Veja como otimizar a gestão de comunicação de sua agência.

As empresas crescem a cada dia que passa, sendo que um dos pilares para que a expansão tenha sucesso é manter uma comunicação forte e harmônica. Pensando nisso, aprenda agora como manter uma gestão de comunicação forte e constante.

Pois bem, as empresas focadas em oferecer serviços de viagem, por exemplo, são grandes referências quando o assunto é criar e estabelecer uma comunicação limpa tanto entre seus clientes quanto entre seus colaboradores.

Para que ofereça um serviço de qualidade, a comunicação deve ser simples e direta, qualquer falha pode afetar outros setores da empresa, e caso o cliente seja prejudicado de alguma forma, ele sairá infeliz e provavelmente não voltará.

Boa distribuição de capital entre os setores da empresa, fomento mercantil e um bom planejamento são alicerces que impulsionam o negócio para frente e fazem com que a sua gestão de comunicação seja mais efetiva.

Ademais, para que a comunicação se torne fluída e bastante forte, é necessário ter em mente algumas observações, como:

  • Forte integração entre os setores da empresa;
  • Uso da tecnologia a seu favor;
  • Alto comprometimento com o trabalho e com o cliente;
  • Ouvir mais de uma perspectiva sobre o assunto abordado.

Essas observações são essenciais durante o processo de otimização da comunicação de sua empresa, pois embora possam ser aplicados a outros setores da empresa, possuem boa sinergia e são muito bem aplicados à comunicação.

Manter um bom ambiente de trabalho para todos os colaboradores da também é outra tarefa essencial, pois quem está bem, trabalha bem. Então, investir em serviços de alimentação, lazer e diálogo pode ser uma boa jogada aqui.

Vamos entender um pouco melhor esses pontos de atenção e detalhar um pouco mais da importância deles, além de dicas de como otimizar a comunicação de sua agência de viagem.

Lembre-se, qualquer opinião é válida

Todos gostam de ter suas ideias ouvidas ou ao menos expressadas. Algumas dessas ideias podem levar a empresa para frente, outras nem tanto, mas o importante é dar espaço para que todos sejam ouvidos.

Dar espaço para que os colaboradores expressem suas ideias aumenta o engajamento e comprometimento deles com a companhia, além de se sentirem em um ambiente melhor para trabalharem, ou seja, um local onde são importantes.

Soluções financeiras para empresas podem surgir pelo simples fato de um colaborador ter um insight que alguns executivos não tiveram. Uma nova forma de marketing, um conceito criativo ou qualquer outro ponto, sempre vale a pena ouvir outras pessoas.

Essa relação pode ser estabelecida tanto com os líderes de operação ou gerência quanto qualquer outra forma de liderança que você queira. Dependerá da cultura de sua empresa.

Sempre aplique feedbacks

Seja sobre como o colaborador desenvolveu a tarefa, sua gestão sobre o escritório de contabilidade da empresa ou sobre o que não foi feito, o feedback é uma ferramenta de extremo poder e você deve usá-la para fortalecer a comunicação.

Para quem não sabe, o feedback é uma prática muito utilizada tanto em empresas quanto em relações entre pessoas. Ou seja, nada mais é do que pontuar o que está bom e o que pode melhorar sobre determinado assunto ou ação que alguém esteja tomando.

Pode ser aplicado de diversas formas, tanto na visão macro da empresa quanto em micro. Ou seja, ele pode ser aplicado em uma tarefa que um colaborador X fez ou no projeto que o time de marketing desenvolveu.

O feedback é importante porque tanto quem aplica quanto quem recebe consegue entender seus acertos e falhas, podendo melhorar o que não está bom para uma próxima tentativa e manter a excelência do que tem acertado.

Não apenas isso, mas ele também pode auxiliar na resolução de conflitos pessoais dentro da empresa, fazendo com que pessoas convivam num ambiente de trabalho melhor e tenham uma boa visão da avaliação do clima organizacional.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto na evolução e expansão de empresas, sendo ela fundamental para ter uma forte gestão e otimização da comunicação em todos os setores.

Primeiramente, defina qual ou quais são os maiores canais de comunicação de sua empresa, dessa forma todo o esforço e desenvolvimento será focado no que é mais importante, evitando que invista em alguma que não faça sentido.

