A publicidade online e publicidade offline são duas possibilidades para que empresas se conectem com seus públicos, utilizando meios e canais diferenciados, que podem ser os ideias a partir de cada tipo de negócio, em um contexto e público bem específicos.

Como o próprio nome sugere, em um âmbito existe uma comunicação online, ou seja, nos principais meios de contato que são possibilitados a partir de ferramentas digitais.

Por outro lado, no offline, as formas de publicidade concretizadas por empresas de segurança privada acontecem dentro dos principais e tradicionais meios de comunicação, que são as formas mais comuns de vermos negócios chamando a atenção do público.

Apesar de ambas as possibilidades estarem dentro de uma mesma área de atuação de um profissional, cada uma trabalha tanto com comunicações visuais quanto linguagens diferenciadas, conseguindo até mesmo atingir segmentos totalmente diferentes.

Entender essas questões e principalmente, saber escolher ou utilizar ambas de forma unificada é um dos principais desafios de empresas no mercado atual.

Para saber mais sobre essas duas formas, vamos ver mais informações no texto a seguir, que além de apontar as principais diferenças e vantagens do on e off, também ensina você a trabalhar com as duas maneiras dentro de sua empresa por exemplo instituições de estandes para feiras.

 

Publicidade on e off: saiba mais sobre essas possibilidades

A publicidade nasceu a partir das possibilidades de comunicação entre empresas e clientes, de forma que o negócio pudesse elevar o contato a partir de campanhas que pudessem tanto explicar mais sobre seus produtos, mas também sobre a marca em si.

Isso aconteceu há mais de séculos, mas se popularizou a partir dos anos 50, situação em que grandes marcas mundiais passaram a fazer parte do dia a dia de seus clientes a partir da aparição em meios de comunicação e pontos de publicidades, como:

 

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Outdoors;
  • Jornais;
  • Folhetos;
  • Banners.

 

Cada época um jeito diferente

É importante ressaltar que na época em que essas formas de comunicação reinavam, empresas investiam em publicidades a partir do número de veiculação de jornais, de pesquisas sobre ouvintes e telespectadores, dentre outras formas de mediação.

Naquele momento da história não havia uma maneira prática de entender quantas pessoas viram um comercial, mas o essencial era de fato a potência do meio de comunicação.

Com o tempo, outros meios foram se unindo a essas formas, todas consideradas off, ainda que naquela época fossem caracterizadas apenas como formatos de publicidade.

Porém, com o passar do tempo, mais ou menos em meados dos anos 2000 até 2010, tecnologias foram surgindo e se tornando populares em meio à sociedade, fazendo com que meios online surgissem tanto para comunicação quanto para propaganda.

Foi o caso da internet, que se tornou a principal forma de empresas aparecerem no meio online. Em seguida, foi a vez dos celulares, que trouxeram redes sociais e aplicativos.

Tudo isso se tornou um prato cheio para, por exemplo, empresas de consultoria ambiental, que viram potencial nos canais online, principalmente por conta da alta presença de usuários.

Além disso, a internet trouxe a possibilidade de mensuração de resultados de comunicações ou ações de uma empresa, algo que não acontecia em uma mídia offline, pois no caso de um jornal, não havia a possibilidade de saber quem viu um anúncio.

Outro ponto de diferenciação foi a possibilidade de alcance, visto que muitas vezes as mídias tradicionais poderiam propiciar uma conexão às empresas apenas em âmbito local.

Com a internet e as redes sociais, uma loja de produtos para limpeza de piscina consegue alcançar consumidores em qualquer lugar do mundo, desde que entendam melhor a sua própria segmentação de mercado, algo mais facilitado com o mundo online.

Quais as vantagens de cada uma?

Como vimos a pouco, dentro das principais diferenciações de mídias online e offline, fica fácil entender que o digital trouxe inúmeras possibilidades, principalmente em relação a acompanhamento de resultados concretos, algo que o off não conseguia alcançar.

À primeira vista, podemos entender que o online é altamente mais eficaz do que o offline, no entanto, devemos entender que para muitas empresas e segmentos, como o caso de empresas de organização de eventos, as mídias tradicionais continuam essenciais.

Dessa forma, vamos saber a seguir, alguns dos pontos positivos de cada uma, dentro da realidade de vários tipos de empresas, tentando trazer questões que possam ajudar você.

