Uma coisa é certa: o principal objetivo de qualquer empresa que trabalha no mercado de turismo é vender mais. Mas e como alcançar o cliente certo, principalmente em época de pandemia e com tanta concorrência?Alcançar as metas do negócio de forma sustentável e se destacar em um mercado de turismo é um verdadeiro desafio. Por isso, vamos citar, aqui, 5 coisas fundamentais para escalar resultados e aumentar as vendas da sua empresa de turismo.

Primeiro, é impossível falar em alcançar bons resultados se o seu negócio não é online. Ainda que os seus clientes só utilizem o seu site como catálogo, e prefiram comprar por outros meios, como presencialmente, é fundamental ter uma boa presença digital. Ou seja, você precisa criar um ecommerce.

Entretanto, determinar o sucesso do seu ecommerce não é uma tarefa fácil. Na maioria dos casos, tanto os resultados como toda a experiência do cliente dependem muito do tipo de tecnologia que sua empresa utiliza. É por isso que considerar os pilares a seguir pode ajudar a entender como você deve alocar seus futuros investimentos em tecnologia.

 

O posicionamento da sua empresa de turismo

O seu site de venda de produtos turísticos pode ser o mais bonito possível, com uma experiência incrível para o usuário, mas se for fácil te encontrar na internet, todos os esforços podem ter sido em vão.

Veja, então, como você pode buscar um bom posicionamento para a sua marca.

 

1. Invista no SEO

SEO é a otimização do seu site para que ele possa ser encontrado pelos motores de busca. Se dedicar a esse assunto, pode abrir as portas para um grande número de novos consumidores online e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso para os clientes que quiserem comprar de você novamente.

Não adianta ter a loja mais bonita e completa da cidade, se ela não está bem localizada. Por isso, podemos dizer que investir na localização do seu site nos mecanismos de busca (e sim, estamos falando da primeira página), é fundamental para o sucesso do seu negócio

Segundo pesquisas de sites especializados, aparecer na primeira página dos sites busca podem aumentar em 33% a chance do cliente clicar no seu link. Por isso, é fundamental ter uma boa estratégia de SEO e, além disso, escolher uma plataforma de ecommerce que seja otimizada para as pesquisas orgânicas.

 

2. Redes sociais não é apenas passatempo

Falando em turismo, ainda mais do que em outros setores, as redes sociais é um espaço fundamental para colocar sua marca no centro das atenções. Por isso, exibir sua oferta de produtos turísticos nas plataformas das redes sociais deixou de ser uma boa prática e tornou-se obrigatório. Quem aqui, antes de viajar, não dá uma olhadinha no instagram para ver quais são as melhores experiências turísticas no destino?

Quando seu comércio digital estiver totalmente integrado com o Instagram, por exemplo, comece a planejar sua presença de forma eficiente — e não se esqueça do marketing de influência. Alguns estudos demonstraram que após a implementação de uma estratégia sólida no Instagram,

 

3. Live shopping como ferramenta de venda no turismo

Você já ouviu falar em live shopping? Não? Então está perdendo um importante canal de vendas para suas experiências turísticas.

Live shopping é uma experiência de compra online que combina transmissão de vídeo com as funcionalidades de um ecommerce tradicional.

A China, por exemplo, mercado consumidor altamente avançado, registrou em 2020 uma participação de 20 % do total do mercado de ecommerce tendo como origem o live shopping.

4. Venda colaborativa para escalar os resultados

Na era do comércio digital atual, há duas grandes maneiras de colaborar e ambas envolvem o modelo de marketplace. Sendo bem objetivo, sua empresa de turismo pode se tornar um marketplace ou pode se integrar a marketplaces já existentes.

No primeiro cenário, seu ecommerce de moda incorpora massivamente novas listas de produtos de outras marcas, cujos nomes podem ou não ser exibidos na página de lista de produtos. Com isto, seu negócio pode satisfazer melhor as necessidades de mais clientes e você não precisa se preocupar com questões operacionais que a logística e o estoque normalmente requerem, já que o fulfillment será realizado por sellers terceirizados. Veja, por exemplo, o que a Moblix está fazendo no Brasil.

Moblix lançou uma solução fácil e eficaz para melhorar a forma como os operadores turísticos vendem seus passeios e atividades: um moderno sistema de reservas online para provedores de turismo e experiências. Trata-se de uma plataforma completa de reservas para gerenciar e vender experiências turísticas.

O objetivo da Moblix é se concentrar na gestão e distribuição online de produtos das operadoras de turismo. Esta solução ajudará a impulsionar as vendas e o crescimento das operadoras no Brasil.

O sistema de reservas online da Moblix permite que os clientes reservem diretamente nos sites dos operadores turísticos. Ao mesmo tempo, permite que estes economizem tempo em seu sistema de gerenciamento de reservas e os ajuda a alcançar novos clientes para poderem dedicar mais tempo às atividades estratégicas. Com isso, você vai escalar os resultados e aumentar as vendas da sua empresa de turismo.

Desenvolver uma plataforma própria de reservas pode ser difícil. É por isso que a Moblix desenvolveu uma plataforma flexível que atenda todas as necessidades do turismo, independentemente de qual seja o tipo de atividade: passeios turísticos, voos de helicóptero, caiaque, mergulho, etc.

O marketplace da Moblix utiliza um modelo de comércio colaborativo, e oferece vantagens estratégicas para as empresas de turismo que utilizam a plataforma. O crescimento das partes envolvidas é mútuo e os benefícios são compartilhados.

Com a plataforma da Moblix, você pode não apenas vender seus produtos em outros marketplaces, mas também vender produtos de outros sellers no seu ambiente, tornando-se um marketplace. Na Moblix, não há uma taxa extra para integrar com marketplaces.

Também não existe cobrança adicional para uma empresa que utiliza a Moblix anunciar em seu ambiente produtos de sellers, ou vender produtos em outro parceiro Moblix.

 

5. Motor de reservas de experiências turísticas

Por padrão, o cliente médio que busca por itens de turismo navega em várias páginas de produtos, e as maiores taxas de conversão são geradas a partir das ferramentas de busca. Ter um motor de busca que permita ao cliente encontrar a experiência turística no dia em que ele procura é fundamental para aumentar suas vendas.

O site de uma empresa que trabalha com o turismo, seja ela uma agência de viagens ou não, tem um papel fundamental na relação com o turista.

Para promover uma boa experiência, é fundamental, também, simplificar reserva direta no seu próprio site. Com um motor de reservas integrado essa realidade é possível  

Ter um motor de reservas com uma tecnologia voltada exclusivamente para vendas de experiências turísticas pode fazer toda a diferança. As OTAs (Agências de reserva online como Booking, Expedia e Decolar) já utilizam esse conceito há tempos. No entanto, existe uma série de vantagens em possibilitar reservas diretas na sua página online. 

É verdade que algumas empresas pequenas ainda não investem nesse tipo de ferramenta de vendas. No entanto, a tendência de automatização de processos internos no turismo é uma mudança que veio para ficar.  

Entretanto, aumentar as reservas diretas não é uma meta que se alcança apenas com uma ferramenta.  O que vai melhorar a rentabilidade da sua empresa na venda de experiências turísticas é um conjunto de estratégias implementadas de forma correta e eficaz. 

Obooking engine, termo em inglês para motor de reservasé parte fundamental desse plano estratégico. Podemos afirmar, com certeza, que um motor de reservas faz diferença na estratégia de vendas de uma empresa que trabalha com turismo

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