A experiência do cliente é um fator muitas vezes essencial na sua estratégia de marketing. São clientes satisfeitos que levam a frente o nome de sua marca, voltam para consumir mais e no geral se fidelizam como compradores.

Uma loja de persianas tem seu reconhecimento conforme os clientes satisfeitos deixam seus registros contando suas experiências, e assim é com quase todas as áreas.

Hoje em dia, a tecnologia permite cada vez mais empreendimentos a migrarem para o mundo virtual. Isso obviamente não deixaria as áreas de turismo de fora.

Pensando nisso, é ideal otimizar a experiência de seus clientes para alcançar maior engajamento de sua marca, gerando uma série de benefícios a longo prazo.

Com mais opções no mercado com o avanço da tecnologia, os clientes tem se tornado cada vez mais exigentes. As experiências têm que ser muito mais bem organizadas e planejadas para que os clientes sintam a confiança de se fidelizar a um determinado empreendimento.

Empresas que buscam ativamente as experiências positivas podem ter um retorno muito maior.

Alguém que preste o serviço de mão de obra terceirizada e conquiste um público com o trabalho bem-feito, gera uma ótima experiência no cliente e acaba se transformando em marketing boca a boca.

Conquistando seu cliente

Algumas etapas podem ser fundamentais para esse tipo de relação, então é importante pensar que o cliente é um dos maiores bens que sua empresa pode ter, sendo responsável direto pelo lucro da marca e pela continuidade de prestação de serviços.

1.       Ofereça uma boa experiência

Um bom atendimento, pós-venda qualificado e ter sempre a disposição uma forma de tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes é um dos motivos que mais levam o público-alvo a sua marca.

A maioria dos brasileiros está disposta a pagar mais por um serviço com uma experiência adequada a suas necessidades.

Por melhor que seja seu produto, a garantia de retorno sempre será com excelência na qualidade do atendimento.

Muitas vezes, é necessário realizar um treinamento de vendas com sua equipe para que eles possam compreender a importância de um bom feedback dos clientes.

2.       Personalização

O mercado está em constante mudança, e a cada dia os clientes buscam uma comodidade maior em suas prestações de serviços.

O tempo de pacotes fechados de serviços está no fim, com as pessoas cada vez mais querendo fazer modificações que se adaptem a suas necessidades.

A ideia principal é fazer com que seu cliente se sinta único. Dessa forma, você representa a importância que o cliente tem para seu empreendimento, tornando a experiência dele em algo único.

Um consumidor que tem um projeto planejado exclusivamente, incluindo seus gostos e suas modificações, certamente estará muito mais disposto a fechar um negócio do que um cliente que só tem como opções serviços genéricos e padronizados.

Utilizar ferramentas de automação comercial muitas vezes pula etapas desnecessárias de trabalho, permitindo que sua equipe possa se focar em compreender os desejos dos clientes e atendê-los de forma personalizada.

3.       Entenda seu cliente

Conhecer seu público-alvo é essencial. Algumas estratégias de marketing são voltadas especificamente para a análise de comportamento e de desenvolvimento de seus clientes, como é o caso do funil de vendas.

O funil de vendas é uma ferramenta de análise que ajuda a compreender todas as etapas que um cliente passa para efetuar uma compra, o que é costumeiramente chamado de Jornada da Compra.

Isso pode ser realizado utilizando a ferramenta da persona, que estabelecerá os padrões que você deve buscar quando pensar em atendimento.

A persona é uma ferramenta de marketing muito útil para a compreensão do seu público. Afinal, ela é a representação de um cliente ideal e tem como objetivo agir como uma bússola para a criação do conteúdo de marketing.

Empresas de auditoria muitas vezes podem auxiliar a compreensão de elementos negativos de sua empresa, para que uma mudança possa ser feita e a atenção possa se voltar para a compreensão do cliente.

4.       Satisfação dos clientes

Identificar o nível de satisfação de seus clientes pode ser fundamental para um planejamento estratégico de suas próximas vendas.

É importante entender se os serviços e o atendimento foram de acordo com o desejado pelo cliente, e uma das melhores formas de identificar esse tipo de informação é realizando pesquisas de satisfação.

Manter a qualidade do atendimento e evoluir pontos que os clientes julguem que precisam de aprimoramento são um dos passos chaves para conquistá-los. Assim, você terá ideia de qual caminho tomar para trabalhar em melhorias no seu negócio.

Uma empresa de terceirização de limpeza recebe em seu feedback as respostas necessárias para identificar se seus clientes estão recebendo exatamente o serviço que previam, garantindo uma taxa maior de satisfação.