1 – Offline

As mídias offline, por serem altamente tradicionais e terem um selo quase visível de credibilidade, seguem sendo as preferências de muitos tipos de públicos, bem como de empresas, que preferem algo certo e conhecido, a ter que se aventurar nas redes.

Pode parecer algo limitante, mas a partir da compreensão do público, essa tática pode fazer algum sentido. Um bom exemplo disso são empresas como uma fábrica de tubos de aço.

Os clientes desses negócios certamente são mais velhos, e menos conectados e atingidos por campanhas online. Ou seja, será bem melhor investir em uma publicidade offline do que em uma online, podendo alcançar o público ideal e em grande quantidade e vantagem.

Outro ponto interessante dentro da forma mais tradicional de publicidade é a maneira como as mídias tradicionais conseguem evidenciar um negócio dentro de uma localidade.

Muitas cidades, em especial as menores, contam com consumidores que, embora utilizem celulares e acessem à internet, ainda são conectados com as formas de comunicação mais tradicionais, ao olhares anúncios em outdoors e em paradas de ônibus da cidade.

2 – Online

As formas de publicidade online conseguem agregar o máximo de tecnologias, tanto para alcançar pessoas quanto para mostrar às empresas o andamento de suas campanhas, entregando informações sobre segmentações, engajamento e comportamento.

Dentro desse contexto, uma das principais maneiras de utilizar a mídia online, e que conta como um forte benefício para empresas de, por exemplo, empilhadeira Toyota, é o custo.

Hoje em dia é possível fazer uma campanha girar um país dentro das redes sociais, pagando por um preço relativamente em conta, algo que seria praticamente impossível se pensássemos em um quesito tradicional, com anúncios em televisão e outdoors.

Dentro dessa possibilidade, existe também um acesso mais centrado ao cliente ideal da empresa, que a partir de anúncios em redes e até mesmo em páginas da internet, consegue ser mais direcionado, para uma localidade, uma idade, gênero, estilo de vida, etc.

Ou seja, além de toda a possibilidade de acompanhar o cliente ao longo do andamento das ações, fica fácil captar mais informações sobre ele, promovendo testes e observações.

Por fim, a possibilidade de uma comunicação em meios digitais por lojas de vidrarias para laboratório aumenta as chances de uma comunicação e experiência baseada na diferenciação, ou seja, algo que vai além de uma venda forçada feita pela companhia.

Parte disso é possível graças às ferramentas digitais, como redes sociais que permitem uma troca, respostas em caixas de perguntas, vídeos e brincadeiras audiovisuais que de uma forma tradicional de conexão entre empresa e cliente.

A Moblix é uma plataforma especialista em sites para agências de viagens que ajuda as agências a vender online na internet.

Como relacionar as duas em uma única estratégia?

Até aqui, entendemos os principais pontos de cada uma das estratégias de publicidade, ressaltando suas diferenciações e os principais meios onde cada uma delas atua.

É possível ver a possibilidade de trabalho em cada uma delas, claro, respeitando uma similaridade às empresas que desenvolvem essas campanhas. Dentro disso, fica claro que, de forma organizada e estruturada, é possível utilizar o melhor das duas em comunicação.

Em primeiro lugar, a melhor forma de unir tipos de publicidades online e offline é a partir de algum mecanismos que saiam de um meio e entre em outro, como o caso de um QR Code em um anúncio de televisão, que leva o cliente à página da empresa ou à rede social.

Outro ponto de conexão, amplamente utilizado por empresas, se dá a partir da organização de eventos presenciais, onde campanhas offline podem estar por toda a parte, mas fazer jus a uma forma de contato online, seja por meio de jogos ou de acesso a um sistema.

São muitas as possibilidades para pessoas e empresas que optam por utilizar a publicidade online e offline juntas. Mas a principal dica é o ponto que deve ser essencial dentro desse sentido é o desenvolvimento de uma comunicação unitária e uniforme.

Isso vai trazer não apenas uma identificação mais rápida da empresa e do assunto a ser tratado, mas também vai aumentar o reconhecimento e a valorização da marca no mercado.

Considerações finais 

As publicidades online e offline têm, em cada contexto de motivação de execução, vantagens e ganhos para as empresas que as escolhem. Ainda que uma possa ser mais interessante que outra, é sempre importante utilizá-las da melhor forma possível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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