A sustentabilidade tem se tornado necessária nos mais diversos âmbitos da sociedade, desde setores comerciais até o próprio consumo individual. Então, não seria diferente implementar essa ideia em viagens, resultando no que conhecemos por turismo sustentável.

 

À primeira vista parece impossível ver questões negativas no turismo, já que a prática é a principal ferramenta, em todo o mundo, para o movimento da economia. 

 

Mas assim como muitas práticas relacionadas ao fortalecimento do capitalismo, o turismo também pode trazer problemas significativos para cidades e países, mexendo com a estabilidade ambiental e cultural desses lugares. 

 

Quando situações como essas ocorrem, acontece o que especialistas chamam de turismo predatório. Essa prática pode, por exemplo, ameaçar práticas da cultura local de uma cidade ou esgotar recursos ambientais e naturais.

 

Essas possibilidades se tornam cada vez mais agravantes se pensarmos em um cenário mundial. De acordo com dados declarados pela Organização Mundial de Turismo (OMT), só em 2019 foram cerca de 15 milhões de chegadas turísticas no mundo.

 

Isso só demonstra a quantidade exorbitante de pessoas que entram e saem de países, possibilitando mudanças significativas nos locais em que visitam, algo que pode ser desde lixo deixado em praias, até a desvalorização de comerciantes locais e poluição de águas.

Como ajudar a desenvolver um turismo sustentável?

Embora pareça desafiador, não é impossível reverter situações de turismos predatórios, ou pelo menos ajudar a implementar maiores cuidados com os locais para onde viajamos, auxiliando não somente as pessoas que vivem naquele local, mas também a nós mesmos.

 

Ao planejar uma viagem, tenha em mente alguns pilares do turismo consciente:

 

  • Ambiente;
  • Economia;
  • Cultura e Sociedade;
  • Diversão.

 

Sobre a questão ambiental, pense sempre em resoluções relacionadas à conservação, controle da poluição, gerenciamento de resíduos e depósito errôneo de lixos tóxicos . 

 

Essa é uma questão a ser pensada principalmente pelas pessoas do local do ponto de turismo. De que modo as próprias cidades podem pensar em alternativas e ações que contribuam para a preservação de seu território, sem deixar a desejar para turistas?

 

Por exemplo, uma prática interessante é o confinamento de gado no caso de locais de grande pastos abertos para visitação de turistas. Essa ideia permite com que haja o conhecimento do lugar, sem que animais possam ser mal alimentados ou mal tratados.

 

No pilar econômico a principal atividade de incentivo é a valorização de empresários e empresas locais. Apoiar esses negócios é permitir com que aquele local se desenvolva ainda mais, além de poder oferecer boas lembranças pessoais.

 

Que tal incentivar uma loja de produtos sustentáveis, como canudos reutilizáveis, na localidade em que você está turistando? É interessante experimentar produtos novos e ainda transformar as realidades de empreendedores.

 

Esse fortalecimento também faz parte das próprias direções turísticas das cidades, que podem trabalhar para fornecer oportunidades e maiores visibilidades para trabalhadores locais. Um bom exemplo são as iniciativas de economia criativa em alguns estados.

 

Agora pensando na questão social cultural, tanto o turista quanto os próprios moradores da cidade que recebe visitas devem trabalhar para disseminar e manter tradições locais.

 

Por exemplo, ao visitar uma cidade, o turista deve respeitar a cultura local, e nisso se incluem hábitos que podem ser diferentes em outros países, questões religiosas, respeito por costumes, idiomas e outras formas de identidade local.

 

Além de ser uma possibilidade de aprendizado e descoberta por parte de quem visita uma cidade, a valorização cultural e social serve para que as cidades fortaleçam ainda mais suas tradições e histórias, passando-as para outras gerações.

 

Por fim, não se esqueça da diversão. Afinal, uma viagem é sempre uma oportunidade de desconectar de rotinas atribuladas e vidas corridas para, então, respirar novos ares e conhecer outras culturas e valores.

 

O seu divertimento pode ser ainda maior ao aliar práticas sustentáveis a viagens marcantes. Se puder, faça planejamentos em grupo, seguindo os pilares apresentados. Quanto mais pessoas ajudando no crescimento das cidades, melhor!

 

Comece suas práticas sustentáveis agora!

Muitos países mundiais acabam sendo prejudicados economicamente pelo pouco ou quase nulo índice de circulação de turistas, devido às práticas de segurança sanitária.

