O link building é uma das estratégias mais importantes de SEO. É por meio dessa ação que conseguimos provar para o Google a relevância do conteúdo, bem como que o portal é uma referência em seus materiais.
Para os buscadores, os links são muito importantes e extremamente confiáveis. Isso porque eles usam esses endereços para rastrear conteúdos e observar o relacionamento entre as páginas.
Uma boa relação mostra o quanto a página é relevante e, com isso, pode estar posicionada entre os primeiros resultados do Google.
Por conta disso, mesmo que você siga todas as práticas de SEO, como design responsivo, boa velocidade de carregamento e conteúdos de qualidade, ainda não garante um bom lugar no ranking de resultados.
É necessário construir uma rede de links ampla para o site, mas o fato é que nem todo mundo sabe fazer isso. Então, se você quer ver o seu negócio decolar investindo em seu endereço oficial na web, acompanhe este artigo.
Aqui, vamos explicar o que é link building, a importância para o SEO, vantagens, fatores importantes para o Google e quais são as melhores práticas. Acompanhe.
O que é link building?
Link building é a construção de uma rede de links em um site, de modo que ajudem a direcionar melhor o tráfego, aumentando a autoridade do endereço frente aos buscadores.
Existem os links internos e externos, mas nessa estratégia, o que mais conta são os externos, ou seja, aqueles provenientes de outros sites.
Por exemplo, se uma página é mencionada entre os portais das empresas de seguros, então ela está recebendo o que chamamos de backlinks.
Com isso, é possível provar para o buscador sua popularidade e autoridade, visto que é usada por outras empresas como uma referência em determinado assunto.
O Google faz um tipo de investigação nesses backlinks, medindo, assim, a qualidade dessas referências. Então, quanto mais as menções são populares e confiáveis, mais relevantes se tornam as páginas que são referenciadas.
Só que não podemos nos esquecer da importância dos links internos, ou seja, aqueles que os sites incluem em suas próprias páginas.
É dessa maneira que o buscador entende o nível de qualidade e relevância, melhorando o seu posicionamento nas pesquisas.
Só que quando uma clinica de fisioterapia, ou qualquer outra empresa, parte para essa ação, ela precisa ter em mente o objetivo final, que é garantir a melhor experiência para o usuário.
Portanto, esses endereços só devem ser incluídos quando fizerem sentido para o conteúdo e também para os visitantes. É por meio dessa prática que os negócios conseguem aumentar seu tráfego.
A importância para o SEO
Desde o surgimento da internet os links são importantes, visto que ela é constituída por um conjunto de documentos interligados. Essa relação permite que os usuários naveguem por diferentes conteúdos, como:
- Páginas;
- Sites;
- Imagens;
- Arquivos;
- Vídeos.
É com base na estrutura que o Google rastreia e classifica os sites. Antigamente, os sites se organizavam em ordem alfabética ou por diretórios, e para aparecem em resultados de pesquisa eles precisavam se cadastrar.
No entanto, nessa época, havia poucos sites, então, se uma pessoa pesquisava sobre um escritório contábil São Paulo, conseguia encontrar sem problemas.
Só que a quantidade de usuários, sites e busca aumentou muito, daí surgiu a necessidade de alterar os algoritmos para que os resultados de pesquisas fossem melhorados.
Então, cadastrar o site deixou de ser necessário, e os buscadores começaram a ir atrás deles para catalogar todas as páginas da web e ordená-los para as pesquisas.
Para conseguir isso, passou-se a usar a estrutura de interligação, em que os links mostram os caminhos para os buscadores. Estes então rastreiam os sites para encontrar novos conteúdos e indexá-los.
A ordem alfabética também deixou de existir, pois o que passou a vigorar era a qualidade dos conteúdos e se eles ofereciam respostas para os usuários.
É por conta disso que os links conseguem provar a relevância de um site na internet, tornando-se importantes para os buscadores e também para as práticas de SEO.
Conheça quais são as vantagens
O link building é vantajoso para uma empresa de portaria e limpeza ou qualquer outra porque gera mais autoridade. Inclusive, ter uma boa autoridade garante uma reputação positiva frente à concorrência.
