O SMS Marketing vem sendo uma das principais estratégias de comunicação entre empresas e clientes nos últimos tempos. Apesar do desuso da ferramenta entre conversas pessoais, essa tem sido uma potente arma para divulgação e conquista de resultados.

Isso acontece principalmente pelo fato do SMS ser uma mensagem de fácil acesso em celulares, que estão constantemente nas mãos de usuários durante todo o dia.

Mas não apenas por essa questão a ferramenta vem sendo amplamente utilizada por uma empresa de automação residencial. A potencialidade das mensagens de texto em celulares tem sido muito melhor em comparação a outros modos mais comuns.

No entanto, para utilizar bem o SMS Marketing é preciso que a empresa fique atenta a uma série de questões, que vão trabalhar juntas para trazerem os melhores resultados possíveis aos negócios de fábrica de etiquetas personalizadas, dentre outros tipos de empresas.

 

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta, conhecendo mais sobre sua história, seu breve desuso e o resgate feito por empresas nos últimos anos. Além disso, você poderá conhecer as principais estratégias para usar dentro desse contexto.

O que é o SMS Marketing?

 

O SMS ficou mundialmente conhecido como ferramenta potente de comunicação entre pessoas que tinham celulares. Logo após a popularização dos aparelhos, foi a partir desse mecanismos que muitas pessoas conversavam durante anos, com a máxima aproximação.

No entanto, nos últimos tempos, novas tecnologias e principalmente a utilização de aplicativos de mensagem deixaram o SMS quase que em desuso, visto que a instantaneidade das respostas deixava a desejar, em comparação com outras.

Ainda assim, houve quem continuou utilizando a plataforma, e em meio a isso surgiu o SMS Marketing, estratégia de comunicação utilizada por empresas que tinham como foco a aproximação com seus clientes, de forma prática e com uma conexão favorável.

Isso porque, ainda que sem utilizar o SMS, quase todos os usuários de aparelhos celulares estão constantemente próximos de seus objetivos, sempre atentos para mensagens, ligações e até mesmo outras atividades que possam fazer, como um trabalho.

Essa situação acabou acendendo uma luz para os que trabalham com campanhas, principalmente empresas como administradora de condomínios SP Zona Sul, bem como de outras áreas de atuação.

Ao utilizarem a ferramenta, muitas empresas começaram a descobrir outras grandes vantagens em seu uso, que muitas vezes sai mais em conta do que diversas formas de comunicação com clientes, como o caso de contato pelas redes sociais.

Quais os benefícios de usar essa prática hoje?

Abaixo vamos entender alguns dos principais benefícios para quem utiliza o SMS Marketing dentro de suas rotinas de trabalho, principalmente em razão do contato com o cliente. Confira:

Baixo investimento

A contratação e implementação de uma estrutura de envios de SMS para uma base de clientes de uma empresa de piso vinílico em promoção, é muito menor do que outras formas de contato, e a partir dos resultados que traz, pode valer muito a pena.

Isso porque o SMS saiu do boom que já teve há anos, fazendo com que empresas de telefonia responsáveis pelos envios e pelo processo tornassem a ferramenta mais barata.

A prática dentro de uma empresa em relação ao uso pelos funcionários, em especial aqueles responsáveis pelo processo de envio também se tornam muito mais rápidas e menos custosas, visto que o SMS em si é algo fácil e pode ser aprendido em pouco tempo.

Alta taxa de abertura

Como dito ao longo do texto, muitas pessoas ficam com os celulares nas mãos, ou nas proximidades de onde estão durante o dia. Isso faz com que a taxa de abertura de mensagens de empresas de limpeza e conservação, além de ser alta, seja a mais rápida.

Para um negócio que tem como propósito fazer comunicações que alcancem o máximo de pessoas, estabelecendo limites para compras ou descontos, essa pode ser uma boa ideia.

Um bom exemplo disso são aplicativos de bancos ou de recargas que utilizam o SMS Marketing para lançar descontos que valem até aquele dia, surpreendendo seus clientes e fazendo com que todos optem pela abertura da mensagem e pelo uso do benefício.

Alcance considerável

Além da taxa de abertura das mensagens ser um ponto essencial para o investimento nessa ferramenta, é importante olharmos para o alcance possível que o SMS consegue ter, seja em uma cidade ou com a possibilidade de enviar a todo o país de trabalho.