Apesar das consequências, a pouca circulação mundial e transporte de resíduos tóxicos serviu para que pessoas repensassem práticas pessoais e coletivas, entre elas a participação na sustentabilidade do planeta.

Baseado no que você já sabe sobre turismo sustentável e práticas predatórias, confira agora uma série de exemplos positivos, relacionados às viagens e preservações locais:

Escolha viagens em baixa temporada

Essa é uma dica muito interessante, principalmente, para quem prefere locais mais calmos e com pouco movimento. Inclusive, muitas pessoas estão pensando em não frequentar lugares cheios, em relação às épocas passadas. 

Além de ser uma escolha relacionada à proteção sanitária, é também uma maneira de não sobrecarregar cidades, com acúmulos de pessoas.

Vamos supor que, em casos de lotações turísticas, algumas cidades não conseguem oferecer serviços adequados em sua estação de tratamento de água e esgoto, o que pode levar a consequências para a própria população do lugar, bem menos para turistas.

Prefira voar direto para a cidade

Você sabia que aviões despejam no ar grandes quantidades de gases tóxicos? Isso acontece por conta dos grandes volumes de gasolina, necessários para o funcionamento adequado dessas máquinas.

Ao escolher viagens mais rápidas, ou com foco nos destinos, sem escalas, você pode evitar a grande poluição gerada pela viagem. Legal, não é mesmo?

Descarte seu lixo apropriadamente

Que tal facilitar o trabalho de empresas de coleta de resíduos sólidos ao direcionar o seu lixo para locais adequados?

Estar na cidade de outras pessoas significa respeito redobrado. Por isso, se for em praias, museus, espaços públicos ou centros históricos, procure cuidar do descarte de seu lixo corretamente.

E não precisa se preocupar se quiser, por exemplo, em se livrar de pilhas ou aparelhos celulares.

Faça uma pesquisa e procure por locais que fazem descarte de lixo eletrônico, com certeza, você encontrará um local próximo.

Apoie comerciantes locais

Está turistando em uma cidade e ficou com fome? Opte por conhecer restaurantes e comércios alimentícios de produtores e empresários locais, ao invés de ir a um fast food ou empresa de comida conhecida fora dali.

Se você não conhece muito o local, vale pedir auxílio para moradores ou guias turísticos. Eles vão te mostrar inúmeras opções de empresas.

Lembre-se que enquanto você fortalece a economia da cidade que está visitando, outras pessoas podem estar fazendo a mesma coisa no lugar onde você mora. É tudo uma questão de valorização e incentivo para que a economia continue fortalecida.

Respeite a cultura e a tradição do lugar

Um dos princípios em se fazer uma viagem é conhecer um local onde você não mora, justamente para entender e aproveitar situações e lugares da própria região.

A base desse pensamento tem a ver com as diferenças que ocasionalmente serão encontradas, visto que são locais distintos dos que estamos acostumados. Ir para uma viagem requer compreensão com o próximo e com o que a cultura dele transmite para você.

Por exemplo, ao viajar para o Oriente Médio é possível que você encontre mulheres cobertas com tecidos, das cabeças aos pés, algo totalmente diferente do que vemos no Brasil, sejam com as mulheres, com homens ou crianças.

Por uma série de questões, que incluem religião e costumes, os moradores desse local não estão acostumados em ver e conviver com pessoas que usam roupas curtas, ou até mesmo o uso de moda praia na rua de forma natural.

Ao compreender essa diferença, opte por introduzir meios termos nas suas vestimentas. Você pode usar blusas sem mangas com calça, por exemplo.

Sim, à primeira vista, modificar algo em nosso costume parece estranho e pode ser difícil de entender e pôr em prática, mas é essencial para aquela localidade continuar ou seguir o padrão respeitado por tantos moradores. 

Acostume-se a usar poucos transportes

Que tal aproveitar o turismo para cultivar práticas cada vez mais sustentáveis? Uma boa opção é andar a pé pela cidade que está visitando. 

Não somente você irá economizar com o carros de aplicativos e táxis, mas também irá contribuir com menos poluição para aquela localidade. Além disso, você já aproveita para conhecer lojas e museus nas proximidades.

Considerações finais

Até aqui você viu o quão interessante é conhecer um lugar, descobrir novas realizações pessoais e ainda poder contribuir, por exemplo, com o trabalho de uma empresa de reciclagem de papel daquela localidade. 

A partir de agora passe a planejar viagens cada vez mais sustentáveis ou evitando práticas predatórias com as cidades que você tanto gosta!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe o blog da Moblix.

Leave a Reply