Sabemos que as férias e o lazer vividos fora de casa podem se transformar em experiências úteis, tratando-se de um tipo de “recarga particular” antes da volta ao trabalho. Viajar é integrar-se a outras culturas para compensar as privações que vivemos no cotidiano.

Com a volta da abertura de praias e atrações turísticas, pessoas tornam a viajar e desfrutar das belezas naturais e materiais do mundo todo.

Por outro lado, é importante lembrar que o turismo é responsável por gerar impactos ambientais, temporais, econômicos, socioculturais, mercadológicos e humanos. Compreender esses impactos é um grande passo, para optar por destinos mais inteligentes e responsáveis na hora de viajar.

De acordo com o Ministério do Turismo, os DTI – Destinos Turísticos Inteligentes,  apresentam inovações em seus territórios através da tecnologia e sustentabilidade.

Hoje vamos nos aprofundar mais nesse assunto e entender quais os benefícios, tanto para profissionais como para os receptores de destinos turísticos.

De onde vem esse conceito?

Baseado em nove pilares a serem vistos mais adiante, o conceito nasce em 2012, pela Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão de Inovação e das Tecnologias Turísticas SEGITTUR. Com o intuito de contribuir na transformação digital, melhorando a experiência do turista e aumentando a competitividade dos destinos. 

Com o DTI, esses destinos garantem trazer mais acessibilidade aos atrativos turísticos, acesso a internet gratuita nos locais de visitação e um dos mais importantes, a melhoria na gestão de turismo. 

De certo, falar sobre turismo, é falar sobre atrativos, práticas, técnicas e habilidades existentes em um destinos que representam um território e sua identidade sociocultural. Portanto, a gestão deve ser pensada para prevenir possíveis impactos e aumentar a duração do destino turístico.

Quais são os benefícios do DTI para o destino turístico?

Somente quem está presente no destino turístico sabe de seu funcionamento e suas necessidades. Para que o acesso ao lazer seja mais conectado e responsável, é importante que as comunidades residentes se tornem protagonistas das decisões e das ações, só assim as duas partes trarão benefícios mútuos através do turismo. O DTI apresenta melhoria no uso dos destinos turísticos, com isso, ele gera a criação ou identificação de novos produtos. Com o acesso a tecnologia o destino turístico pode apresentar bens culturais, materiais e imateriais de forma digital, dando acesso aos turistas e visitantes do destino. Além de ampliar o uso sustentável no turismo através de práticas promovidas de forma digital e presencial.

Se tratando de turismo, políticas públicas e cidadania caminham juntas, esse processo de planejamento e evolução do turismo é crucial para o destino. Além disso, o turismo é incentivo ao desenvolvimento cultural, social e econômico. Com a implementação de tecnologias partindo de alguns pilares, os moradores, profissionais e visitantes passarão a valorizar seus aspectos culturais e naturais.

Tanto para o turista como para o residente esse desafio apresenta inovações pois, apresenta atenção com relação ao ambiente em que se insere e com a experiência daquele que visita determinado local. Esse conceito destaca a melhoria do desempenho turístico através da competitividade que possibilita comparar o desempenho de cada destino, incluindo sua infraestrutura, mobilidade e conectividade.

Pilares e métodos para um destino inteligente

Em um planejamento pensado de acordo com a realidade do Brasil, o Ministério do Turismo junto ao Instituto Argentino Ciudades del Futuro (IFC) da Fundação Ciudad de la Plata e a Sociedade Mercantil Estatal para Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR) da Espanha, definiram métodos através de nove pilares:

