Apesar de ter sido duramente afetada pela crise causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a indústria da aviação é uma parte muito importante da economia global, pois todos os anos milhões de pessoas voam para vários destinos em todo o mundo. Por isso elaboramos este guia com as 10 melhores APIs de Voos atualmente disponíveis no mercado.

Com o passar dos anos, o processo de reserva e rastreamento de voos se tornou muito mais fácil e automatizado. Esse grau de facilidade é resultado direto do fato de as companhias aéreas e agências de viagens permitirem que terceiros aproveitem sua infraestrutura por meio de APIs (Application Programmable Interfaces).

Fizemos um levantamento das melhores APIs do Voo atualmente disponíveis no mercado. Ao elaborar essa lista, classificamos as APIs com base nos critérios a seguir.

  • Recursos da API: avaliamos os vários recursos disponíveis em cada API e que a tornam atraentes para as empresas;
  • Facilidade de uso: ao considerar isso, investigamos a documentação da API e examinamos completamente como era fácil de entender. Também verificamos suas comunidades de desenvolvedores e vemos o nível de atividade.
  • Preço e disponibilidade: avaliamos o custo de uso de cada uma das APIs e o grau de dificuldade para acessá-las.

Por fim, criamos a seguinte lista das 10 melhores APIs de Voos:

 

As 10 melhores APIs de voos

 

1. API de Voos da Moblix

API de voos

A MOBLIX desenvolveu uma das maiores plataformas de ecommerce especializada no mercado de turismo do mundo. Ela é responsável, também, pelo TRIVELO, metabuscador de passagens aéreas disponível em mais de 40 países.

A API da MOBLIX ficou em primeiro lugar por conta de um diferencial: é a única API do mercado que disponibiliza os dados dos voos em cada programa de fidelidade.

Recursos de API: Permite que os desenvolvedores obtenham acesso dinâmico a conteúdo de classificação atualizado e sites de viagens selecionados. Esta API é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta um formato de resposta JSON e formato de solicitação JSONP, URI Query String / CRUD. A API da MOBLIX emprega um modelo de autenticação de chave API. A API disponibiliza dados e tarifas das principais cias aéreas nacionais (Azul, Latam e GOL), passagens aéreas com milhas conforme o programa de fidelidade (Tudo Azul, Latam Pass, Smiles, Livelo e Miles and Go TAP), e a taxa de embarque de voos nacionais e internacionais.

Facilidade de uso: o conteúdo da API do TripAdvisor não está disponível publicamente e destina-se apenas a parceiros licenciados.

Preço: Pago, a API é cobrada por faixa de requisições. Os desenvolvedores devem entrar em contato com a MOBLIX para opções de preços

 

2. API do TripAdvisor

tripadvisor

O TripAdvisor é um dos maiores sites de viagens do mundo. Com 702 milhões de análises e opiniões cobrindo a maior seleção do mundo de listas de viagens em todo o mundo.

Recursos de API: Permite que os desenvolvedores obtenham acesso dinâmico a conteúdo de classificação atualizado e sites de viagens selecionados. Esta API é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta um formato de resposta JSON e formato de solicitação JSONP, URI Query String / CRUD. A API do TripAdvisor emprega um modelo de autenticação de chave API.

Facilidade de uso: o conteúdo da API do TripAdvisor não está disponível publicamente e destina-se apenas a parceiros licenciados.

Preço: A API é oferecida gratuitamente.

 

3. API do Skyscanner

Skyscanner API

Skyscanner é um site líder global de pesquisa de viagens, e permite aos usuários acessar milhões de opções de viagens com os melhores preços.

Recursos da API: a API do Skyscanner permite que os desenvolvedores integrem facilmente seus aplicativos à plataforma para obter todos os dados de voo disponíveis. Ele emprega um modelo de autenticação de chave API. E é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta JSON, formato de resposta XML e JSONP, formato de solicitação URI Query String / CRUD.

Facilidade de uso: Skyscanner tem uma comunidade muito ativa de desenvolvedores e uma documentação bem detalhada.

Preço: o uso desta API é gratuito.

 

4. Expedia API

Expedia API

De propriedade do Expedia Group, expedia.com é um site de reservas de viagens usado principalmente como agregador de tarifas de viagens e mecanismo de metabuscador de viagens.

Recursos de API: Com a API Expedia, os desenvolvedores podem integrar funcionalidades avançadas em seus aplicativos, permitindo que os usuários visualizem e acessem facilmente informações como disponibilidade, taxas, restrições, notificação de reserva, recuperação e confirmação, tudo de um aplicativo de terceiros. Ele emprega um modelo de autenticação de chave API e é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Suporta formato de resposta XML e formato de solicitação JSONP, URI Query String / CRUD.

Facilidade de uso: esta API está bem documentada com uma crescente comunidade de desenvolvedores para que os desenvolvedores possam ter certeza de ter todas as suas perguntas em seus fóruns da comunidade de desenvolvedores

Preço: A API é oferecido gratuitamente.

