O Reels do Instagram vem se apresentando como uma ferramenta de alto impacto em relação à comunicação de marcas com seus clientes, criando grandes oportunidades de negócios, ao mesmo tempo que viabiliza um maior conhecimento sobre as empresas, mas, como utilizar o Reels do Instagram para promover sua agência? 

De modo geral, os últimos anos foram decisivos para a popularidade do Instagram, afinal, além do Reels, outras ferramentas foram incorporadas no comportamento dos usuários. É o caso do (a):

  • Boomerang;
  • Stories;
  • IGTV;
  • Lives.

 

O sucesso da plataforma tem sido significativo muito pelo fato de todas essas ferramentas se tornarem uma forma de conexão entre usuários, tanto com seus amigos e sua rede de contatos, quanto com as marcas, que eles compram e aquelas que desejam conhecer.

O Reels chegou, em 2020, como uma atualização de todas essas novas formas de comportamento na web impostas pela plataforma, agregando algo que é considerado o mote dos próximos anos: a rapidez de conteúdos e a força do audiovisual.

Reels como estratégia de popularização

O Reels é uma nova ferramenta do Instagram, onde o foco são vídeos de poucos segundos, unindo imagem e música, ideal para a produção de formatos populares no momento.

É o que chamamos de trend, uma espécie de popularização em massa na rede social, que envolve alguma dança, uma música, um tipo de comunicação visual ou verbal, sempre conseguindo se adequar a diferentes assuntos e nichos comerciais e sociais.

 

Por exemplo, por meio de um Reels que remete a uma tendência de explicação de dúvidas, atrelada a uma música já conhecida pelo público, uma empresa de fornecimento de mão de obra temporária consegue informar mais questões que envolvem seu negócio.

A mesma coisa pode acontecer dentro de um viés menos corporativo, mas ainda assim voltado a uma relevância de marca, onde influenciadores trazem dados pessoais aos seguidores.

 

E por que isso é importante ?

Tudo isso serve, de forma geral, para aproximar dois pontos, sendo o produtor do vídeo o responsável por colocar os conteúdos que melhor podem prover uma interação de qualidade, tendo grandes chances de viralizar dentro de seu nicho de atuação.

 

O mais interessante do Reels é que, o fato da ferramenta ter sido lançada a menos de um ano, e ainda estar em alta evidência, ela ainda é considerada nova e em pleno teste.

 

Ou seja, as empresas, marcas e pessoas que estão utilizando a ferramenta neste momento, e participando das tendências que aparecem nessa rede social, envolvendo produção de conteúdo, poderão entrar na onda desse hype e obter mais visualizações e engajamento.

 

Por fim, algo que é evidentemente interessante dentro do Reels é a possibilidade que ele oferece em manter assuntos distintos, como serviço de lavagem de aeronaves e agências de viagens dentro de uma mesma população na plataforma.

 

Isso vem mostrando às marcas que utilizar essa ferramenta no momento é mais do que obrigatório para conseguir o retorno do público desejado, e construir uma audiência.

 

Utilizando o Reels em agências de viagens

Dentre os nichos que mais vem utilizando o Reels nos últimos tempos, conquistando o engajamento de seguidores dentro e fora de seu público-alvo, estão as agências de viagens, lugares especializados em proporcionais viagens para os mais variados destinos.

 

A entrada nas redes sociais desse tipo de negócio já foi considerado um marco, visto que por muitos anos as agências atuavam apenas dentro de grandes centros de compras, como em um shopping center, não proporcionando nenhuma comunicação além da presencial.

 

Porém, com a mudança do digital e a alta usabilidade das ferramentas do Instagram, mais e mais agências vêm contribuindo para sua divulgação online por meio de conteúdos.

 

Um dos principais exemplos que vemos com os Reels em agências de viagens é a divulgação de promoções para diferentes destinos, algo interessante de ser colocado em um vídeo rápido, com músicas e sons marcantes, que prendem a atenção do usuário.

 

Outro exemplo que costumamos ver em contas voltadas à viagens são dicas de destinos, desde cidades nacionais, países diversos e até hotéis com necessaires personalizadas.

 

Rapidez com Reels

O bom desse tipo de produção é a rapidez de como o produto audiovisual pode ser produzido e também a velocidade de como ele pode informar e atrair pessoas em um curto espaço de tempo, trazendo pontos que agregam interesse em uma compra de pacotes.

