Como calcular os resultados de sua estratégia de marketing?

Da virada do século vinte para cá o mundos dos negócios, empresas e marcas veria uma verdadeira revolução ser operada dia a dia. Trata-se da estratégia de marketing digital e de todas as possibilidades que a internet trouxe consigo.

Várias mudanças aconteceram graças a isso, e foram várias as fases dessa revolução, desde a época da internet discada, passando pelo surgimento dos motores de busca, das redes sociais até chegar ao marketing de conteúdo e à atualidade.

Também são vários os aspectos mais marcantes dessa nova maneira de fazer anúncios e publicidade como um todo. A democratização é um deles, pois antes tudo era muito fechado na televisão e no rádio, hoje qualquer um pode anunciar.

Por exemplo, o Google logo se tornou uma das maiores vitrines do mundo, e qualquer um pode aparecer nele com destaque conforme sua capacidade de investimento. Também existe a chance de aparecer por otimização, sem pagar nada por isso.

De todas essas novidades uma das mais incríveis é, sem dúvida, a das métricas e mensurações que as ferramentas digitais permitem. Na prática, todo tipo de anúncio sempre prometeu algum retorno, tentando provar seu impacto de algum modo.

Contudo, imaginemos qual não é, por exemplo, o esforço para mensurar o retorno que o investimento em panfletagem pode trazer. Em si mesma a estratégia é boa e sempre pode funcionar, mas o digital tem várias diferenças consideráveis.

Hoje é possível criar uma campanha do zero, pensando detalhadamente em cada ação que vai compor o conjunto, e customizar os itens de cada movimento que for operado. E tudo isso tem vários motivos para ocorrer.

No fundo não se trata apenas de “ter os números nas mãos”, como se o foco fosse apenas fiscalizar o que foi entregue e o que não foi, ou acompanhar passo a passo a situação. Na verdade tudo gira em torno do desempenho e da performance.

Para poder performar cada vez mais, aumentando a assertividade e otimizando o tempo e os custos, é preciso ter controle total dos números e das variáveis. Assim você percebe o que funciona melhor, como atingir seu público e como converter mais.

Outro ponto é o da previsão. Além de trazer resultado no curto prazo, aumentando as vendas e os lucros, as métricas também podem ajudar a levantar o engajamento que sua marca causa, projetando um crescimento no médio e longo prazo.

Então, se você quer realmente compreender melhor como calcular os resultados de suas estratégias de marketing, e como isso poderá melhorar consideravelmente seus resultados, siga adiante na leitura.

Quais os benefícios reais e mais práticos?

Já deve ter ficado clara qual a importância de migrar para o marketing de conteúdo, bem como a importância e até algumas vantagens de lançar mão de métricas. Mas é bom nos determos um pouco mais nisso, pois é fundamental.

Não é com opiniões que você começará a fazer anúncios e campanhas em torno do seu negócio, seja ele de venda de produtos populares como alimentos, calçados e tecnologia, seja na área de serviços como uma empresa de portaria e limpeza.

As técnicas atuais seguem toda uma lógica e alguns padrões bem seguros e confiáveis. O exemplo mais forte disso é sobre a relação entre a marca e o público, já que antes essa relação era um pouco vaga e baseada em pulverização.

Atualmente as empresas têm muitos recursos que permitem estudar em profundidade seu público-alvo, também chamado persona. O bacana é que uma persona pode incluir vários perfis, e ser muito mais assertiva na hora de entender as necessidades das pessoas.

Trabalhar com uma audiência específica e não genérica já ajuda e muito cada ação de publicidade. Com isso os resultados se tornam mais claros, permitindo que as métricas indiquem qual caminho seguir, o que mudar e o que manter.

A otimização de ações e até de tempo que isso permite é enorme. Se você está na área de empresas de tradução isso pode fazer toda diferença, pois vai trabalhar com prazos justos e cada segundo será precioso.

A racionalização é outro ponto claro e objetivo, que vai muito além da opinião ou do risco. Afinal, com métricas enxutas você pode decidir, a qualquer momento, como realocar o valor de uma ação negativa em outra mais promissora.

Com esse auxílio todo que servirá de subsídio para as tomadas de decisão também vai ser possível traçar metas muito mais claras, garantindo com isso estes dois pilares tão sonhados: a escalabilidade e a sustentabilidade.

Por dentro das principais métricas da área

Não podemos confundir a necessidade de levantar os números com simplesmente ficar “acumulando dados”. Neste sentido a internet poderia se tornar uma inimiga do crescimento e não gerar mais do que dispersão e confusão.

A capacidade que ela tem de gerar informações é enorme, por isso mesmo você precisa saber filtrar. Às vezes a mensuração que é importante para o setor de consultoria em gestão de negócios não é a mesma para quem vende cursos livres.

Ou seja, cada segmento/nicho ou mesmo cada empresa com base em sua história e seu momento atual precisará definir quais métricas interessam. Ainda assim, alguns critérios são mais comuns, embora precisem ser adaptados. Entre eles:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Retorno sobre Investimento (ROI)
  • Taxa de Conversão
  • Taxa de Engajamento

O mais famoso é o CAC, até porque já era fundamental antes da esfera digital. Em termos matemáticos a operação é simples: se você adquiriu 25 clientes durante uma ação que custou 2500 reais, seu custo foi de 50 reais por cliente.

Aí é que entra o ROI, que mostra quanto cada real investido trouxe de resultado ou de receita para a empresa (em termos de percentual, basta multiplicar por 100 o resultado). Com ele você vai avaliar se valeu a pena investir na ação.

Já conversão e engajamento são típicos do universo digital. A conversão nada mais é que o número de ações obtidas, sejam pedidos nos seus serviços de contabilidade, ou orçamentos enviados ou mesmo ações que geram leads, como downloads de e-book.

O engajamento é muito importante pois não basta você se guiar por números genéricos, como visualizações em seu blog ou vlog, ou até as famosas curtidas. O importante é a interação, a capacidade de mobilizar seu público, ou seja, de engajá-lo.

O valor do planejamento e dos testes

Mas e se o resultado não estiver sendo bom? Essa pergunta é muito comum, e ainda pode ser feita de modo pessimista, como quem sugere “Mas de que adianta ter os números nas mãos se eles nunca forem bons?”.

É preciso entender que a mídia digital é apenas um meio, por trás é preciso investir em pessoas, processos e um bom produto. Se você trabalha com soluções em gestão, esteja certo de ter os diferenciais necessários para confrontar o mercado e a concorrência.

Com isso não tem como não dar certo. Se o resultado não veio depressa, invista seus esforços em planejamento e testes mais apurados. Todo mundo sabe que o planejamento é importante, mas pode acabar sendo deixado de lado devido às demandas do dia a dia.

As empresas de frete internacional, por exemplo, estão sempre na correria, as novidades acontecem o tempo todo. Mas é preciso ter alguém focado apenas na estratégia, planejando os objetivos gerais, as metas e prazos, os responsáveis por cada ação, etc.

Os testes entram nisto também: o planejamento inclui mudanças, as quais podem ir desde mudar o estilo dos textos ou scripts das campanhas, até decidir migrar de uma rede social para outra. Então é preciso ter um olhar macro também.

Bônus: como a automação pode ajudar

O que tentamos deixar claro acima é muito simples, trata-se do fato de que seu público existe em algum canto, seus clientes estão por aí, embora talvez ainda não saibam o quanto precisam de sua solução.

Outra indicação bacana para dar uma oxigenada nas estratégias de marketing digital do seu negócio de assessoria trabalhista, ou mesmo da área de serviços, produtos e até venda de anúncio (como os influencers fazem) é a da automatização.

Qualquer nicho de mercado pode tirar bons frutos da automação de processos. Uma coisa é distribuir panfletos um a um, outra é lidar com anúncios digitais que podem impactar um número invariável de pessoas, dependendo apenas de você.

Então imagine se algumas ações manuais puderem ser feitas com a ajuda de softwares e até aplicativos criados especificamente para isso. Hoje a parte operacional de gerir campanhas, configurar anúncios, editar imagens e afins pode ser automatizada.

Na área de empresas de engenharia elétrica, por exemplo, a redução da mão de obra operacional no marketing pode alocar custos em outras frentes que trarão mais resultados.

Além disso, tudo que desafoga a operação permite mais concentração em estratégias e ações inteligentes. Com isso vemos como as métricas podem ajudar e muito na hora de conduzir suas estratégias de marketing.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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