O marketing de influência é uma estratégia muito funcional para qualquer empresa na atualidade, inclusive agências de viagens. Afinal, ao lidar com a figura do influenciador, você consegue expandir seu público para novos mercados e conquistar um posicionamento muito melhor.

Entretanto, a figura do influenciador digital é recente. Com os avanços tecnológicos ocasionados pela transformação digital, pessoas influentes na internet começaram a ganhar mais destaque, sendo uma importante ferramenta de marketing para vender, por exemplo, canecas de acrílico personalizada.

Estas pessoas utilizam sites, blogs e suas redes sociais para se comunicarem com o público, criando uma audiência por conta do interesse das pessoas em conhecer mais desses influenciadores.

Quando uma pessoa produz conteúdo na internet, tem grandes chances de seus seguidores consumirem os produtos e serviços indicados pelo influenciador. Dessa forma, você tem um impacto muito maior em suas vendas ao trabalhar nesse modelo de mercado.

 

O que é marketing de influência: saiba como funciona e por que agregar a sua estratégia

Em um ambiente cada vez mais competitivo, destacar-se é fundamental para que sua empresa consiga conquistar uma posição de liderança, que garantirá não só a saúde financeira da empresa, mas também a geração de lucro, ideal para seu crescimento.

Contar com a ajuda de um influenciador, entretanto, pode ser um grande diferencial. Principalmente porque o produtor de conteúdo pode oferecer inúmeras vantagens, como:

  • Atrair novos clientes;
  • Gerar maior valor para a empresa;
  • Retenção e fidelização;
  • Influência na decisão de compras de clientes.

O conceito de um influenciador está intimamente ligado à confiança depositada nele por seus espectadores. Por isso, esse tipo de ação é fundamental ao trabalhar com, por exemplo, confecção de uniformes, bem como qualquer outra frente.

Quando a marca identifica essa ligação, principalmente se o influenciador estiver falando de um nicho do qual a empresa representa, esse tipo de impacto pode ajudar muito em sua estratégia de marketing digital.

Por isso, buscar a identificação é mais importante para o marketing de influência do que de fato conseguir um influenciador com um grande número de seguidores. O ideal é apresentar uma experiência satisfatória.

 

Entenda mais sobre a figura do influenciador

O digital influencer é uma pessoa com alto impacto em algum tipo de mídia digital. Normalmente, são pessoas com forte engajamento nas redes sociais, possuindo diversos seguidores, que se atentam a seu conteúdo e suas publicações, sobre, por exemplo, sua empresa de eventos corporativos.

Eles estão nos mais variados segmentos possíveis, desde a moda e a beleza até nichos como esportes ou mundo geek. Essas pessoas normalmente são seguidas por outras com interesses similares, o que pode gerar uma identificação maior.

Existem diversos tipos de influenciadores, desde a celebridade, com milhões de seguidores e um engajamento, às vezes, até internacional, até os micro influenciadores, que são pessoas com um conteúdo mais regionalizado, mas que ainda assim possui um público fiel.

Os tipos de influenciadores servem para você conseguir compreender o nível em que cada um está, bem como o tipo de influenciador que sua empresa receberá mais benefícios, uma vez que existem diversas ações que você pode usar essa influência.

 

Como escolher ?

Os influenciadores gigantes, com seguidores na casa dos milhões, são excelentes para anunciar um plano ou ideia. Esse tipo de influenciador é indicado toda vez que você quer tentar algo novo, uma vez que a notícia se espalhará de modo viral sobre sua agência.

O importante nesse tipo de colaboração é a quantidade de acessos, puros e simples. Entretanto, para conseguir informações mais complexas e conversões em vendas em, por exemplo, sua loja de produtos de limpeza, o ideal é trabalhar com influencers menores.

Embora os números dos micro influenciadores sejam muito menores do que os outros, os consumidores deste conteúdo são muito mais fiéis. Por conta disso, estes influenciadores têm um peso maior na tomada de decisão das pessoas que acompanham o conteúdo.

Então se você deseja vender mais, apostar em influenciadores menores pode trazer resultados muito mais interessantes para sua empresa como um todo. O micro influenciador soa como uma pessoa real, o que acaba agradando ainda mais o público.

As pessoas gostam de se sentir próximas daquilo que consomem, por isso é importante você entender como funciona o marketing de influência quando desejar começar a realizar ações com produtores de conteúdo de, por exemplo, outsourcing contábil.

