Com a evolução na forma de comunicação e conexão durante uma compra, procurar melhorar o atendimento ao cliente é visto como uma importante ação para vendedores e empresários dos mais variados setores, impondo sempre a atualização.
Isso acontece porque, de tempos em tempos, e a partir de diferentes pontos de mudança, seja comportamental, social ou tecnológica, o cliente vai desejando outras ações.
Um bom exemplo disso é quando olhamos para o impacto que as redes sociais tiveram dentro de empresas do ramo alimentício. Transformando uma ação de venda que era feita exclusivamente de forma presencial, e modificando para uma entrega digital.
E dentro dessas mudanças, que no caso podem ser vistas nos espaços de compra, integram-se algumas ações por parte dos vendedores, que devem ser atendidas.
É o caso de uma agilidade e uma resolução rápida de problemas, deixando de lado um viés apenas comercial, querendo sempre fazer com que uma compra se realize, e incluindo uma atenção maior nos problemas que trouxeram aquele cliente até uma loja.
Princípios dentro de um bom atendimento
Dentro de um bom e eficiente atendimento, estão algumas habilidades e hábitos que devem ser seguidos pelos profissionais, essenciais para que o consumidor se sinta influenciado a fechar um negócio.
Então vamos dar dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Ter empatia e compreensão de situação
Quando um cliente procura por um atendimento, seja ele em uma loja presencial ou na página de empresas de seguros online, ele está se referindo a uma situação que deseja resolver o mais rápido possível, que foi impulsionada por um problema ou prevenção.
Assim, podemos entender que nesta situação ele está altamente interessado em resolver aquilo, e nada mais justo do que um atendimento compreensivo e empático com ele.
Então, podemos entender que os atendentes que não possuem essas características não poderão compreender as melhores formas de resolver aquele problema, podendo então beirar a incompreensão e a grosseira, algo considerado impossível para uma venda.
Fazer uma resolução de problemas
Seguindo o que comentamos anteriormente sobre a resolução de um problema ou o que precisa ser verificado, uma ação de vendedores nesse sentido é essencial neste momento.
São esses os profissionais que vão atender o cliente de uma empresa de fomento mercantil e procurar trazer uma resolução para suas dores, e principalmente entregar o que é necessário para que o cliente saia da loja ou do atendimento online satisfeito.
Não é à toa que, para trabalhar em áreas de resolução de problemas, é preciso ter uma forte compreensão e escuta sobre o que o outro diz, agregando informações importantes.
Pedir por feedbacks constantemente
Você já percebeu que em serviços de call center, onde o atendimento ao cliente é algo constante, existe uma forte indução ao pedido de feedbacks? Tanto para o cliente quanto internamente entre os colaboradores e líderes de times internos e externos?
Isso serve para que modificações sejam feitas constantemente, trazendo uma apuração sobre o que está sendo feito de correto e também o que ainda pode melhorar na conversa.
Por exemplo, dentro de uma empresa de desenvolvimento de software sob medida é ideal o contato com o cliente para saber o que está funcionando ou não dentro do uso do sistema, de modo que os próximos sejam ainda melhores e mais bem avaliados.
Pensar além do que o cliente deseja
Pode parecer difícil, mas pensar além daquilo que o cliente afirma querer, ou o que ele dispõe como um problema, é uma das melhores formas de fazer um bom atendimento.
Isso porque o vendedor faz uma análise de toda a situação onde o cliente está inserido, conseguindo verificar de que maneira ele pode, por exemplo, encontrar saídas para que este tenha um melhor uso de um produto, ou uma solução ainda melhor do que a escolhida.
É o caso de uma venda de serviços de desenho e melhoria de processos para um empresário industrial sem que ele tenha pedido, mas sabendo que pode ajudá-lo muito.
Conhecer bem quem está atendendo
Ainda que todos os consumidores possam ter suas próprias vivências, escolhas e quereres em relação ao consumo, quase sempre alguns grupos tendem a agir igualmente.
Um bom exemplo são clientes de uma empresa de dedetização, que constantemente solicitam serviços de três em três meses, especialmente aqueles que moram em lugares abertos, próximos de áreas verdes.
Ao saber disso, o atendente que cuida desses consumidores pode facilitar esse contato recorrente, por meio de uma ligação onde oferecem condições de promoções do serviço.