Isso se dá a partir da conexão entre os celulares e as redes de uma cidade. Se pararmos para pensar, em uma grande capital do país são milhares de celulares em utilização.

Uma empresa de agência de eventos SP que precisa pensar tanto em quantidade quanto na potencialidade de uma comunicação, seja ela local ou nacional, o SMS pode se tornar uma ferramenta capaz de trazer resultados cada vez melhores.

Versatilidade

A versatilidade no SMS Marketing está na forma como ele pode ser utilizado para tratar dos mais variados assuntos com o cliente, sempre sendo da forma preferida pela empresa, no momento em que quiser, o que torna a ferramenta uma das mais queridas.

Por exemplo, uma empresa de terceirização que deseja comunicar sobre vantagens para lojistas ou de uma nova entrada de serviços na empresa pode utilizar a ferramenta.

Por outro lado, uma loja de bebidas consegue fazer uma comunicação potente sobre novos produtos e também expor informações sobre a inauguração de uma nova loja em uma cidade. Assuntos diferentes que transitam dentro de uma mesma dinâmica de comunicação.

Timing para conversas

Um dos pontos mais interessantes no SMS Marketing é a forma como ele consegue alcançar o cliente dentro de diferentes momentos, em mensagens que podem ser enviadas dentro de contextos específicos, como datas comemorativas e horários de happy hour.

Isso porque a forma como a empresa pode se conectar com o consumidor, a qualquer horário, onde quer que ele esteja, consegue trazer uma potencialidade para fechamento de negócios, muito superior a outras formas de trabalho, como um e-mail marketing.

Dessa forma, se sua empresa de climatização deseja fazer uma promoção especial em um dia de comemoração de famílias, ou em um mês de aniversário, ela pode escolher não apenas a data, mas o horário da conversa que terá com aquele consumidor.

Formas de fazer um SMS marketing com qualidade

A seguir, vamos entender algumas das melhores formas de trabalhar com o SMS Marketing, conseguindo trazer tanto uma produtividade para sua empresa quanto a melhor potencialidade de resultados que você poderá ter. Entenda mais nos tópicos abaixo:

  1. Defina os objetivos das mensagens

Sem um objetivo bem desenvolvido será mais complicado colocar em prática uma estratégia. Isso porque a delimitação vai exigir:

 

  • Linguagens próprias;
  • Públicos selecionados;
  • Horários próprios;
  • Tipo de conversa a ser desenvolvida.

 

Para uma comunicação clara e uma campanha com os melhores resultados, é ideal se ater a essas condições, muito antes de contratar uma empresa para fazer o serviço.

  1. Trace uma estratégia de envios

Quantos envios serão feitos? Em que horário sua equipe vai mandar as mensagens? Você sabe se seus clientes vão estar acordados ou ocupados para lerem uma mensagem e seguirem para seu site? Tudo isso deve ser bem pensado e respondido antes.

  1. Escolha um software de SMS

O Software de SMS é a ferramenta que será utilizada pela sua equipe para fazer os disparos para suas listas de contato, e é a partir da sua escolha e do contrato do serviço que de fato sua operação terá maior possibilidade de funcionar com exatidão.

  1. Não compre listas, crie a sua

Algumas empresas que trabalham com SMS Marketing costumam a comprar listas de contatos, ou seja, escolher os possíveis clientes que receberão as comunicações.

 

Essa, além de ser uma estratégia perigosa, pode levar seu negócio a más relações no mercado, visto que nem todo mundo que não conhece sua empresa vai se sentir satisfeito em receber algo durante o seu dia, o que causa maior distanciamento.

  1. Trabalhe um excelente texto

Como sabemos, o SMS é uma forma de mensagens curtas, que devem ser enviadas de forma focada e direta, visto que são apenas alguns poucos caracteres, e as pessoas que utilizam telefone tendem a gostar da rapidez e da facilidade de leitura.

Por isso, quando for colocar em prática, é ideal pensar no texto e em tudo o que ele vai incluir, sempre preferindo pelas poucas e boas palavras.

Considerações finais 

O SMS marketing é sem dúvida uma das mais potentes ferramentas de comunicação entre empresas e clientes, e certamente poderá trazer muito mais resultados, em um custo-benefício, em relação a outras estratégias dentro da área.

No entanto, saber de seus benefícios se faz tão importante quanto conhecer a ferramenta e utilizá-la da melhor forma possível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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