A prática desse mercado vêm crescendo a cada ano, sendo que sempre existem novas ideias e possibilidades para serem exploradas. Uma delas é o famoso turismo industrial, que tem ganhado cada vez mais destaque com o passar do tempo.

No texto de hoje, falaremos como funciona turismo industrial e sobre a prática, onde ela é mais utilizada e algumas vantagens que sua empresa pode adquirir ao adotar essa estratégia.

O conceito de empresa vem mudando conforme a sociedade avança em direção ao futuro e, diferentemente de antigamente, a visão que as pessoas têm de empresa vai muito além de um grande galpão ou fábrica que sempre está produzindo.

 

Como isso funciona ?

 

Apesar disso e com o empreendedorismo digital estando em alta no momento, ainda existem muitos negócios que possuem os seus enormes tanques industriais, bem como têm um espaço próprio e bastante grande, onde realizam diariamente o seu trabalho.

E existem muitas pessoas que nunca entraram em uma grande indústria e, mesmo as que já conheceram, dificilmente conseguiram verificar o interior de várias empresas de ramos diferentes, sendo essa uma prática que tem sido muito usada nos últimos anos.

Porém, não é somente ver, mas, sim, entender como o interior de cada uma funciona, como a tecnologia é empregada naquele meio e como as pessoas trabalham para produzir o produto final para os consumidores.

Inclusive, essas empresas podem variar bastante, desde uma empresa de coleta de resíduos até mesmo alguma que ofereça serviços de logística. Sendo assim, vamos entender mais a fundo o que é o turismo industrial.

 

O conceito do turismo industrial

 

De forma direta, o turismo industrial é o ato de empresários abrirem as portas das suas empresas para pessoas que se interessam em saber como é o funcionamento dela e como são realizadas as diversas funções da instalação.

O comum é que essas visitas sejam feitas em grupos de pessoas com dias e horários agendados pela própria empresa, sendo essas visitas sistematicamente roteirizadas, ou seja, têm um fluxo e uma ordem a qual os visitantes devem seguir.

Essa ideia tem sido aplicada principalmente por estudantes que desejam conhecer um pouco mais o mercado antes de ingressar nele, então, seus equipamentos para cervejaria, por exemplo, podem ser muito úteis para quem se interessa pela área. 

Porém, um erro que muitas pessoas cometem é pensar que este tipo de turismo, por ser bastante novo, não atrai muitas pessoas ou não ficará por muito tempo, o que de fato não é verdade, principalmente por agregar valor à área.

Em outras palavras, esse tipo de turismo pode ser extremamente benéfico para diversos grupos de pessoas como:

 

  • Estudantes buscando conhecimentos;
  • Possíveis novos leads e clientes da empresa;
  • Investidores que pretendam negociar com a empresa;
  • Pessoas interessadas no ramo industrial.

 

É bom saber!

 

Como foi possível observar, mesmos os equipamentos utilizados para criar bolsas personalizadas para brindes são importantes para o turismo industrial, claro, dependendo do conceito e da forma como são aplicadas.

Pessoas interessadas por algum nicho que uma empresa trabalhe ou simplesmente entenda como processos industriais funcionam, têm consumido muito esse tipo de turismo, muitas delas fora do próprio país, inclusive.

Porém, mesmo sendo algo tão rico de informações, não são todos os temas e tipos de empresa que conseguem ser atrativos para o público, muitos deles preferindo o turismo industrial, que abre as portas para mostrar processos tecnológicos.

Ou seja, ver a fabricação de uma impressora industrial tem chamado muito mais atenção do que ver como funcionam as grandes máquinas de costura industrial, simplesmente por a tecnologia estar sempre em constante avanço.

 

Relevância do trabalho

 

Quanto maior for a relevância do seu produto e a autoridade que a sua empresa tem no mercado de trabalho que atua, maior será o número de pessoas que se sentirão atraídas a fazer parte do turismo industrial do seu negócio.

Além de tudo isso que já foi citado neste tópico, outro ponto que é interessante mencionar são os processos produtivos que, embora tenham sido citados, ainda não foram aprofundados ao longo do texto.

Seja na decapagem química ou no processo de empacotamento de materiais muito específicos, nem só de tecnologia e máquinas vivem as empresas, e isso também chama a atenção das pessoas que as visitam.

