A Moblix acredita em um futuro tecnológico, especialmente para o turismo. Quando falamos em mercado digital, não se trata somente de vendas em redes sociais, mas de digitalizar seu negócio através de ferramentas seguras e bem desenvolvidas.
O ano de 2021 nos trouxe muitos aprendizados referente ao mercado digital no turismo, o que reflete onde devemos ou não investir, para obter mais vendas e clientes satisfeitos.
Após o mercado de turismo passar por uma crise econômica, reunimos informações em busca de melhores resultados no futuro. Com isso, entramos em questionamentos sobre qual será a demanda do mercado para o ano de 2022.
Recentemente Mark Zuckerberg comentou sobre a “nova realidade”, suas criações ligadas a experiências de imersão na tecnologia do tempo:
“Estamos no início do próximo capítulo para a internet, é o próximo capítulo para nossa empresa também”.
Em vista disso, destacamos a seguir tendências de mercado digital que podem apresentar ótimos resultados ao seu negócio de turismo em 2022.
1. Omnichannel
Essa é uma estratégia muito funcional, nada mais é do que a junção de sistemas integrados em um só lugar. (Por exemplo, controle financeiro; controle de estoque; emissão de notas; vendas online; suporte ao cliente; conciliação bancária; integração de parceiros; entre outros). É essencial que as marcas de turismo tenham em mente uma plataforma que integre diversos sistemas, e consequentemente interaja com o que o consumidor procura.
Para o turismo, um ambiente que consiste em transformar lojas físicas em digitais é uma evolução. Toda implementação de uma plataforma requer identificação profunda para com as demandas do mercado.
Visando o turismo no Brasil, país de grandes potenciais, muitos estão ficando fora dos cartões postais ou simplesmente, não estão na internet. Partindo dos interessados, os próprios profissionais, que pretendem transformar sua situação atual em algo mais prático. Logo, tanto para consumidores como para profissionais, essas funcionalidades apresentam crescimento. Com essa tendência, a marca proporcionará ao consumidor uma experiência não só física no dia da viagem, excursão ou passeio, mas também digital, em todo ciclo de venda e pós-venda.
2. Comércio colaborativo
O significado de comércio colaborativo ocorre na troca de serviços entre diversas empresas através da tecnologia, é onde seu cliente tem todas as funcionalidades que precisa sobre determinado mercado. Um exemplo do uso desse universo, é a Amazon, conhecida mundialmente ela reúne produtos de tecnologia junto a inteligência artificial. Portanto, é a integração da tecnologia com marcas físicas permitindo que trabalhem juntas.
Se você conhece a Moblix, já entende do significado de comércio colaborativo no turismo, a Moblix trabalha com marketplace, e oferece vantagens estratégicas para empresas de turismo. Em vista disso, um produto turístico será influenciado por diversos fatores, a plataforma em que está inserido, a imagem, o conteúdo, as parcerias, o atendimento, entre outros que resultem no mercado digital do turismo. Essa tendência é uma ótima opção para marcas que visam se tornar mais ativas e lucrativas, essa colaboração contribui para que empresas cresçam em prol de um só mercado.
3. Social selling
Essa tendência se resume no aumento da interação com o consumidor por meio de redes. É onde sua marca constrói um relacionamento duradouro, fazendo com que a venda seja somente uma consequência. Significa a conversão de um contato em venda concluída. Com essa tendência você desenvolve uma abordagem mais empática e humana com relação ao que o cliente procura. É onde sua marca transmite conteúdo para uma venda a longo prazo.
Um exemplo de social selling é o E-mail Marketing, com ele você fornece informações sobre sua marca, se aproxima do consumidor e ganha sua confiança através de interações. Essa tendência se encaixa em diversos mercados, e no turismo não diferiria, investir nessas ferramentas apresenta melhores experiências do seu cliente, que será nutrido de conteúdos digitais antes da compra de seu produto.
4. Comércio headless
O conceito de comércio headless também faz parte do comércio colaborativo, mas se trata especificamente das partes individuais, uma plataforma com API (Application Programing Interface) permite a integração de diversos aplicativos. Esta tendência tem alta capacidade de personalização de layout; design; vendas em múltiplos canais; entre outros, que oferecem ao consumidor uma experiência digital mais completa e única.
No segmento de turismo, a integração de parcerias entre agências e profissionais de turismo tornam esse mercado digital inovador. Por conseguinte, mais agilidade dos processos da sua marca com uma visão além dos sistemas tradicionais.
O futuro do turismo é digital
No passar dos anos foram desenvolvidos aplicativos e sistemas, dos quais hoje não conseguimos ficar sem. As tendências de mercado digital aqui destacadas, permitem que marcas de turismo cresçam junto a tecnologia. Essa “nova realidade” irá abranger todas as áreas do comércio, dar esse passo significa garantir sua vaga na inovação.
Esse é o futuro do turismo, investindo em ferramentas que avançam diariamente para o mercado digital você garantirá ótimos resultados no seu negócio em 2022.
Por: Ylana Rodrigues.