Motivos para usar o marketing de influência

Quando você usa uma voz conhecida para passar uma mensagem de sua empresa, consegue um resultado muito mais satisfatório de conversões. Esse tipo de acesso favorece muito a marca e ajuda a posicionar melhor sua corporação no mercado.

Cada situação, entretanto, é única, e você deve se atentar a alguns elementos básicos de segmentação. Então, para conseguir entender melhor o que pode ser realizado, entenda alguns dos principais motivos para investir nesse tipo de marketing:

 

Facilidade de acesso

Os influenciadores são pessoas altamente acessíveis. Trabalhar com esse tipo de colaboração não requer um orçamento grande, ou mesmo vínculo com uma agência, dado que muitos influencers são autônomos.

A negociação neste caso é direta com os profissionais, que colocarão os melhores elementos para conseguir fechar a parceria e começar a divulgar sua marca de, por exemplo, acessórios pet atacado.

Além disso, como existem muitos influenciadores de nichos diferentes, você pode escolher o que melhor se encaixa.

Dessa forma, você consegue encontrar um bom profissional que se alinha a seu orçamento e atinge o segmento que você está tentando alcançar, conseguindo uma conversão muito maior de clientes para a empresa.

Para conhecer estes influenciadores, entretanto, você precisa estar presente nas redes onde ele se encontra.

Assim, sua empresa tem uma visão de antemão do trabalho sendo apresentado e do impacto que o influenciador tem em seus clientes de, por exemplo, fretado para empresas.

 

Trabalha a confiança do público

A confiança é um passo essencial para qualquer empresa. Seus clientes devem se sentir seguros e confortáveis para conseguir comprar o que você está oferecendo, e esse tipo de ação leva um tempo para acontecer.

Entretanto, uma das grandes vantagens do influenciador é que o público consome o que ele tem a oferecer, normalmente, por essa relação de confiança já estar estabelecida.

Neste caso, é comum que o público do influenciador siga o conselho ou indicação dele com relação a, por exemplo, alguns serviços de mecânica ou outra frente.

Essa proximidade entre o influenciador e a audiência passa uma sensação de intimidade maior, que gera a segurança necessária para o consumidor procurar o produto ou serviço em questão e adquiri-lo.

Se a experiência do cliente for satisfatória depois do contato com o influenciador, o próprio cliente acaba se tornando mais próximo da marca, começando a promovê-la em suas redes de amigos e familiares.

Atinge as pessoas certas

Uma das grandes vantagens da segmentação é que você consegue acessar as pessoas que deseja desde o princípio. Então, ao encontrar o produtor de conteúdo certo, você encontra pessoas que já estão interessadas.

Assim, o trabalho dele acaba sendo apenas dar um empurrão para estimular a compra de um determinado produto ou serviço. Você consegue um mapeamento muito melhor de seus clientes com a ação incisiva de um influenciador.

Normalmente, o público do produtor de conteúdo passa informações para ele. É como o processo de lead no marketing virtual, onde você aprende mais sobre o público, mas sem a necessidade de trabalhar em cima destas pessoas.

O próprio influenciador será a pessoa a interagir e conquistar o público, que já vem pronto para você afetar com suas ações em uma parceria. Por isso, é importante conversar com o produtor antes de firmar um acordo, identificando quem é o público dele.

 

Melhora sua imagem

O marketing de influência vai muito além de conquistar novos clientes. Você acaba conseguindo conquistar uma imagem muito melhor estabelecida, uma vez que mesmo aqueles que não fecharam negócios com você, conhecerão sua marca.

Por isso, é fundamental identificar o potencial de expansão que um influenciador traz até você, conseguindo conquistar uma boa parcela do público dele, ainda que não consumam de imediato.

Esse aumento na imagem gera o interesse necessário para que muitas pessoas tomem um primeiro passo rumo à ação. Dessa maneira, você pode explorar melhor sua capacidade de ampliar seus resultados.

Além disso, as páginas de busca e redes sociais começam a identificar melhor sua empresa quando você tem uma parceria com um influenciador, uma vez que as informações começam a se cruzar.

 

Considerações finais

O marketing de influência tem um importante papel no marketing digital. Através dessas ações, você consegue explorar melhor o seu conteúdo e atingir novos públicos, que antes não teria oportunidade.

Por conta disso, é fundamental trabalhar com sabedoria quando lidar com esse tipo de influenciador. É preciso escolher profissionais que se alinhem a sua missão, visão e valores, bem como encontrar uma parceria de qualidade nesses moldes, para evitar qualquer problema.

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Por hoje é isso gente, até a próxima! 🚀

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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