 

O espaço dentro desses negócios, por meio do Reels, também fica aberto para a divulgação de parcerias, como o caso de um aluguel de micro ônibus para excursão.

 

A principal ideia desse tipo de conteúdo é ofertar o máximo de informações que podem ser consideradas dúvidas ou questionamentos para possíveis clientes, sanando todas essas questões para que o interesse em uma compra seja cada vez mais rápido e prático.

 

Afinal, geralmente um cliente que procura uma agência de viagem acaba trazendo muitas dúvidas sobre serviços de empresas de seguros e cotação de dólar, e um conteúdo bem informativo pode ser essencial para que o negócio aconteça com o menor dos problemas.

 

Dicas para desenvolver uma comunicação com o reels

Agora que entendemos um pouco mais sobre a funcionalidade do Instagram, a importância do uso do Reels e como agências de turismo têm melhorado sua comunicação com clientes, vamos ver algumas dicas de como colocar em prática o uso inicial da ferramenta:

 

Explorar o storytelling

O storytelling é uma estratégia de comunicação voltada à contação de histórias, onde uma empresa sai do viés corporativo e entra em no formato mais informal e interessante para abordar assuntos como contrato de empresas de serviços terceirizados.

 

Por exemplo, uma agência de turismo pode contar a história de sua empresa, que passou por desafios, altos e baixos até se apresentar como o negócio que funciona hoje.

 

O importante dessa prática é aproximar o usuário com o real, aquilo que pode despertar curiosidade, mas sobretudo identificação entre os lados, algo essencial para que uma vontade ou um desejo de compra possa ser despertado pela conexão entre os lados.

 

Apresentar lançamentos da empresa

O Reels é uma ferramenta interessante para falar sobre lançamentos dentro da empresa, e novidades de um modo geral, muito pela sua facilidade de engajamento na rede.

 

É importante que a empresa saiba o que divulgar para seus usuários, e entender como isso pode potencializar a aproximação entre cliente e marca, como o caso de uma nova parceira com projetos de educação ambiental em empresas, remetendo à sustentabilidade.

 

E um ponto essencial dentro dessa produção de conteúdo é a facilidade que os produtores têm em fazer, rapidamente, um vídeo com algumas informações novas da empresa.

Mostrar bastidores do trabalho da empresa

Se o Reels já uma ferramenta que bomba dentro do Instagram, a divulgação de assuntos “íntimos” da empresa, como trabalho diário, novidades sobre funcionários e os bastidores do trabalho da empresa podem ser interessantes para usuários que querem conhecer mais.

 

Procure fazer a utilização de uma tendência de vídeos em Reels, utilizando uma música que está em evidência e um formato visual interessante para falar sobre rotinas no trabalho.

 

É importante evitar o uso de imagens de bancos, como o caso de fotos da empresa ou de eventos que já passaram, dando espaço para que os funcionários de fato apareçam e mostram suas personalidades, focando em uma aproximação com o público.

 

Explorar alguma trend

Essa é uma dica que deve sempre ser incluída em outras formas de produção de conteúdo no Reels, já que este é o ponto que determina o sucesso da ferramenta de modo geral.

 

As tendências, apesar de serem numerosas, e de incluírem um grande número de contas produzindo conteúdos similares, propiciam uma visibilidade gigantesca dentro da rede social, pois o Instagram lê isso como uma promoção de sua ferramenta nova.

 

Assim, é interessante que agências de turismo a empresas de transporte de carga tenham sempre o foco em viabilizar conteúdos como esses, mostrando algo interessante e inusitado.

 

Compartilhar conteúdos gerados por usuários

Nada melhor do que compartilhar aquilo que seus usuários compartilham com você. Afinal, as pessoas tendem a gostar de aparecer, e na rede social isso não é diferente, ainda mais em um vídeo produzido pelo Reels, que tem sido altamente popular.

 

Por isso, sempre que um cliente entrar em contato com algum tipo de interação, busque responder e, se possível, repostar, dando visibilidade dentro da sua rede a ele.

 

Considerações finais

Para quem sabe utilizar, o Reels pode ser uma ferramenta potente para aumentar a visibilidade de uma agência de viagens dentro do Instagram, potencializando negócios fechados e também uma marca na produção de conteúdo na internet.

 

Seguindo as principais dicas dispostas ao longo do texto, você pode incluir uma maior visualização em sua página de viagens, ofertando melhor seus produtos e serviços.

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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