Por isso, conhecer bem quem está lidando é essencial para vendedores, que mostram uma proximidade e uma atenção importante para que aquele cliente volte mais vezes à empresa, e possa ainda divulgar seu atendimento para outras pessoas.
Algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Veja abaixo algumas dicas para melhorar seu atendimento ao cliente, baseando-se nas habilidades básicas de vendedores e na atenção aos comportamentos de cada consumidor.
Preparar sua equipe de atendimento
Nem todo vendedor nasce com uma formação à venda, com hábitos e características que o colocam como o melhor do mercado. Isso precisa ser construído, e dentro dessa mudança a empresa pode ser uma grande aliada, provendo cursos e treinamentos.
É por meio desse ensino que a companhia de, por exemplo, serviços de alimentação podem fazer com que os atendentes saibam mais sobre seus clientes, em relação à compra em uma loja.
Quanto maior for a indução de características, normas, jeitos, desejos e até mesmo condições de venda, melhor será o atendimento feito e principalmente, maior será a produtividade das equipes dentro de suas rotinas de trabalho diárias.
Oferecer uma consultoria ao consumidor
Nunca, na hora de atender, o vendedor deve deixar de lado a consultoria, para se aliar ao simples fato de oferecer um produto, pensando apenas nos ganhos financeiros que terá.
Embora dinheiro em caixa seja extremamente importante, não podemos esquecer que hoje vivemos um novo momento da experiência de compra, onde o atendimento exerce um forte impacto, tendo como ponto essencial o cuidado e o zelo para que haja uma solução.
Por isso, todas as vezes que houver atendimento ao cliente, é importante colocar em pauta a consultoria, a compreensão do que o cliente precisa, sempre de forma personalizada.
Ter mais de um canal de comunicação
O atendimento presencial não é o único realizado pelas empresas, e cada vez mais perde o lugar de preferências entre os clientes, abrindo espaço para uma conexão e uma experiência cada vez mais digital e centrada na agilidade e na tecnologia.
Por isso a importância de estar na internet, ter seu próprio site e conectar seus canais de comunicação online com seus clientes
Por isso, não existe nada melhor do que unir todos os pontos de atendimento de uma empresa de ônibus fretado, ou da sua agência de modo que haja uma união de informações e contato.
Por exemplo, é importante que se caso tenha lojas físicas, a empresa implemente uma comunicação em canais como:
- Site
- E-mail marketing;
- Redes Sociais;
- Aplicativos de conversas;
Quanto mais opções, mais existe a abrangência do atendimento, conseguindo garantir que todos os clientes, com suas diferenças e opções, possam ser integrados à empresa.
Ter foco na fidelização do cliente
A fidelização do cliente é um ponto essencial para as empresas nos últimos anos. Afinal, é o ponto que garante a certeza de que aquele comprador vai voltar ou propagar o negócio.
Por isso, cada vez mais negócios têm ampliado suas ações, buscando uma proximidade, mas também uma maneira de conceder mais benefícios para esses consumidores, entendendo seus desejos e trabalhando em prol da realização deles.
Um dos pontos mais conhecidos nesse sentido são os cartões fidelidade, onde o cliente une diversas compras em troca de um desconto, frete grátis, clubes de desconto, dentre outros.
Ter agilidade e eficiência no processo
Todo mundo gosta de um atendimento rápido e eficiente, afinal, aliar a boa experiência a resolução de um desejo a uma prática de venda veloz e sem muitas delongas aliar economia de tempo e satisfação, influenciando outras voltas naquela empresa.
Por isso, a base dos atendimentos certamente é a velocidade e a concisão como um atendimento é feito, tentando sempre atingir o máximo das expectativas do cliente.
No entanto, para chegar a esse nível de atendimento, é preciso não apenas chegar em todos os hábitos e comportamentos que fazem um vendedor ser o melhor em sua área, mas também se atentar para os desejos do seu cliente, entendendo cada situação.
Considerações finais
O atendimento ao cliente é uma das principais frentes dentro da estratégia de venda de uma empresa, sendo responsável pela satisfação ao comprar um produto, mas também pela fidelização e o compartilhamento da eficiência da empresa.
Por isso, se você trabalha com algum tipo de venda, é importante estar atento às principais habilidades necessárias para desempenhar esse serviço, estando ainda a par das atenções com cada situação e comportamento de seus consumidores.
Muito obrigada por chegar até aqui!
Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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