Em suma, a automação de vendas implica em automatizar as tarefas repetitivas (e muitas vezes mundanas) que ocupam o tempo dos profissionais de vendas.

Esses e-mails de acompanhamento, solicitações de assinatura, detalhes de preços e muito mais podem ser facilmente automatizados em tempo real usando software de automação de vendas.

Não é segredo que as equipes de vendas gastam muito tempo nesses tipos de tarefas manuais, que podem ser automatizadas para poderem se concentrar no fechamento de negócios.

Por que você deve automatizar?

A automação de vendas e marketing é um sonho para os vendedores, pois libera seu tempo das tarefas essenciais, mas não produtivas, que atrapalham seu funil de vendas.

No entanto, não precisa permanecer um sonho rebuscado, pois pode facilmente ser a sua realidade, basta seguir algumas recomendações e ter um time de serviços em TI (tecnologia da informação) para te ajudar nessa empreitada.

Como funciona a automação de vendas

A automação de vendas pode ser inserida em diversas etapas do funil de vendas, que envolve a jornada do cliente até o momento da compra. Sendo assim, confira como a automação pode ser aplicada em cada etapa.

Consciência

O objetivo aqui é criar algum tipo de ativo que capte a atenção do seu público-alvo. E, o mais importante, você deseja obter o endereço de e-mail deles, para poder executar a venda de areia para construção, por exemplo.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar um atrativo de público (ímã de chumbo), como um e-book ou modelos que alguém possa usar. 

O conteúdo ficará por trás de um formulário em uma página de destino, onde os clientes em potencial precisarão inserir suas informações antes de acessá-lo.

Não se esqueça de que seu ímã de chumbo precisa estar relacionado ao seu produto ou serviço. 

Por exemplo, se você trabalha para uma empresa de automação comercial, seu ímã de potenciais clientes deve estar relacionado ao design e funcionalidade para garantir que você esteja atraindo o tipo certo de leads.

Consideração

Nesse ponto, você terá leads em seu funil e todos os endereços de e-mail. Configure uma série de criação de e-mail automatizada para enviar em intervalos regulares para você poder continuar sendo o principal e instruir os clientes potenciais sobre sua oferta. 

Não seja muito agressivo ou exageradamente vendedor neste momento, pois assim o cliente pode se sentir encurralado com a venda de móveis para escritorio, por exemplo, e desistir de avançar no funil.

Você também saberá que seus leads estão interessados ​​em conteúdo, portanto, seus primeiros um ou dois e-mails podem direcioná-los para postagens de blog sobre um tópico semelhante. 

Então, o terceiro e o quarto e-mail podem começar a apresentá-los ao seu produto, compartilhando uma visão geral de alto nível dos benefícios.

Decisão

Agora é a hora de fechar o negócio. Seus leads mostraram interesse em seu conteúdo e passaram por toda a sua série de incentivos. 

O último e-mail da série deve ser de venda difícil e deve incluir algo para fechar o negócio, como uma demonstração do produto, consulta gratuita ou desconto especial. 

Este exemplo de automação de vendas não funcionará para todos, portanto, se alguns leads não forem convertidos, você poderá criar uma sequência de criação separada especificamente para eles e verificar novamente em seis meses com outra oferta.

Como usar a automação de vendas on-line

Ter uma plataforma de automação de vendas pode beneficiar sua empresa de várias maneiras. Ele agiliza o processo de vendas, pois as equipes podem contar com sua estratégia para gerenciar o funil de vendas e campanhas de e-mail, por exemplo.

1. Criação de registro

Primeiramente, é necessário solicitar o cadastro de cada cliente em potencial. Este processo pode ser facilmente automatizado para economizar tempo.

Ter um sistema de automação de vendas na forma de criação de registro gera um novo registro de contato sempre que um formulário é preenchido por um lead ou quando um cartão de visita é carregado no sistema.

Dessa forma, evita-se que os representantes de vendas tenham que inserir manualmente todos os seus novos dados cada vez e a sua venda de climatizadores, por exemplo, se torna mais prática.

Depois que esses registros são criados, eles podem ser marcados e segmentados para facilitar a manutenção de registros e relatórios.

