O WhatsApp corporativo tem sido cada vez mais utilizado por empresas, fazendo jus à fama de seu produto primário, o WhatsApp, um aplicativo de conversas instantâneas que modificou a forma como todos interagem hoje em dia, graças ao poder da internet.

No caso do corporativo, a popularidade tem sido extrema por parte de companhias, que utilizam essa ferramenta para criar um canal de comunicação próprio para empresas.

De modo geral, podemos dizer que empresas de transporte de carga que trabalham com essa ferramenta conseguem fazer um atendimento tão interessante quanto o que fazem pessoalmente, conseguindo atingir pontos até então inexistentes de análise interna.

É o caso, por exemplo, de uma funcionalidade na ferramenta que consegue mostrar alguns resultados de vendas fechadas pelo aplicativo, ou horários de maior contato na plataforma.

Os benefícios, porém, podem ser muito mais interessantes, chegando até mesmo a conduzirem um melhor relacionamento pós-venda e disseminação de conteúdos. No artigo a seguir vamos te mostrar  como usar o Whatsapp corporativo para promover sua agência de viagens. 

 

O que é o Whatsapp Corporativo?

 

O WhatsApp Corporativo é uma ferramenta que viabiliza um canal de atendimento para clientes, promovendo uma vasta personalização, por exemplo, por uma transportadora em São Paulo, apresentando possibilidades diversas para o cliente e vendedores.

É importante sabermos diferenciar esse WhatsApp do comum, utilizado por grande parte dos usuários de aparelhos celulares, para que possam se comunicar com outras pessoas.

Ao surgir e logo se tornar popular, o WhatsApp convencional mudou completamente as maneiras de contato entre pessoas, colocando como a base de uma comunicação que antes era mais demorada por SMS ou ligação, a relação instantânea de mensagens.

Isso fez com que logo empresas pudessem ver uma oportunidade de estar dentro do canal, já que grande parte dos clientes em geral passaram a querer se comunicar pelo WhatsApp.

Com o corporativo, esse contato continuou sendo a base da comunicação, mas contando com atualizações que pudessem deixar todo o processo de troca entre empresa e cliente muito mais profissional e voltado a um atendimento real, similar ao presencial.

Quais as principais funcionalidades dessa ferramenta?

Até aqui você já sabe que o WhatsApp corporativo apresenta algumas funcionalidades diferentes da versão tradicional, promovendo uma melhoria no contato entre, por exemplo, uma fábrica de produtos de limpeza com seus clientes acessando a plataforma.

 

Vamos entender mais sobre algumas dessas funções:

Perfil da empresa

Com o WhatsApp corporativo é possível colocar um perfil da empresa dentro do próprio aplicativo, viabilizando informações que podem ser importantes para que o público saiba mais sobre a empresa e possa de fato tirar suas dúvidas quanto a questões sobre:

 

  • Horário de Funcionamento;
  • Localidade;
  • Produtos oferecidos;
  • Área de trabalho.

 

É como se de fato o consumidor pudesse ter acesso a todas as informações que poderia encontrar em uma pesquisa no Google, só que tendo esses dados de maneira mais rápida.

O mais interessante dessa funcionalidade é que a empresa pode informar ainda que não esteja em funcionamento, trazendo informações ao público, que podem ser resolutórias e prover uma forma de atendimento ainda que não seja em tempo real, ou ao vivo.

Mensagem automática

Ainda dentro das formas de atendimento, uma das principais funcionalidades, sendo talvez a que mais leva empresas, por exemplo, assessoria de contabilidade à plataforma é a de mensagens automáticas.

Nesse caso, no momento em que um cliente entra em contato com a empresa, fora do horário de trabalho, onde existe um atendente próprio para aquele canal, logo recebe uma mensagem de explicação, sobre horários, mas de fato atentando a um ponto.

Muitas vezes, ao deixar uma mensagem explicando horários de funcionamento, esclarecendo que assim que possível o cliente será atendido, é possível mudar o rumo de uma desistência, que poderia trazer perdas financeiras à empresa.

 

Tags de organização

 

As tags de organização são mecanismos de separar conversas a partir de cada tipo que elas representam para as empresas, podendo ser guiadas de maneira totalmente personalizada pelo negócio de, por exemplo, empresas de segurança patrimonial.

Deste modo, é possível organizar conversas da empresa com clientes em concluídas e em andamento, marcar pessoas como clientes insatisfeitos e satisfeitos, dentre outras opções.

