Se você tem um site ou uma loja online, provavelmente está preocupado em indexar o seu site no Google. Mas você sabe como fazer isso?  Neste artigo, vamos explicar omo indexar seu site no Google com uma boa estratégia de SEO.

 

O que significa indexar um site no Google?

Indexar um site no Google significa fazer com que o buscador:

  • Encontre suas páginas;
  • Identifique de que se tratam seus conteúdos;
  • E os considere na hora de apresentar os resultados para um usuário que realiza uma pesquisa.

Normalmente, o Google realiza esse processo de forma automática, mas pode demorar alguns dias até que as páginas  do seu site aparecem no diretório do mecanismo de busca. Por isso, acelerar esse processo pode fazer a diferença.

 

Como saber se meu site está indexado?

Primeiramente, verifique se o seu site já está indexado no Google.

Para isso, você pode pesquisar “site:seudominio.com.br” (sem as aspas). Caso seu site já esteja indexado, você deve se deparar com uma tela mais ou menos assim:

indexação google

 

Caso não esteja, o resultado será esse:

A mesma pesquisa você pode fazer para cada página do seu site, não apenas o endereço principal, e conferir se ela já está indexada.

 

Como indexar meu site no Google?

Para acelerar essa etapa de indexação do seu site por parte do Google, você pode fazer algumas ações.

  1. Ter o Google Search Console configurado.
  2. Ao acessar o Google Search Console, cole a URL da página que você quer indexar na barra superior, onde aparece “Inspecionar qualquer URL de ‘seudomínio.com.br’”;
  3. Dar enter e observar se a página aparece como indexada ou não. Caso apareça como não indexada ou você tenha feito grandes mudanças nela, clique em “Solicitar indexação”;
  4. Aguardar a mensagem de confirmação e esperar até que o Google indexe a página.

Para que esse procedimento ocorra normalmente, é necessário que a URL esteja ativa (com código 200), marcada como index (o marcador que mostra ao Google que essa página deve ser indexada) e linkada no sitemap.xml.

 

Estratégia de SEO para a pesquisa no Google

O Google Search Console é uma ferramenta de SEO indispensável, que deve ser utilizada por todas as pessoas que possuem um site na internet.

Se você utiliza a plataforma MOBLIX, veja neste tutorial como configurar seu domínio no Google Search Console

Além disso, é por meio do Search Console que você será capaz de carregar seus arquivos de sitemap.xml e robots.txt, os quais falaremos a seguir.

 

1. Faça um arquivo sitemap.xml

O sitemap.xml, ou mapa do site, é um arquivo em formato .xml que lista todas as URLs de um determinado domínio. Ele pode ser feito manualmente ou a partir de ferramentas que fazem uma geração automática — mas que sempre deve ser conferida. Para ver o sitemap.xml de um domínio, você deve acessar “www.dominio.com.br/sitemap.xml”.

Por meio desse documento, os robôs do Google são capazes de identificar todas as páginas de um site mais rapidamente. Fazê-lo pode agilizar a indexação dos seus conteúdos.

Para fazer o carregamento do seu Sitemap, você deve acessar o Google Search Console, clicar em “Sitemap” no menu à esquerda e carregar seu arquivo. Além do carregamento, o Search Console processa o documento e aponta eventuais erros para que você possa consertá-los.

Vale destacar que o recurso do sitemap.xml é mais avançado. Caso você utilize a plataforma MOBLIX, o sitemap já é gerado automaticamente. Você só precisa indexá-lo no Google, como acabamos de ensinar.

 

3. Forneça um arquivo robots.txt

Assim como o sitemap, o recurso do robots.txt é avançado, porém importante para um site. O próprio Google possui uma ferramenta para que você possa conferir se o arquivo está correto e para enviá-lo ao servidor.

O robots.txt, de forma resumida, é um arquivo de texto em que você vai sinalizar para o mecanismo de busca quais páginas devem ser analisadas pelos robôs do Google e quais devem ser indexadas.

Esse documento é importante porque, muitas vezes, há URLs para as quais a indexação não vale a pena. Quer um exemplo de páginas desse tipo? Aquelas de login de área restrita são um caso desses.

 

4. Trabalhe o marketing de conteúdo com um blog

Você sabia que ter um blog pode ajudar suas páginas a serem indexadas mais rápido pelo Google? Isso acontece porque os conteúdos são capazes de tornar seu site uma autoridade no assunto, o que aumenta suas chances de indexação e de ranqueamento.

Além disso, a quantidade de páginas de um blog costuma aumentar com mais frequência do que as de sites que têm apenas outros tipos de conteúdo.

A plataforma MOBLIX possui uma funcionalidade de BLOG integrada, que te permite criar vários artigos específicos da sua agência de viagens.

 

5. Use o Google Analytics

Todo mundo sabe que o Google Analytics é uma excelente ferramenta para analisar métricas da sua agência de viagens.

Mas, existe algo que pouca gente sabe. Usar o Google Analytics no seu site é uma forma de fazer com que o Google te note. Isso porque, quando você vai fazer sua instalação, é necessário copiar um código do Analytics diretamente no código-fonte do seu site.

Por causa desse procedimento, como o Analytics pertence ao Google, o buscador tende a perceber seu domínio mais rapidamente — e, consequentemente, indexar suas páginas antes.

 

Assim como os links internos, os externos também são fundamentais para que seu site seja percebido pelo Google como relevante.

A ação de Link Building resume-se em conseguir backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não. O objetivo é conseguir relevância e popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento.

Por esse motivo, o trabalho de link building é importante.

Isso pode ser feito por meio da publicação de artigos como convidado em sites de terceiros, de estratégias de relações públicas para ser citado na imprensa e também pode acontecer de forma espontânea, quando outros sites indicam conteúdos ou produtos do seu.

Se você fizer um conteúdo para o YouTube, por exemplo, coloque os principais links do seu site na descrição do vídeo.

Você pode fazer o mesmo em redes sociais, principalmente no facebook.

 

Implementando o SEO no site da sua agência de turismo

Utiliza a plataforma MOBLIX e quer saber na prática como melhorar o seu resultado no Google? Acesse esse material que preparamos para vocês:

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