Vale lembrar que em casos de serviços online, alguns fatores são essenciais para se destacar no mercado de trabalho e conquistar um maior número de clientes. Alguns elementos muito importantes na hora de estruturar seu negócio são:

  • Oferecer um site responsivo;
  • Carregamento rápido de páginas;
  • Ter facilmente informações de contato;
  • Oferecer atendimento personalizado.

A questão do atendimento online ainda pode ser mais bem explorada com a utilização de chatbots.

Chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial cada vez mais aperfeiçoada para imitar conversas com usuários de várias plataformas e aplicativos, permitindo que seus clientes tenham as dúvidas mais comuns respondidas automaticamente.

Os chatbots possuem algumas vantagens essenciais para seu e-commerce, principalmente na questão do baixo custo e de que, por se tratarem de inteligências artificiais, o atendimento pode ser realizado 24h por dia, sete dias por semana.

Algumas empresas de tradução podem ajudar a tornar seu chatbot ainda mais acessível, passando seu conteúdo para mais de uma língua.

Como otimizar o site de sua agência de viagens?

A internet tem se tornado um grande catalisador de negócios, e muito do que antes era necessário tempo e burocracia pode ser resolvido pela web.

Hoje em dia, com a abertura de empresa simples e as habilidades necessárias para desenvolver um e-commerce, é muito mais fácil abrir seu próprio negócio.

As empresas de viagens que estão explorando essa área são inúmeras, por isso é importante se destacar do meio para conseguir alcançar seu público-alvo com mais assertividade.

Seu site é a identidade digital de sua empresa. Um cliente que encontre um site pouco funcional e confuso dificilmente procurará suas informações para fechar o negócio, indo para ferramentas de busca tentando encontrar uma solução melhor.

Por conta disso, é importante manter seu site sempre atualizado, com design visualmente agradável e com ferramentas que tornem a navegação mais agradável. Tente manter as informações do site o mais claras possíveis, e invista em motores de busca funcionais.

Além disso, é importante frisar que hoje em dia um dos elementos mais importantes da estética de um site é sua responsividade. 

Muitas pessoas acessam suas buscas por celulares e tablets, e seu site deve estar pronto para apresentar a melhor experiência nestes aparelhos.

A velocidade da internet é cada vez maior, dando pouco espaço para sites que demoram para carregar. A maioria dos clientes tem uma tolerância de alguns segundos antes de desistir e ir buscar outro resultado.

Pensando nisso, é importante analisar as ferramentas de seu site e torná-lo o mais rápido possível para carregar, garantindo assim que os clientes continuarão nele para efetuarem suas buscas.

Busque manter a manutenção do seu site sempre em dia. Um site que apresenta muitos erros perde sua credibilidade, e com isso a confiança de fechar a compra.

Nenhum site, por maior e mais avançado que seja, está isento de erros. Nestes casos, uma arte personalizada e divertida pode amenizar o problema, passando uma mensagem de que existe uma preocupação com esse tipo de problema.

A criação de conteúdo também pode ser uma ferramenta de transformação. Seja em um blog ou usando os artifícios de redes sociais. Uma publicação pode acabar gerando engajamento maior entre o público, que acabará levando mais interessados para sua página.

Considerações finais

Parte da mecânica estratégica de criar leads está na capacidade de atrair os clientes para sua página, transformando-os de visitantes para consumidores fidelizados.

Uma das coisas mais valiosas que você pode receber é um elogio por escrito, seja em um review de seu site ou uma publicação satisfeita na rede social de um cliente.

Utilize esse tipo de recurso como uma validação de seu trabalho, expondo para as pessoas as benesses de realizar uma negociação com sua empresa.

Se receber uma avaliação negativa, entretanto, continue agindo com cordialidade e procure entender o que gerou a crítica, para que possa melhorar em uma nova oportunidade. 

Muitas vezes a abordagem correta pode acabar revertendo a situação do cliente insatisfeito, recuperando-o.

 

Moblix: plataforma para Agências de Viagens Online

A MOBLIX criou Plataforma para Agências de Viagens Online (OTA) para que as agências de viagens possam vender bilhetes aéreas com milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.).

A MOBLIX é uma plataforma (SaaS) de e-commerce altamente personalizável que permite às Agências de Viagens terem, de forma simples, fácil, segura e escalável, uma loja online de baixo custo e alta qualidade, para venda de bilhetes aéreos, inclusive por meio das milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.

Diferente de outras plataformas, as agências de viagens não precisam ter conhecimentos técnicos para começar a utilizar a plataforma MOBLIX, e nem para fazer alterações que o dia a dia da operação online exige.

Quer saber mais? Entre em contato com a MOBLIX.

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