Para negócios que possuem muitas pessoas dentro da equipe de atendimento, dividindo a responsabilidade de atender aos clientes, essa pode ser uma forma interessante de prover organização e ao mesmo tempo produtividade em questão do trabalho diário feito.

Lista de transmissão

 

A lista de transmissão concede a possibilidade da empresa enviar mensagens importantes para uma grande quantidade de contatos, podendo fazer, por exemplo, a promoção de estandes para feiras em um tempo recorde, para o máximo de pessoas.

O mais interessante é que esse canal pode, ainda, fazer uma verificação da quantidade de pessoas que puderam interagir com o conteúdo, concedendo à empresa um controle maior com o número de pessoas que podem ou não se interessar por uma compra.

 

Métricas

 

As métricas são pontos de importância para qualquer negócio, e com o WhatsApp corporativo tudo se torna ainda mais prático, visto que é possível ter acesso a informações que podem conduzir negócios, entendendo profundamente seus clientes.

Por exemplo, é possível saber a quantidade de pessoas que interagiram com a mensagem, a taxa daquelas que abriram o que a comunicação enviou, e também aquelas que entraram no perfil, visualizando status que sua empresa de consultoria ambiental postou.

Whatsapp Corporativo em agências de viagem: uso e benefícios

 

Até aqui, sabemos o quanto pode ser relevante utilizar o Whatsapp corporativo dentro da empresa, entendendo o quanto essa pode ser uma ferramenta transformadora.

Agora, falando sobre negócios como agências de viagens, onde os atendimentos são intensos e cada um deles pode ser importante, é essencial ter ferramentas como essa para auxiliarem as equipes de venda, trazendo até mesmo mais resultados que o normal.

Vamos ver como as funcionalidades do Whatsapp corporativo podem favorecer empresas de viagens, assim como trazem resultados positivos para, por exemplo, uma agência de eventos SP:

Relacionamento e atendimento em tempo real

 

Com a possibilidade de um atendimento completo pelo aplicativo, as empresas de viagens conseguem ter acesso a vários clientes de uma só forma, fazendo um atendimento em tempo real, ainda que não estejam de fato trabalhando naquele momento.

É interessante pontuar que, quando um cliente procura uma agência de viagens, ele geralmente deseja saber preços e possibilidades de viagens para certas localidades.

Sabendo disso, é possível construir mensagens que perguntem sobre essas questões, para que, assim que possível, haja um atendimento em que o funcionário da empresa vai de fato entregar as informações pedidas pelo cliente naquele momento.

Outro ponto de interesse é fazer com que o relacionamento seja quase que o mesmo de uma forma presencial, sempre tendo bastante cuidado para formas de falar e também de agir.

Divulgação de conteúdos de valor

 

Ainda que uma agência de viagem possa produzir seus conteúdos e divulgá-los em outros canais, o Whatsapp corporativo também pode ser um bom lugar para isso.

Por meio do status e até mesmo pelo envio de mensagens em listas de transmissão, fica fácil notificar os leads da empresa ou até mesmo clientes antigos sobre promoções ou possibilidades de descontos interessantes, de modo a trazer mais vendas à empresa.

O ideal é focar sempre em apresentar algo inédito, ou um tipo de desconto ou bônus que vale apenas para as pessoas que por ali interagem com a agência de viagens.

Aumento das vendas

 

Tanto por meio do envio de conteúdos quanto de conversas sobre promoções e vantagens especiais, fica fácil da agência prover mais resultados, ao invés de só esperar pelo cliente, para que ele de fato mostre interesse em uma compra a ser feita.

Por isso, não pense duas vezes e comece já a compartilhar com sua rede de contatos possibilidades de venda de passagens ou pacotes que vão além do que foi solicitado, trazendo uma forma de ganho além daquela possível.

Relacionamento pós-venda

 

O relacionamento pós-venda é essencial para que as empresas tenham uma continuidade em relação aos seus clientes, obtendo informações sobre suas viagens e criando um ambiente próspero para novas compras com a empresa.

Como o WhatsApp atinge o canal de melhor comunicação do cliente com outras pessoas no seu dia a dia, de fato ele se mostra um espaço próprio para trocas do tipo.

Considerações finais

 

Se ainda restam dúvidas sobre a potencialidade do WhatsApp corporativo, é importante que você saiba fazer agora um investimento nessa plataforma, que pode prover um melhor atendimento para sua empresa e também uma grande possibilidade de relacionamento.

Além disso, quanto mais chances você tiver de entender as métricas que dizem mais sobre seus clientes, melhores serão suas estratégias de venda.

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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