Só que, para chegar lá, é necessário construir boas parcerias, ou seja, estar presente em sites que sejam relevantes para o negócio.
Essa parceria também é uma vantagem porque, ao ser construída ao longo do tempo, os conteúdos são divulgados de maneira direcionada em outros sites e blogs que também atendem às necessidades dos usuários.
Fatores importantes para o Google
Existem alguns fatores que ajudam o Google a classificar as páginas, e apesar de considerarem a quantidade de links, ainda vão além desse parâmetro. São eles:
Quantidade de links
Esse foi o primeiro fator de rankeamento do Google, ou seja, quanto mais links o site de um consorcio imobiliario recebia, mais relevante era considerado e mais popular na web.
Esse critério continua sendo importante, mas ele não é o único, visto que a quantidade não está relacionada à qualidade.
Diversidade de links
Se o seu site recebe links de vários domínios diferentes, então sua autoridade está garantida.
Portanto, mais do que estar presente em um único site confiável, é necessário ser mencionado por outros que também sejam relevantes.
Autoridade dos links
O Google também avalia a autoridade do link no que diz respeito ao seu contexto para avaliar sua relevância.
É importante que eles estejam relacionados à sua área de atuação, pois é dessa forma que o buscador analisa se ele faz sentido para os usuários.
As palavras perto do link também são importantes, visto que são elas que permitem ao Google entender se o tema em questão faz sentido dentro daquele contexto.
Outros links próximos também são avaliados, pois se eles também são direcionados para outras páginas de qualidade, seu site ganha ainda mais relevância.
Links internos e externos
Os links externos são importantes porque funcionam como o ponto de vista de outros sites em relação ao seu. É exatamente por isso que os links externos têm mais peso na avaliação dos mecanismos de busca.
O contrário também acontece, ou seja, o Google avalia se os links mencionados por um site de serviços de tradução técnica, por exemplo, são relevantes e confiáveis, bem como se têm autoridade.
Nofollow e dofollow
Nofollow é um atributo inserido no link que não é considerado pelo robô ao ranqueá-lo, portanto, não transmitem link juice.
Todos os links são dofollow, mas se você quer citar como referência um site duvidoso, pode usar a tag nofollow para não transmitir autoridade.
Técnicas de link building
Existem algumas práticas que são recomendáveis para usar bem a estratégia de link building. Uma delas é a criação de ativos de marketing digital, ou seja, ativos linkáveis.
Estes são conteúdos altamente compartilháveis, além disso, também têm a capacidade de se divulgarem sozinhos por conta de sua relevância para o público.
Alguns exemplos são os infográficos, postagens com listas, conteúdos interativos e muitos outros. Além disso, outra prática é buscar boas parcerias para fazer backlink.
Uma empresa de higienização de aeronaves, por exemplo, pode fazer isso consultando os indicadores de Domain Authority e Page Authority da ferramenta Moz.
Eles simulam a visão do Google tendo como base diversos fatores de rankeamento que calculam a autoridade da página.
Outra boa tática é o Guest Post, em que você cria uma publicação como convidado para outra página. Então, você produz algo relevante e, como moeda de troca, pode inserir diversos links que direcionam os visitantes para o seu site.
É uma maneira de conquistar a autoridade de um site parceiro e atrair mais tráfego para suas páginas na internet.
Por fim, também é interessante investir em assessoria de imprensa. Com isso, uma empresa de dedetização, por exemplo, contará com o trabalho de um assessor que divulgará seus grandes feitos de modo atraente para uma notícia.
Dessa forma, fica mais fácil conseguir um espaço na imprensa sem precisar pagar por isso. Essa prática é importante porque estar presente em portais de notícia aumenta a autoridade de seu site, visto que o Google confia muito nesses portais.
Conclusão
Quando outras pessoas falam bem de alguém fica mais fácil acreditar na índole desse sujeito, não é mesmo? O link building tem a mesma premissa, ou seja, provar o quanto um site é confiável e relevante na web.
Trabalhar com essa estratégia de marketing é essencial para conquistar mais espaço na internet e melhorar suas práticas de SEO. Afinal, quanto mais pessoas te encontrarem, mais oportunidades de negócio você terá.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.