É normal que muitos queiram ver como funciona a linha de produção, o processo de distribuição e de separação de materiais que farão parte da composição dos principais produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Sendo assim, o turismo industrial também serve para contar mais dos objetivos, visão e valores da empresa, além de espalhar e contar a história dela, podendo fazer com que mais pessoas queiram trabalhar com ela ou no ramo de atuação igual.

 

Vantagens do turismo industrial

 

Seja na decisão de utilizar ou não um ete compacta em sua empresa, qualquer atitude ou ação empresarial necessita de um retorno a curto, médio ou longo prazo, podendo ser em dinheiro, otimização de tempo ou até mesmo alcance de mercado.

 

Em outras palavras, o turismo industrial também possui vantagens únicas para as empresas que se aventuram e decidem abrir as portas para que mais pessoas conheçam suas instalações. Sem mais delongas, vamos ver algumas delas.

01 – Fortalecimento da marca

 

Em primeiríssimo lugar podemos citar o fortalecimento da marca e alcance da sua empresa, aumentando consequentemente a relevância e autoridade no mercado no qual atua. Esse benefício é o que mais chama a atenção dos sócios do negócio.

Independentemente se o que mais chamará a atenção das pessoas para as instalações da sua empresa será o lavador de gases ou os processos produtivos, ter pessoas comentando sobre como o seu negócio está fazendo turismo industrial é excelente.

É comum que muitas empresas tenham medo de tomar essa atitude por acharem que podem ficar mal faladas por aí, mas a verdade é que vestir a camisa da empresa e aceitar os seus erros e acertos pode ser um dos maiores motivos do turismo industrial fazer tanto sucesso.

Tal atitude passa muita confiança aos visitantes que, com toda certeza, ficarão imensamente gratos pela oportunidade pois, eles sabem que não são todas as empresas que fazem isso, e esse pode ser um dos seus diferenciais para atrair mais público.

02 – Maior engajamento do público

 

Ao abrir as portas para o seu público, será comum que sua empresa crie laços um pouco mais fortes, e que isso permita que ele leve para frente as iniciativas e valores da empresa, tanto no quesito estudo quanto na própria divulgação do seu trabalho.

As pessoas comentam sobre experiências que tiveram umas com as outras em uma conversa, nas redes sociais ou até mesmo na criação de conteúdo de um vídeo no Youtube. Ou seja, isso é benéfico para você, pois as pessoas estão fazendo marketing espontâneo.

Isso também ajuda a mais pessoas buscarem esse tipo de experiência, fazendo com que a sua empresa fique mais visível no mercado e que seu público esteja mais alinhado com seus ideais na grande maioria dos canais de comunicação que o negócio utilizar.

03 – Valorização das suas ofertas

 

Como dito em tópicos anteriores, muitas empresas têm medo de investir no turismo industrial por insegurança de mostrar os seus processos produtivos. Porém esquecem que, quando bem feitos, eles são algo para se orgulhar, não temer.

As pessoas saberem o quão bem detalhado são os processos, o cuidado e esmero que a empresa tem sobre eles, e as mais diversas formas que o controle de qualidade tem para aprovar um produto, podem ser a carta na manga que falta para que seu negócio decole.

A grande maioria dos visitantes comentará a sua experiência com alguém e, muitas dessas vezes, será nas redes sociais, e isso faz com que mais pessoas busquem entender como funciona o processo e porque a sua empresa é tão boa nisso.

Tal atitude valoriza os seus serviços e produtos, fazendo com que aumentem a relevância e impacto no mercado, transformando o seu negócio em referência.

Considerações finais

 

Hoje, entendemos o que é o turismo industrial e o conceito que aborda essa prática nova e incrível, além de explicar e exemplificar o seu impacto no mercado, e algumas vantagens que a sua empresa tem ao aderir a essa prática.

Claro que a decisão de aplicar ou não cabe somente a sua empresa, e será necessário planejamento e um roteiro sobre o que mostrar para as pessoas e como mostrar, tentando sempre expor o quão interessante é a história e os métodos que o seu negócio utiliza.

Adapte as informações que foram disponibilizadas de forma que melhor se encaixem na realidade do seu ramo de atuação e comece agora mesmo a pensar como utilizar essa prática de forma efetiva e que faça sentido com o que a sua organização busca.

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

Ah! Segue a gente lá no Instagram para não perder nosso conteúdo em @Moblix_br

Por hoje é isso gente, até a próxima! 🚀

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply