Com o advento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), muitas empresas experimentaram uma drástica redução nas despesas com viagens dos seus funcionários. E não era pra menos, as viagens corporativas sempre representaram um dos maiores custos de qualquer grandes empresas. Entretanto, com a retomada gradual das viagens, muitas empresas terão que investir em viagens comporativas, seja para participar de uma feira ou exposição. fechar importantes acordos comerciais, ou simplesmente uma reunião de negócios. Neste artigo, você vai aprender 5 maneiras de reduzir o custo em viagens corporativas.

Se você já sabe qual é a relevância desse tema, continue a leitura do texto e aprenda quais procedimentos podem tornar suas viagens corporativas mais econômicas!

 

As vantagens do Bleisure

Você já ouviu falar em bleisure? É um termo em inglês utilizado para caracterizar a iniciativa por parte das empresas para proporcionar viagens que unem trabalho e lazer para os seus funcionários — uma tendência muito comum no cenário internacional que começa a ser implantada nas empresas brasileiras.
A ideia por trás desse conceito é que que uma viagem corporativa não precisa, necessariamente, ser cansativa e tratar apenas de negócios, também é possível curtir a paisagem, conhecer os atrativos turísticos do destino e fazer network.
Cada vez mais popular, um levantamento de 2017 mostrou que essa prática aconteceu em pelo menos 10% das viagens de grandes empresas e órgãos públicos. E certamente percentual tem sido bem maior nos últimos anos.
Mas quais são as vantagens do bleisure?

Manter os funcionários felizes e empenhados contribui para o crescimento da empresa, gera motivação para bater metas e melhora consideravelmente a produtividade e os resultados de negociações.

Mas além disso, existe um vantagem direta no orçamento da empresa destinado às viagens coorporativas: redução no custo das passagens aéreas. Nessas viagens, os bilhetes costumam ser  até 30% mais baixos, pois os deslocamentos ocorrem em um final de semana, em vez de um dia da semana, quando geralmente os voos são mais caros.

Resumindo: a iniciativa é benéfica para as duas partes: empregador e colaborador, todos saem ganhando.

 

Revise e coloque a sua política de viagens em prática

Toda empresa precisa ter uma boa política de viagens. Quando bem planejado, esse documento orienta os colaboradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados ao se fazer uma solicitação de viagem. Por isso, a política de viagens deve ser pensada de acordo com a realidade de cada empresa, com a natureza dos deslocamentos e com as metas para os próximos anos.
Geralmente, as políticas de viagem corporativa incentivam os colaboradores a comprar as passagens aéreas o mais cedo possível, sob a suposição de que comprar com antecedência é muito mais barato.
Entretanto, pesquisas indicam que, em 80% dos deslocamentos realizados pelos funcionários de uma empresa, economias mais significativas ocorreram entre oito e 14 dias antes da viagem.
Por isso, é necessário estudar esse padrão e aplicá-lo conforme as características da empresa.

Economia compartilhada nas viagens corporativas

A economia compartilhada tem ajudado as pessoas e o mundo em diferentes esferas: ambiental, financeiro, tecnológico e social. E agora esse conceito tem sido aplicado cada vez mais nas viagens corporativas.

De 2015 para 2017 houve um aumento de 124% no uso de aplicativos de transporte compartilhado. A participação dos apps de economia compartilhada para locomoção no custo total de transporte terrestre é de mais de 23%.

O número de funcionários utilizando opções de hospedagem, como Airbnb, cresceu 61% no mesmo período.

Apesar disso, a participação de mercado de tais gastos ainda está nos dígitos mais baixos, indicando que ainda não se tornou mainstream entre os viajantes corporativos.

Mas as empresas alterarão cada vez mais suas políticas para incluí-las.

 

Faça parcerias e participe de programas de pontos

A utilização de programas de fidelidade ou milhas aéreas é bem comum para viagens pessoais. Quase todo mundo que costuma fazer viagens aéreas tem cadastro e acumula pontos em tais programas.

Mas eles também podem ser adotados por empresas que desejem economizar nas viagens corporativas.

Há uma série de empresas —  como bancos e supermercados,  que oferecem pontos a cada compra efetivada.

Esses programas, além dos programas das próprias cias aéreas, é claro, permitem a troca de tais pontos por descontos em passagens aéreas.

Além disso, alguns bancos já permitem acumular milhas em cartões de crédito corporativos. Esses pontos gerados por transações financeiras também podem ser transferidos para programas de fidelidade em companhias aéreas, muitas vez em promoções que acrescentam uma bonificação extra pela transferência.

 

Adquira passagens emitidas por meio de milhas aéreas

Empresas especializadas em viagens corporativas podem até parecer um gasto a mais para algumas pessoas. Contudo, é preciso ter em mente que elas possuem experiência nesse assunto e oferecem todo o suporte necessário para organizar as viagens de maneira mais econômica

Além de contarem com recursos tecnológicos para facilitar a coleta de dados e a formulação de relatórios, essas empresas têm uma rede de parceiros para que você possa comprar passagens, contratar seguros viagem, reservar quartos em hotéis e transportes com praticidade, flexibilidade e preços mais acessíveis.

Algumas empresas possuem um recurso que faz toda a diferença quando se fala em economizar na compra de passagens aéreas para viagens corporativas: a emissão das passagens por meio de milhas.

É o caso da Moblix, que possui uma plataforma exclusiva para viagens corporativas.

Com o MOBLIX-Corporativo, a empresa tem acesso a um sistema exclusivo para cotação e emissão de passagens aéreas. Nesse sistema, a Moblix garante o menor valor, já que o seu buscador encontra passagens tradicionais, por meio de consolidadoras, ou passagens emitidas com milhas.

Além disso, a empresas podem integrar os seus sistemas com a API de Voos da Moblix, que pesquisa nos principais programas de fidelidade do Brasil para garantir a melhor tarifa.

 

Leave a Reply