2. Comunicação cliente / cliente potencial

Outro grande exemplo de automação de vendas é conseguir nutrir relacionamentos com o cliente, mantendo-se conectado e distribuindo conteúdo através de marketing ou sequências de e-mail pessoal. 

Os representantes de vendas também podem programar sua linha de negócios para deixar mensagens automáticas de ausência quando estiverem atendendo a outro cliente ou ativarem o modo “não perturbe” após fazer o logoff do dia.

Outra opção é ter um CRM (Customer Relationship Management) com recursos de mensagens de texto para você poder automatizar mensagens de texto personalizadas com informações de compromissos e lembretes.

3. Modelos de e-mail e automação

Outra importante dica é conseguir preencher modelos de e-mail predefinidos pode economizar horas no dia de um representante de vendas. Você pode escolher com uma variedade de diferentes cenários correspondentes com aplicativos. 

4. Agendamento 

Empregar um recurso de agendamento e compromissos em uma plataforma de automação de vendas garante que nada seja perdido. 

Se tratando de uma consulta para um novo cliente ou uma reunião de acompanhamento, a programação descomplicada evita que os representantes de vendas dupliquem a reserva acidentalmente ou percam compromissos.

Já se foram os dias em que as mensagens precisavam ser trocadas e para trás para comprometer o horário de uma reunião.

5. Relatórios

O uso da análise de vendas automatizada oferece aos representantes de vendas uma visão geral:

  • Das conversões de vendas
  • Preenchimentos de formulários
  • Taxas de abertura de e-mail
  • Taxas de cliques
  • Desempenho de marketing
  • Campanha e engajamento de contato 

Em vez de vasculhar pilhas e pilhas de dados, simplesmente aproveite o recurso de relatórios de vendas do sistema para controle de loja para monitorar a receita de leads e produtos, histórico de atividades, pedidos e faturamento, etc.

6. Faturamento

Com pagamentos e faturamento automatizados, você pode criar um sistema de venda automatizado que aceita cartões de crédito, envia faturas e rastreia quem pagou e também um sistema para emissão de nota fiscal de modo a regularizar automaticamente.

Sua empresa pode receber pagamentos e enviar faturas 24 horas automaticamente, mesmo depois do expediente, quando seus representantes de vendas não estão disponíveis. 

Ao enviar lembretes automatizados amigáveis, você pode até mesmo sair da cobrança de contas e ver os pagamentos efetuados por conta própria. Além disso, pode buscar automação de processos RPA para emissão de recibos e notas.

Benefícios da automação do processo de vendas

A automação é um processo que ajuda os empreendedores a economizarem tempo para tratar das vendas com os clientes, e tornam o processo mais fácil. Portanto, confira quais os benefícios que essa prática pode lhe trazer.

Automatizar a geração de leads garantirá que novos leads continuem a entrar em seu funil de vendas

Em vez de gastar horas tentando encontrar novos leads, você pode automatizar todo o processo por meio de campanhas de e-mail frio, prospecção de mídia social, ligações de vendas, discadores automáticos, mensagens de correio de voz ou anúncios direcionados.

Existem muitos softwares de automação do processo de vendas para realizar todas essas coisas e muito mais, para você poder dedicar seu tempo conversando com clientes em potencial.

Manter dados precisos do cliente

Ferramentas de automação de vendas, como software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e inteligência artificial (AI), trabalham juntas para criar perfis de clientes em seu banco de dados.

Se você usar as ferramentas certas, esses dados devem ser sincronizados e integrados perfeitamente entre as plataformas. 

Quando você visualiza um lead ou cliente em seu CRM, deve conseguir ver todas as interações que ele teve com sua marca, desde visitas a sites até bate-papos ao vivo e aberturas de e-mail.

Previsão e relatórios consistentes em sua organização

Todos nós sabemos que você não pode rastrear o que não mede, e isso é difícil de fazer quando não há sistemas confiáveis ​​instalados.

A utilização da automação de vendas torna a previsão consistente e a geração de relatórios precisos mais fáceis para as equipes de vendas saberem exatamente o que há no funil (pipeline) a qualquer momento.

Isso ajudará os gerentes de vendas a rastrear as atividades de vendas e ver o quão longe cada representante de vendas está no ciclo de vendas de um determinado negócio e o que eles esperam fechar no final do mês ou trimestre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply