, ao invés de ler um blog post recheado de termos técnicos.

 

Vale dizer que, conforme dados da Alexa, o Youtube é o segundo site mais acessado da internet, perdendo apenas para o Google. Para termos uma ideia, só no Brasil, o consumo de vídeos cresceu mais de 135%, entre os anos de 2014 a 2018.

 

Ou seja, mais do que uma plataforma de compartilhamento de conteúdo, o Youtube hoje é visto como uma das maiores redes sociais para negócios.

Quais são as principais vantagens do marketing no Youtube?

Se os números acima ainda não te convenceram da importância do Youtube, separamos algumas outras vantagens da rede social. 

 

Assim, tanto uma agência de viagens, como um escritório de contabilidade, bem como qualquer outro negócio, vão querer investir em marketing no Youtube. Confira a seguir!

Maior engajamento do público

O engajamento se refere à interação dos usuários com o seu conteúdo. Em geral, quanto maior é essa relação, melhor é o reconhecimento da marca no mercado.

 

Com o Youtube, é possível aumentar consideravelmente o engajamento, uma vez que as pessoas tendem a comentar e compartilhar vídeos relevantes.

 

Por exemplo, ao divulgar um conteúdo sobre como fazer uma abertura de empresa simples, alguns seguidores do seu canal podem enviar dúvidas pelos comentários ou, até mesmo, procurar mais sobre o seu negócio em outras plataformas online.

 

O engajamento é tanto que o próprio Youtube conta com relatórios que medem a interação do usuário, além da taxa de cliques e curtidas no seu vídeo.

Maior visibilidade da marca

Conquistar uma boa visibilidade é o desejo de toda e qualquer empresa. Na internet, é possível conquistar um ótimo reconhecimento, de forma simples e efetiva, principalmente quando se utiliza canais populares.

 

Hoje em dia, cerca de 17% do tráfego de toda a internet é oriundo do Youtube. Portanto, uma empresa de PABX, por exemplo, ou uma agência de viagens, terá muito mais sucesso em sua empreitada ao divulgar nas redes sociais.

 

Fora que as conversões também são maiores no Youtube. Estima-se que o canal seja capaz de converter até 40% a mais dos usuários, em comparação com o Facebook.

Baixo investimento para a produção de conteúdo

O Youtube não cobra nada para criar um canal. Nesse sentido, o investimento para a produção de conteúdo é muito mais baixo, em comparação com outras mídias de divulgação, principalmente os meios tradicionais.

 

No entanto, vale destacar que os vídeos devem ser bem feitos para surtirem o efeito desejado. Tanto que muitas pessoas optam pela contratação de empresas de serviços terceirizados para a produção audiovisual.

 

Isso porque é preciso lidar com uma série de aspectos, como:

 

  • Qualidade do som e das imagens;
  • Roteirização do conteúdo;
  • Edição e revisão do vídeo;
  • Preparação de atores e apresentadores;
  • Entre outros.

 

Quanto melhor é o seu conteúdo e mais informativo, maiores são as chances de conquistar engajamento para sua agência de viagens e, consequentemente, aumentar o número de conversões e vendas.

4 estratégias para fazer marketing no Youtube

Diante do exposto acima, dá para perceber o quanto o Youtube pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, sendo uma plataforma de forte influência na tomada de decisões, especialmente para assuntos relacionados à viagens.

 

No entanto, é preciso saber como fazer marketing no Youtube. De nada adianta ter um ótimo tema, como um vídeo de curiosidades sobre o serviço de lavagem de aeronaves, se o conteúdo não é bem produzido.

 

Por isso, separamos abaixo algumas estratégias para o marketing no Youtube. Confira!

1 – Foque em conteúdos relevantes e de qualidade

É importante ter em mente que o Youtube é uma plataforma de conteúdo. Sendo assim, uma das principais estratégias é justamente a produção de materiais relevantes e informativos, que trazem algum conhecimento aos usuários.

 

Portanto, produzir conteúdo de qualidade é algo primordial para engajar o público. Para isso, recomenda-se conhecer quem é a sua audiência e construir uma persona. 

 

A partir disso, é possível identificar as dores dos usuários e, assim, ofertar algo que realmente valha a pena – respondendo dúvidas, criando emoções e despertando a curiosidade dos leads.

2 – Trabalhe o SEO dos vídeos

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é uma estratégia conhecida no Google. De maneira resumida, ela consiste no emprego de palavras-chave e produção de conteúdo para melhorar a classificação nos buscadores.

 

Como o Youtube é considerado também um site de pesquisa, já que podemos procurar por empresas de seguros, agências de viagens e muitas outras coisas, investir em SEO é uma forma de se destacar da concorrência.

 

Sendo assim, a primeira dica é pesquisar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e otimizar o seu vídeo. Para isso, é necessário utilizar algumas técnicas, como a maneira de produzir títulos e descrições do conteúdo.

3 – Faça a divulgação dos vídeos em outras redes sociais

Outra estratégia de marketing que não pode ficar de lado é a divulgação dos vídeos fora do Youtube. Isso ajuda o seu canal a alcançar uma audiência maior, além de promover a interação com outras redes sociais.

 

Assim, os vídeos que a sua agência de viagens compartilhou no Youtube também podem ser divulgados no Facebook ou Instagram, bem como no seu site, blog e e-mail marketing. Com isso, cada vez mais pessoas irão conhecer o seu material.

4 – Firme parceria com outros influenciadores

O marketing de influência é bem famoso no Youtube. Afinal de contas, o canal é reconhecido por ser palco de diversos digital influencers, que são as pessoas famosas na internet. Com isso, tem-se uma boa oportunidade para firmar parcerias.

 

Ao se juntar com influenciadores, a sua marca pode aproveitar da popularidade, proximidade, credibilidade e o poder de influência que eles têm com o público. 

 

Inclusive, os youtubers são considerados os principais formadores de opinião nos dias de hoje. Tanto que eles são capazes de condicionar compras e comportamentos.

 

Os influenciadores se comunicam de forma autêntica com o público, sem a necessidade de forçar um relacionamento, diferentemente do que ocorre em grande parte das estratégias publicitárias. Isso gera uma maior conexão, visto que é possível acionar o lado emocional.

 

No entanto, para a parceria, é necessário escolher um youtuber que compartilhe dos mesmos valores da sua empresa e, é claro, tenha um público semelhante.

 

Vale dizer que o contrato com influenciadores pode ser diferente, incluindo pagamentos, subsídios e fornecimento de produtos ou serviços para teste. Sendo assim, a sua agência de viagens precisa fazer uma boa pesquisa, antes de investir na estratégia. 

Conclusão

O marketing no Youtube para agências de viagens é uma das melhores formas de promover a sua empresa na internet. Isso porque a rede social se tornou muito famosa, devido a grande oferta de conteúdo relevante e a proximidade com o público.

 

Por isso, há muitas razões positivas para utilizar o Youtube. Se a sua marca ainda está com dúvidas, este é o melhor momento para iniciar o seu planejamento e ver todos os resultados positivos da estratégia!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply