O setor de turismo no Brasil sofreu impactos inesperados devido ao cenário de cancelamentos, fechamentos e falências causados pela pandemia da covid-19, afetando assim o desempenho da atividade turística não só aqui, mas em todo o mundo. Porém, hoje já é possível se regenerar e voltar ativamente ao mercado de turismo pós-pandemia.
A resiliência organizacional se trata de apresentar como as firmas devem se portar a eventos inesperados. Com a crise econômica gerada pela pandemia, foi reafirmado que a resiliência desenvolve respostas inovadoras em rápida temporalidade. O mercado digital subiu e de repente, vimos amigos, familiares e conhecidos criarem produtos para vender ou revender na internet.
O turismo é um fenômeno que se estabelece em muitos lugares no mundo como um importante fator econômico, e seu desenvolvimento se destaca em agências de viagens, aeroportos, hotelaria, cidades, entre outros.
O setor operacional de turismo contribui para o progresso de gerenciamento e planejamento turístico em âmbito regional e local, podendo contribuir para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural no ambiente em que se insere. Em casos de eventos inesperados nessas dimensões, podem ocasionar desequilíbrios, onde a resiliência vem a se tornar uma ferramenta de grande importância.
Então, a resiliência é uma estratégia de segurança e força nas atuações de planejamento e gerenciamento turístico em que é preciso resistir, enfrentar, se adaptar ou superar determinados impactos das mudanças provenientes de uma ocorrência. A resiliência organizacional, destacada nesse artigo, se apresenta como a capacidade de uma organização, instituição ou pessoa, antecipar, preparar, ou adaptar-se às transformações graduais e interrupções causadas por algum evento inesperado. Essa resiliência é uma estratégia para uma organização prosperar no mundo com uma visão mais dinâmica e conectada à atualidade.
No mercado de turismo, ainda em 2021, muitas empresas trabalham e/ou atendem seus clientes via mensagem, ou telefonema. No entanto, com a chegada da pandemia, ficamos cada vez mais adaptados ao mundo digital. Com uma tecnologia mais avançada, os negócios de turismo terão como responder à demanda de seus clientes de forma básica, profissional ou avançada.
Mesmo em eventos inesperados, como grande número de cancelamentos; adicionais de taxas; e conversão de créditos para seu cliente viajar em outro momento e também, manter um serviço de qualidade quando tudo voltar ao normal. Pensando nisso, a Moblix, uma plataforma de e-commerce especialista em sites para turismo, surgiu para suprir as maiores necessidades do mercado, especialmente no turismo pós-pandemia.
Nós apresentamos um produto próprio, pronto para divulgar e vender seus produtos, como passagens aéreas, pacotes, bilhetes rodoviários, hospedagem, excursões, passeios entre outros. A Moblix te coloca no mercado, em conexão com outras companhias (dependendo do plano escolhido) com o objetivo de desenvolver seu negócio para a atualidade. O seu negócio de turismo precisa aproveitar essa oportunidade para crescer novamente no mercado turístico e reestabelecer a segurança profissional.
Portanto, o que concluímos com esse artigo, é que a resiliência organizacional trata-se das organizações saberem dominar novos hábitos e melhores práticas de modo a promover a melhoria nos negócios.
Texto por: Ylana Rodrigues.