As tendências de viagens corporativas do futuro indicam que não há substituto para encontros presenciais, mesmo com toda a tecnologia disponível para que as empresas utilizem, como reuniões online, por exemplo.
É importante ter em mente que as viagens podem apoiar iniciativas de negócios para networking, desenvolvimento de atividades e recrutamento, por exemplo.
Uma das principais tendências que iremos elencar a seguir, é a respeito especificamente do viajante corporativo, pois membros da geração Z e Milleniaus estão assumindo postos cada vez mais altos e as previsões apontam para um aumento de 21%.
Pensando nisso, separamos 6 tendências para viagens corporativas do futuro que precisam ser observadas de perto pelos empregadores.
- Negócios e prazer devem andar de mãos dadas
Como mencionamos anteriormente, as viagens têm sido feitas por funcionários cada vez mais novos, e esses funcionários têm aliado negócios a atividades de lazer durante as viagens corporativas.
Essa é uma tendência que pode ser explorada por agências de turismo que trabalham para o nicho de viagens corporativas.
- Acomodações personalizadas
Lembre-se sempre, o público de viagens corporativas mudou, então aquele quarto corporativo com telefone de cabeceira não é mais tão atrativo.
Os viajantes estão mais abertos a estadias menos convencionais e mais caseiras, como casas, pousadas e afins. O ideal aqui, é permitir que o viajante escolha onde se sentirá mais confortável e aliar isso ao custo benefício de um lugar menos convencional, como os grandes hotéis.
- Reserva automática é a regra
De acordo com pesquisas recentes, mais da metade dos viajantes fazem reservas por meio de ferramentas não aprovadas pelas empresas e não costumam buscar ajuda de agentes de viagem.
Os novos viajantes preferem auto reserva quando viajam tanto para compra de passagens quanto para reservar acomodação, de acordo com sua preferência.
- Viagens corporativas com políticas mais flexíveis
Esse é um ponto muito importante e os empresários precisam ter um pouco de atenção cuidadosa com ele. As tendências para viagens corporativas também tiveram mudanças significativas com relação às políticas de viagens corporativas.
Os novos viajantes exigem um processo que proporcione escolha de tarifas menores, acomodações não convencionais e uso de tecnologia para acompanhamento de gastos e possíveis reembolsos.
Nesse sentido, as corporações estão adotando políticas mais dinâmicas, que se ajustam às opções disponíveis no momento da reserva, assim, o funcionário pode opinar sobre as escolhas a se feitas, respeitando as diretrizes da empresa.
- Use a tecnologia a seu favor como facilitadora
Os viajantes corporativos podem perder menos tempo em filas de check in e check out, por exemplo, com o uso da tecnologia de reconhecimento facial que acelera os procedimentos de identificação dos passageiros.
Além disso, outras tecnologias biométricas estão sendo implementadas nos aeroportos e rodoviárias, como por exemplo a tecnologia de interrupção de viagem, que oferecem informações atualizadas sobre possíveis atrasos. Assim, o viajante pode otimizar seus planejamentos e minimizar o tempo de inatividade.
- Blockchain: uma viagem mais segura e tranquila
O blockchain é uma tecnologia que facilita o armazenamento de dados, ou seja, é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome.
Nesse sentido, o blockchain possibilita coletar todas as informações envolvidas no processo de viagem, desde as preferências pré definidas a preços de hotéis, voos e tarifas adicionais, em um arquivo que é disponibilizado em vários equipamentos.
Resumindo, essa tecnologia descentraliza os planos de viagem e os organiza de maneira que todos os envolvidos possam acompanhar de maneira remota.
Além disso, as informações são protegidas contra erros e ataques cibernéticos.
Confira essas e outras tendências na previsão feita pela Finances Online