Viagens corporativas são fundamentais para empresas à nível mundial e startups de turismo podem ser a solução para gestores e viajantes que precisam de comodidade e praticidade aliadas nesse momento.

É importante ter em mente que o setor de viagens corporativas cresceu desenfreadamente ao longo dos últimos anos e tende a continuar crescendo apesar das facilidades apresentadas pela tecnologia como vídeo chamadas, por exemplo.

Nesse sentido, cabe às empresas e gestores entender esse crescimento para potencializar networks e aproveitar soluções disponíveis no mercado de startup de turismo para buscar os melhores caminhos para a gestão de viagens corporativas.

Antes de apresentarmos as soluções disponíveis é importante destacarmos alguns pontos importantes sobre viagens corporativas. Afinal, mais que escolher o destino e hospedagem, existem outros aspectos que precisam ser levados em conta.

Viagens corporativas, reembolso e legislação

No geral, viagens corporativas podem ser definidas como aquelas feitas em detrimento ou com objetivo no trabalho, como por exemplo a visita a um cliente, network, participar de um evento ou realizar um serviço.

Ou seja, qualquer deslocamento que tire o trabalhador de seu local habitual de trabalho é considerado como viagem corporativa desde que o colaborador continue atuando em nome da organização.

É importante destacar que o deslocamento também está descrito na CLT. De acordo com as Consolidações de Leis Trabalhistas, as diárias e reembolsos não integram o salário e não devem ultrapassar 50% salário, pois se fosse maior, estaria sujeito à cobrança de encargos sociais e trabalhistas, como parte da remuneração.

A reforma trabalhista abordou o tema e estipulou que as diárias e reembolsos não integram o salário independente da situação.

Outro ponto que merece a atenção dos gestores é com relação aos direitos do colaborador durante a viagem.

Segundo a lei, as horas extras continuam valendo como todo trabalho realizado fora da jornada acordada entre empresa e empregado, ou seja, mantém-se a regra de que quando o funcionário, mesmo durante uma viagem, trabalha depois de seu horário respeitando até 2hrs, ele tem direito de receber 50% a mais pelas horas trabalhadas durante a semana e 100% quando as horas forem no fim de semana.

Isso não se aplica no caso da ajuda de custo, nesse caso, a legislação aplicada é a mesma aplicado às viagens corporativas com a diferença quanto a prestação de contas, pois o funcionário pode gastar da maneira que achar melhor já que é um valor dado de maneira periódica.

Como startups de turismo podem ajudar na gestão de viagens corporativas?

Muitas empresas enfrentam dores de cabeça enormes ao não conseguir organizar de maneira otimizada as viagens corporativas com as melhores condições do mercado.

É aqui que as startups de turismo entram, como soluções para problemas que empresas e gestores enfrentam com o gerenciamento de passagens, hotelaria e acompanhamento de gastos, por exemplo.

A seguir, alguns exemplos de soluções promovidas por statups de turismo:

Vool

A Voll foi eleita como uma das startups brasileiras de turismo mais inovadoras do brasil no ramo do turismo. Trata-se de uma startup de gestão de viagens e mobilidade corporativa que recebeu uma menção honrosa pelo seu impacto no ecossistema de inovação do turismo corporativo.

Moblix

Na plataforma da Moblix, é possível que as empresas montem pacotes personalizados e apresentem a seus colaboradores.

Além disso, as empresas podem utilizar o marketplace oferecido pela plataforma para criar pacotes personalizados com os produtos de outros fornecedores e utilizar o buscador Moblix para garantir passagens mais baratas.

Evnts

Criada em 2015, a Evnts é uma plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos. Ela centraliza todas as opções de hospedagem e integra as informações com a página de cada evento.

Assim, a empresa consegue oferecer descontos de até 40% em hotéis parceiros.

Onfly

A Onfly é uma startup de turismo voltada para gestão de viagens e reembolsos corporativos. A partir de uma plataforma “tudo em um”, essa sturtup possibilita as empresas a realizarem uma gestão de ponta a ponta, partindo das reservas de passagens aéreas e hotéis, até mesmo ao controle da política de viagens.

 

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