  1. Governança: Gerar confiança, gerir os bens públicos com legitimidade e governar com a participação efetiva dos atores estratégicos;
  2. Inovação: Adotar novas práticas e serviços que auxiliem na melhoria da comercialização e competitividade do destino turístico;
  3. Tecnologia: Desenvolver a capacitação e análise da informação em tempo real, contribuir com a sustentabilidade e melhorar a acessibilidade;
  4. Acessibilidade: Assegurar que qualquer visitante tenha a liberdade de viajar sem problemas com o destino, escolher a atividade de lazer de seu interesse e aproveitá-la com plena autonomia;
  5. Sustentabilidade: Proteger, respeitar, preservar e valorizar o ambiente em que se estabelece o turismo garantindo a qualidade de vida dos habitantes;
  6. Segurança: Identificar e promover medidas de controle de riscos, além de disponibilizar informações aos turistas sobre medidas de segurança para uma visita segura;
  7. Promoção e marketing: Focar no relacionamento entre o destino e o turista, apresentando experiências de valor e ações que fortalecem a imagem do destino para seu público
  8. Mobilidade e transporte: Melhorar a mobilidade e conectividade da área através da identificação de infraestrutura e de meios de transporte existentes para o destino; e
  9. Criatividade: Desenvolver criatividade nas políticas públicas, fortalecendo os ecossistemas da cultura e do turismo por meio da economia criativa.

A sustentabilidade no turismo já foi pauta de muitos artigos desde o início da pandemia, após os canais de Veneza reagirem a falta de turistas no local. Esta e outras atrações tiveram resultados positivos após o período de isolamento total que o mundo presenciou. Com isso, pensar em novas formas de trabalhar com turismo é se adaptar às novas tecnologias, mas também preservar essas atrações para as próximas gerações.

Esses pilares potencializam um planejamento que tem como visão a melhoria, conectividade e preservação do destino, através de ações de parcerias institucionais e ferramentas que contribuem para um turismo mais responsável e competitivo.

Metodologias e etapas aplicadas

São cinco fases de grande importância para um destino inteligente, as primeiras três etapas fazem parte do diagnóstico e planejamento passando pela incorporação, quando o destino assume compromisso por meio de uma carta com o Ministério do turismo, a partir disso ele passa a fazer parte do projeto.

No diagnóstico é onde o destino será analisado, seu território, aspectos e dados. Na terceira fase, passando por estratégia e planejamento, o destino irá definir seu plano de transformação seguindo os nove pilares anteriormente já apresentados. 

Na quarta etapa é chegada a hora da execução do programa. E por fim, a quinta etapa, tão importante quanto a primeira, é onde ocorre o acompanhamento para avaliar a execução e verificar a necessidade de renovações ou mudanças de ação caso necessário.

DTI na prática

Os DTI são destinos que utilizam de ferramentas que podem disseminar e sistematizar informações. Veja como exemplo, Buenos Aires na Argentina, o local tem uma plataforma digital pública que permite visualizar dinamicamente os principais dados do turismo partindo de diversas fontes de informação, assim como também na capital do Brasil, Brasília no Distrito Federal.

Outro exemplo é o projeto Innovalia, que aproxima a Inovação Tecnológica Mundial das Micros e pequenas empresas espanholas aumentando a competitividade, atraindo investimentos, incentivando a criação de novas empresas baseadas na tecnologia. O projeto desenvolve os processos de digitalização que facilitam a ligação com outras empresas.

Algumas ferramentas tais como plataformas, aplicativos, mídias sociais, e também estratégias de marketing podem levar esses destinos a terem mais visibilidade e interação.

A Moblix é uma Plataforma que contribui com os Destinos Turísticos Inteligentes. Uma plataforma de avanço tecnológico para turismo, onde profissionais e turistas possam se servir das suas diversas funções, como o motor de reservas, integração com fornecedores de produtos turísticos e métodos de pagamento, além de soluções para atendimento ao cliente.

No final do ano de 2021 a plataforma contou com algumas conquistas de grande importância para o turismo, como o marketplace onde o usuário pode facilitar a revenda de produtos de grandes empresas de turismo e ganhar comissões a cada venda concluída; possibilidade de integração com as consolidadoras Rextur e Esferatur, além de ter mais 2,2 mi acessos e vencer o projeto Catalisa Corp, por apresentar uma plataforma inovadora com intermediação de fornecedores de turismo e turistas através da tecnologia.

Essas ferramentas podem aumentar o número de buscas por serviços turísticos, além de desenvolver tecnologicamente profissionais para a competitividade que demanda o segmento.

 

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