 

5. Kayak API

Kayak API

Com sede em Stamford, Connecticut, Estados Unidos. Kayak é um agregador de tarifas de viagens e mecanismo de metabusca operado pela Booking Holdings.

Recurso de API: permite que os desenvolvedores integrem pesquisas e resultados do kayak.com em seus aplicativos da web e aplicativos móveis.

Fácil de usar: o kayak fornece documentação abrangente e outros recursos para facilitar a implementação da API em seu aplicativo da web ou móvel.

Preço: grátis, apenas para parceiros credenciados.

 

6. British Airways API

British Airways API

Fundada em 1974, a British Airways é a companhia aérea de bandeira do Reino Unido e a maior companhia aérea do Reino Unido

Recursos da API: Esta API permite que os desenvolvedores acessem dados de voos e outras informações relevantes de voos e viagens e integrem esses recursos em seus próprios aplicativos. Ele emprega um modelo de autenticação de chave API e é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Suporta JSON, formato de resposta XML e formato de solicitação URI Query String / CRUD.

Facilidade de uso: esta API está bem documentada com uma crescente comunidade de desenvolvedores para que os desenvolvedores possam ter certeza de ter todas as suas perguntas em seus fóruns da comunidade de desenvolvedores

Preço: pago; os desenvolvedores devem entrar em contato com a British Airways para opções de preços

 

7. Emirate Airline API

Emirates

Fundada em 1985, a Emirates Airlines é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos e a quarta maior companhia aérea do mundo

Recursos da API: A API da Emirate Airline permite que os parceiros de distribuição do emirado se conectem diretamente ao sistema de reserva do host da Emirates fornecer acesso à disponibilidade, preços, compras e emissão de bilhetes, além de facilitar as vendas auxiliares de excesso de bagagem, vistos, serviço de motorista e muito mais. A API Online B2B usa mensagens XML padrão da indústria.

Facilidade de uso: não há documentação de código aberto disponível para usar esta API

Preço: os parceiros de distribuição devem entrar em contato com a Emirates para obter as opções de preço total

 

8. Lufthansa API

Lufthansa Open API

Fundada em 1953, a Lufthansa é a principal companhia aérea da Alemanha e uma das maiores companhias aéreas do mundo.

Recursos da API: a API da Lufthansa oferece aos desenvolvedores acesso a vários conjuntos de dados, incluindo códigos de país, cidade e aeroporto; horários de voos. Ele emprega um modelo de autenticação de chave API e é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta JSON, formato de resposta XML e JSONP, formato de solicitação URI Query String / CRUD.

Fácil de usar: a Lufthansa garantiu que esta API seja totalmente de código aberto, fornecendo uma documentação muito fácil de entender com muitos códigos de amostra.

Preço: grátis

 

9. Travel Time API

Traveltime api

TravelTime é uma plataforma que ajuda os usuários a encontrar locais pelo tempo de viagem, ao invés da distância. Ele pode filtrar pontos de interesse por tempo de viagem e mostrar mais de um formato de viagem por vez.

Recursos da API: A API TravelTime ajuda os usuários a encontrar locais por tempo de viagem, em vez de usar a distância “em linha reta”. A pesquisa baseada no tempo oferece aos usuários mais oportunidades de personalização e uma pesquisa mais relevante. Ele emprega o modelo de autenticação de chave HTTP Basic API e é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta formatos de resposta XML, JSON e formato de solicitação URI Query String / CRUD.

Fácil de usar: oferece uma documentação fácil de seguir que permite implementar a API de maneira integrada e em minutos.

Preço: A API é oferecido gratuitamente.

 

10. Fareportal API

Com sede na cidade de Nova York, a Fareportal é uma empresa de tecnologia de viagens que opera e gerencia diversos sites de viagens.

Recursos da API: A API do Fareportal permite que os desenvolvedores trabalhem com o backend de programas de viagens novos e existentes que incluem pesquisa e reserva de voos, hotéis e aluguel de carros. Ele emprega o modelo de autenticação de chave HTTP Basic API e é uma API de propósito único, com uma arquitetura RESTful. Ele suporta formatos de resposta JSON e formato de solicitação URI Query String / CRUD.

Fácil de usar: o Fareportal fornece documentação muito detalhada e fácil de ler, com muitos códigos de amostra.

Preço: A API é oferecido gratuitamente.

 

Esta é a lista das 10 melhores APIs de voos elaborada pela MOBLIX. Esperamos que você encontre uma API que possa usar para adicionar muito mais funcionalidades ao seu aplicativo.

 

Melhores API de Voos e Plataforma de ecommerce para o turismo

Agora que você já conhece as 10 melhores APIs de voos do mercado, deve conhecer também a MOBLIX, única plataforma do Brasil especializada no mercado de turismo. É uma plataforma de e-commerce robusta e flexível, que permite fácil integração com as principais fornecedores do mercado de turismo e demais soluções do ecossistema.

Trata-se de uma plataforma específica para Agências de Viagens Online (OTA) para que as agências de viagens possam vender bilhetes aéreas com milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.).

Leave a Reply