Entender o processo para abrir sua agência de turismo pode ser uma excelente maneira de aumentar sua renda. Inclusive, existem diversos modelos de empresas que podem ser abordados, e o mercado segue em constante desenvolvimento.

Entretanto, é preciso entender o processo para abrir sua agência de turismo e conseguir ter acesso a todas as vantagens oferecidas, aproveitando o mercado para conseguir uma alta taxa de engajamento.

Embora a concorrência desse tipo de negócio seja grande, o mercado de turismo segue em um crescimento gigantesco, o que garante espaço e tranquilidade para qualquer pessoa que deseja empreender na área.

Assim sendo, você pode trabalhar só com voos, ou até mesmo se especializar em atendimento para empresa de terceirização, que lida sempre com traslados e outras frentes diversas.

Importante ressaltar que um negócio de turismo lida com os diversos tipos de produtos que têm ligação com viagens, por exemplo:

  • Passagens;
  • Hospedagem;
  • Pacotes de turismo;
  • Serviços de viagem, como seguros.

Algumas empresas ainda se especializam em viagens em grandes grupos, enquanto outras buscam a personalização dos serviços. Inclusive, a locação de ônibus é um dos lucrativos meios de explorar o mercado de turismo.

Ademais, esse ramo segue crescente e aquecendo com relação a viagens nacionais e internacionais, o que é bem animador para uma pessoa que está iniciando seu processo como empreendedor. Agora, entenda quais são os processos para isso:

 

1 – Faça uma ampla pesquisa de mercado

O primeiro passo de qualquer empresa que deseja ter sucesso em seu nicho de atuação é ter uma boa pesquisa e planejamento. Você deve se atentar a diversos elementos culturais que têm impacto nesse tipo de serviço, sobretudo com relação ao mercado externo.

O objetivo de criar uma boa empresa de turismo está em sua funcionalidade. Você não precisa de gastos enormes ou um local fisico para vender seus pacotes de viagem, como já falamos em outros artigos, estar na internet ter seu próprio site nos dias atuais é uma obrigação. Entretanto, compreender o mercado em que você está inserido é fundamental.

Procure identificar o tipo de público-alvo que você quer atrair. É interessante identificar o que seus potenciais clientes têm em comum, tanto de atividades do dia a dia quanto de elementos relacionados ao negócio.

Além disso, é preciso ter capital para iniciar seu negócio. Pesquise suas necessidades para decidir contratar o serviço de factoring para empresas, por exemplo, ou qualquer outro serviço que seja necessário.

Ademais, você pode fazer pesquisas de qualidade para identificar onde os seus potenciais clientes gostam de viajar e em qual frequência. Dessa maneira, você terá informações muito mais assertivas sobre esse tipo de ação.

Se quiser resultados mais expressivos, você pode consultar uma persona. A persona é a idealização de um cliente, uma figura fictícia criada com base nas informações coletadas de seu público-alvo.

O grande diferencial de uma persona é que ela é estabelecida não só com dados físicos, como nome, endereço e idade, mas também em diversos aspectos psicológicos, como desejos, medos e vontades.

Inclusive, ter um programa gestão comercial pode ser uma excelente maneira de estruturar melhor sua empresa. Assim, você poderá praticar suas estratégias de marketing e testar novas ideias de pacotes de viagem.

 

2 – Escolha bem a sua sede

Quando estiver pensando em localização, é importante que a sua agência de turismo seja de fácil acesso. Existem diversos detalhes de localização que são apresentados através de suas pesquisas anteriores, com público-alvo e personas.

Isso identifica quais são os melhores locais para você instalar sua agência física. É importante pensar que em qualquer caso haverá vantagens e desvantagens.

Caso você opte por colocar sua sede em um grande centro urbano, é importante ter em mente que a competição é muito maior. Entretanto, a facilidade de acesso também se torna um benefício, alcançando muito mais pessoas.

Inclusive, a situação anterior acontece tanto com uma agência de viagem quanto com diversas empresas de serviços terceirizados.

Por outro lado, uma sede afastada do centro da cidade pode gerar um engajamento forte com as pessoas que moram próximas da unidade. Além disso, você ganha com tranquilidade e segurança, o que acaba atraindo mais clientes.

 

3 – Pense também na agência digital

Mesmo que você crie uma agência física, o mercado de hoje não consegue se manter sem um conteúdo digital. A internet faz cada vez mais parte da vida das pessoas, e a maioria das ações são realizadas através da internet.

Um usuário com smartphone na mão pode, em alguns segundos, comprar um pacote de viagens, de maneira completamente automatizada e pronta para o consumo. Tudo isso graças à capacidade de uma agência online.

Você pode até mesmo ter o desenvolvimento de software sob medida para alavancar ainda mais suas vendas no meio digital.

Inclusive, este modelo de negócio requer um investimento muito mais baixo que a estrutura física, em grande parte porque você não tem que lidar com uma série de detalhes como aluguel, água, luz, entre outros.

Além disso, a agência digital se mantém online o tempo todo. Isso significa que você tem uma vitrine e a possibilidade de fechar vendas 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esse tipo de recurso é uma das principais vantagens da agência digital.

No caso de sua equipe, o trabalho não é muito diferente do apresentado em outras empresas através do home office. Nestes casos, você consegue auxiliar os colaboradores cedendo equipamentos.

A Moblix por exemplo é uma empresa especialista em sites para agências de viagens, e você pode escolher um plano que mais te atende inicialmente.

 

4 – Faça a formalização da empresa

Existem alguns processos que precisam ser seguidos quando você está abrindo uma agência de turismo, em grande parte exigência do governo onde a empresa está situada.

No caso do Brasil, esses procedimentos precisam ser realizados para você conseguir um espaço maior. O primeiro passo para a abertura de empresa é a consulta comercial.

Esta é uma etapa crucial para o desenvolvimento de sua empresa, pois ela identifica se o local escolhido tem permissão para funcionar e se a atividade se enquadra dentro das possibilidades do local.

Depois disso, é realizada uma minuciosa busca para identificar se já existe algum tipo de registro de marca com o nome que você pretende usar para sua empresa. Assim, não correrá o risco de ter que mudar o nome depois de estabelecida a agência de turismo.

É realizado, então, o contrato social, documento que comprova a abertura da empresa e registra o nome de todos os sócios, junto de seus documentos para a Receita Federal.

Depois de solicitados os documentos e formulários corretos, você deve se encaminhar ao Cadastur, um cadastro específico de pessoas que atuam no setor de turismo. Esse tipo de licença é cedido pelo Ministério do turismo.

 

5 – Escolha uma boa equipe

É simples e com grandes chances de lucratividade, mas você precisa se atentar a alguns elementos primordiais e entender o processo para abrir sua agência de turismo. Um deles é a sua equipe.

O primeiro passo é organizar todos os cargos que sua empresa precisará. Definir equipes de gestão, marketing, vendas, atendimento e todos os outros recursos disponíveis para seus resultados.

Dessa maneira, você consegue escolher um grupo de pessoas muito mais especializado em suas necessidades. É importante que você também invista em sua equipe. Ações de treinamento e desenvolvimento devem ajudar a deixar todos no mesmo ponto.

Um colaborador que tem esse tipo de tratamento acaba se sentindo valorizado, aumentando sua produtividade e desejando continuar na empresa, conquistando ainda mais recursos para sua agência de turismo crescer no mercado.

Você pode até mesmo consultar linhas de crédito para novas empresas para conseguir investir em seu pessoal.

 

 

6 – Tenha vários canais de comunicação

A venda, hoje em dia, é muito menos centralizada na unidade. Com o conceito omnichannel, é possível aplicar a mesma informação em diversos canais, desde redes sociais até sites e parceiros de vendas.

Assim, você consegue abrir um campo muito mais amplo para qualquer um interessado em negociar uma viagem ou excursão com você, uma vez que estará disponível em mais meios de contato.

O conceito de multicanal amplia a percepção do cliente, que não precisará diferenciar a comunicação física da digital.

 

 

Considerações finais

Uma agência de turismo pode ser uma excelente maneira de empreender e mudar de vida, criando um negócio próspero em uma das áreas mais recompensadoras do mercado. As opções de trabalho não faltam, mesmo com uma forte concorrência.

Por isso, saber todos os detalhes da abertura de uma empresa é um passo essencial para você conseguir aproveitar melhor seus recursos, compreendendo o caminho a seguir para criar uma empresa de sucesso.

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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