Qual a importância de divulgar sua agência no Instagram ?

 

Hoje em dia, praticamente já não devem existir empresários do turismo que ignorem a importância de divulgar sua agência no instagram. Porém, será que todos eles conhecem a importância de divulgar sua agência no Instagram, ou sabem como fazê-la realmente?

De fato, o Instagram cresceu muito nos últimos anos e logo se tornou uma das maiores mídias sociais do mundo. Isso aconteceu por vários motivos, os quais é preciso entender se quisermos ter bons resultados ali e entender como divulgar sua agência no Instagram.

Por exemplo, imagine alguém da área de fornecimento de brindes corporativos, certamente existem muitas soluções parecidas que já estão presentes lá. Então, quem quiser se destacar na multidão, vai precisar seguir algumas dicas especiais.

Curiosamente, a rede social foi criada em outubro de 2010, e embora sempre tenha uma ou outra novidade, continua operando com sua estratégia básica desde sempre: valorizar as imagens de qualidade, fotos de tipo selfie e textos curtos.

 

Recursos;

 

Os recursos como stories (imagens postadas em um campo fora do feed, que ficam no ar 24h apenas), a realização de lives, os famosos filtros interativos e muito mais, porém o foco permanece sendo o da foto.

Segundo estudo realizado pela Socialbakers, o Instagram é hoje a maior plataforma de compartilhamento de fotos do mundo. Em termos de audiência global de mídias similares, ele abocanhou nada menos que 31% do mercado.

Outro dado importante revelado pelo levantamento é que no mundo todo o Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, só no Brasil temos mais de 100 milhões de pessoas cadastradas, acessando quase diariamente por isso é importante divulgar sua agência no Instagram.

 

Como pode usar isso a seu favor ?

 

Agora imagine um negócio da área de empresas de serviços terceirizados, que abrange um universo de serviços, facilities e possibilidades distintas, quantas oportunidades não existem em uma plataforma como o Instagram?

Ou ainda, tal como exploraremos neste artigo, no universo de turismo, agências e viagens. Realmente, a ideia de que esse tipo de mídia social se restringe apenas ao uso pessoal, interessado em trocar fotos da festinha da família, é bastante equivocada.

Hoje há milhares de empresas  que entende como é importante divulgar sua agência no Instagram e como podem se beneficiar disso. 

O bacana é que o universo de hotéis, viagens e destinos envolve desde fotos paradisíacas dos locais de destino até serviços transversais como empresa de ônibus fretado, então a gama de oportunidades é bastante grande.

 

Por que exatamente o Instagram?

 

De fato, essa plataforma foi fundada em 2010, por Kevin Systrom e Mike Krieger, mas sua grande revolução aconteceu ao ser comprada pelo Facebook, em 2012, em uma transação que marcou a história por ter custado mais de 1 bilhão de dólares.

Porém, cada vez mais o mundo percebe como essa compra fazia sentido e como a união entre as duas plataformas ia redundar no maior grupo de mídia social do mundo.

Quem já ouviu a frase de que “Uma imagem diz mais que mil palavras” consegue imaginar qual é a principal vantagem ou benefício do Instagram.

Portanto, tudo isso é fundamental para você entender como exatamente divulgar sua agência no Instagram, cumprindo com as expectativas dos seus seguidores que já estão lá.

 

Não se trata apenas de imagens

 

Agora que já dissemos tudo sobre a importância do elemento visual nos dias de hoje, precisamos explicar algo um pouco mais complexo: um bom conteúdo de internet não se limita à imagem, nem pode fazê-lo.

Aqui entra o famoso marketing de conteúdo, que ensina a marca a gerar conteúdos originais, relevantes e de qualidade para aumentar o engajamento do seu público-alvo.

O grande segredo é criar materiais que tragam informações úteis, que ajudem realmente as pessoas, mesmo antes de elas comprarem algo ou contratarem um serviço da sua agência.

Se até uma fabrica de mochilas,  deve além de trazer fotos, imagens e vídeos de qualidade sobre seus produtos, precisaria explicar algo então uma agência é essencial que isso aconteça. 

Ou seja, dedicar tempo para criar conteúdos relevantes é tão importante quanto investir em equipamentos e programas para ter fotos de qualidade, embora muita gente se esqueça disso e se deixe levar pela importância da questão visual.

 

A importância do crescimento orgânico

 

Para divulgar sua agência, também é importante falar do crescimento orgânico, que é diferente da modalidade de crescimento por anúncios e patrocínios.

O Ads (Advertising) do Instagram permite fazer anúncios para atingir mais pessoas, porém não pense que isso será o suficiente caso seu conteúdo não cumpra as regras explicadas acima.

Qualquer segmento pode e deve ter uma lista de temas para desenvolver, seja uma loja de roupas ou uma empresa de fomento mercantil. No caso de agências, hotelaria e viagens algumas sugestões infalíveis são:

  • Cruzeiros para formandos;
  • O próprio marketing turístico;
  • O turismo gastronômico;
  • Globalização e turismo;
  • Responsabilidade jurídica da área;
  • Atendimento em hotelaria;
  • Turismo e economia do país;
  • Turismo para a terceira idade;
  • Crescimento de companhias aéreas;
  • Transformação digital na área;
  • Ecoturismo e vivência ambiental.

Enfim, há uma série de temas e dicas que podem servir como material para ações ou mesmo campanhas de marketing.

 

Definir o público que quer atrair

 

Também não é possível falar sobre divulgação da agência no Instagram sem compreender o público-alvo de maneira estratégica e sistemática.

Isso quer dizer que não basta o famoso “eu conheço meu ramo”, é preciso aprofundar o público-alvo por meio dos grupos de pessoas do seu interesse, a profissão delas, o poder aquisitivo, a questão demográfica e tudo o mais.

Depois, saiba que esse é apenas o começo. O segredo está em definir os perfis da sua persona, que nada mais são do que dois ou três perfis semifictícios, com nome, foto e todos os demais detalhes possíveis.

Toda empresa hoje faz isso. Imagine um consorcio de veículos contemplados, ele precisa compreender quais plataformas digitais sua persona acessa, como ela consome novidades, quais redes sociais prefere e até mesmo o que faz nas horas vagas.

 

Utilizando as ferramentas do Instagram

 

É fundamental retomar o ponto de que cada rede social tem suas regras próprias, assim como o Instagram é focado nas imagens e no aspecto visual.

A consequência estratégica disso é bem simples: você precisa utilizar todas as ferramentas que estiverem ao seu dispor, como as famosas hashtags.

Assim, uma empresa de dedetização precisa saber quais são as mais acessadas do seu segmento, pois isso funciona como uma palavra-chave de pesquisa.

Elencando as top 5 mais utilizadas que deverão constar em todos os seus posts, além de outras esporádicas, como um material específico sobre um país ou um assunto que nem sempre é tratado.

Além disso, também há outros recursos, como os stories e os filtros que ele permite aplicar, gerando conteúdos mais informais, descolados e que atraem bastante gente.

Uma regra de ouro é criar os “Destaques” dos seus stories, que são pastas que ficam abaixo da biografia do perfil.

Considerações finais

 

Tudo o que dissemos acima deixa claro como é perfeitamente possível aprender como divulgar sua agência no Instagram, aproveitando para isso os melhores recursos disponíveis.

Lembrando que isso diz respeito tanto a algumas estratégias clássicas de marketing (como a aplicação da persona de público e o marketing de conteúdo), quanto aos próprios recursos e ferramentas do Instagram.

O fundamental é compreender que não se trata apenas de imagens e aspectos visuais, assim como o crescimento orgânico e o impulsionado podem andar de mãos dadas. Com tudo o que explicamos, vai ficar ainda mais fácil dominar essas táticas.

 

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Por hoje é isso gente, até a próxima! 🚀

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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