Entenda quais desses meios de comunicação são usados para transmitir informações dentro de sua empresa e, pensando neles, selecione os que melhor se comunicam com os colaboradores.

É normal, por exemplo, empresas de seguros utilizarem de murais em alguma sala bastante movimentada para que todos saibam os principais acontecimentos e eventos que estão por vir, mas isso varia de empresa para empresa.

Embora essas táticas sejam melhor aplicadas em empresas pequenas, é possível utilizar disparo no e-mail de todos os colaboradores, avisos por algum aplicativo da própria empresa, comunicar aos supervisores da área e pedir que repassem, etc.

Conheça bem sua empresa e saiba quais canais melhor informam e atendem a sua necessidade. É comum as organizações comprarem a tecnologia mais cara do mercado e ela não funcionar da forma que querem, sendo assim acontece um enorme gasto.

Logicamente essas informações são úteis para os colaboradores de sua empresa, caso o foco seja melhorar a comunicação com o público-alvo de seu negócio, a criação de personas e uma forte utilização das redes sociais.

Entender o seu público é a chave para um negócio de sucesso, seja vendendo camisas no shopping ou oferecendo serviços contábeis. Uma má comunicação com eles pode ser o fracasso de seu negócio.

É só ficar atento às observações que já foram mencionadas que, com toda certeza, você não terá esse tipo de problema e saberá utilizar o seu público como ferramenta para evoluir e expandir sua agência.

Não subestime nenhum tipo de informação

Tão importante quanto ter uma boa comunicação com seus colaboradores é garantir que todos tenham e recebam as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho diário e consigam atingir suas metas e estimativas.

Muitas vezes, acredita-se que os colaboradores de nível hierárquico maior são melhores ou mais inteligentes do que o restante da empresa, o que é um erro muito grande que pode comprometer o seu sucesso.

Muitas vezes o operário sabe uma estratégia mais rápida e barata relacionada ao seu trabalho, estratégia essa que a empresa pode não conhecer e gastar muito tempo e dinheiro para conseguir resolver.

Lembre-se dos tópicos anteriores, ouça os colaboradores e divulgue a informação interna de forma efetiva, seja sobre algum evento ou sobre a negociação com uma nova empresa de ônibus fretado.

Utilize eventos dentro e fora do ambiente de trabalho – Veja como otimizar

Eventos são uma boa maneira de aproximar os seus colaboradores uns dos outros, criar vínculos maiores entre outros setores da empresa e compartilhar a missão, visão e valores em um ambiente menos profissional.

Utilizar de algumas ações como gincanas, semana da sustentabilidade e festas de confraternização são uma boa jogada para aproximar todos e fazer com que a comunicação flua melhor.

Um ambiente mais favorável para troca de informações pode se tornar mais atrativo para o colaborador se sentir inserido nos propósitos da empresa. Então, investir nessas situações significa investir em seus funcionários, portanto, apostar também na agência.

Existem diversas formas de se abordar os colaboradores, porém varia de empresa para empresa, depende da cultura e como você adaptará os conceitos passados na realidade de seu negócio.

Considerações finais – Veja como otimizar a gestão de comunicação da sua agência

Todas as observações passadas neste artigo visam a melhora do relacionamento e otimização da gestão de comunicação de sua empresa, porém, somente você, empreendedor, dirá qual estratégia é melhor para o momento atual.

Muitas empresas preferem manter um clima mais descontraído, pois acreditam que esse modelo de gestão totalmente séria é passado e que deve ser esquecido, embora entendam a importância dele ao longo dos anos.

Outros imaginam que a empresa deve ser o mais profissional e séria possível, pois qualquer tipo de descontração pode interferir na qualidade do trabalho e, consequentemente, no objetivo da empresa.

Independentemente da abordagem, é de extrema importância o investimento na comunicação de todos e como ela é recebida. Lembre-se que todos têm o mesmo objetivo: crescer e expandir o negócio dentro do mercado de trabalho.

Portanto, entenda a sua empresa, estude cada aspecto dela, veja a perspectiva de outros colaboradores e sócios, bem como adote a melhor estratégia para o seu tipo de negócio.

Hoje em dia, com todo mundo ligado na internet, redes sociais bombando e o crescimento do e-commerce, a comunicação deve ser bem dinâmica e rápida. A sua agência tem de estar apta a procurar soluções e se adaptar às mudanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply