O marketing turístico vem sofrendo cada vez mais alterações para se adequar ao mercado digital. Isso porque os avanços tecnológicos têm criado uma nova forma de divulgar um trabalho, criando novas ideias e possibilidades.

O fomento mercantil tem auxiliado e muito o turismo a se transformar, permitindo que esse mercado crie inovações e elementos novos para uma maior competitividade.

Faz tempo que o marketing surgiu como uma ferramenta para atender a necessidade de ampliar as vendas que muitas empresas sentiam.

Desde então, esse mercado tem se expandido e criado novas formas de interagir com o público, buscando resultados maiores e melhores, bem como tornando as empresas muito mais lucrativas. É uma área que afeta todos os nichos de mercado que existem.

O marketing turístico surge como um elemento de apoio a agências de turismo. A base é a mesma, a criação de conteúdo específico para alavancar vendas, entretanto neste caso é preciso trabalhar na experiência do usuário para conseguir resultados efetivos.

Um funcionário de escritorio de contabilidade e consultoria pode precisar se desligar um pouco do estresse do dia a dia e buscar um final de semana de relaxamento. Para que ele tome a decisão correta, existem as ferramentas do marketing de turismo.

Como fazer Marketing Turístico?

O principal elemento de campanhas de marketing de turismo é a criatividade. Utilizar locais famosos e pontos turísticos que atraem pessoas do mundo inteiro para criar o desejo e a sensação de bem-estar ao realizar uma viagem.

Por isso, investir em pacotes diferenciados para locais exóticos, criar modelos de personalização de viagens e outras pequenas ações que tornem a experiência mais única podem conquistar muitos outros clientes para sua empresa.

Além disso, uma boa estratégia é identificar sua concorrência. Avalie as campanhas de marketing de outras agências de viagem para identificar seus pontos fracos, conseguindo assim criar uma campanha mais poderosa.

Você pode criar eventos e outras atividades para divulgar seu negócio, utilizando os serviços de mão de obra especializada para eventos para criar uma experiência inesquecível.

Hoje em dia, é impossível pensar em marketing sem pensar na internet. Estar em canais digitais é uma peça-chave para o sucesso, uma vez que a maioria das pessoas tem preferido resolver tudo por um celular ou tablet.

O marketing turístico permite uma série de opções dentro do mercado digital. Isso porque a proposta de uma agência de viagens se adapta muito bem a diversos conceitos de marketing digital.

O marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser uma excelente forma de se engajar com seu público. Trata-se da criação de material informativo que tem o objetivo de instruir e eliminar problemas de seus clientes, sem necessariamente vender seu produto.

Ao se tornar uma referência no meio de viagens, é muito mais provável que as pessoas comecem a procurar sua agência quando decidem que é hora de fazer um descanso e curtir algum lugar diferente.

Entender como o marketing digital funciona é muito mais do que fazer uma pesquisa sobre engajamento.

Além disso, sites responsivos são fundamentais nos dias de hoje. A maioria das pessoas acessa conteúdo por smartphones ou tablets, que tem resoluções bem diferentes de computadores.

Por isso, prezar pela boa navegação e boa utilização das ferramentas virtuais deve ser sua prioridade.

Estratégias de Marketing Turístico

O marketing de turismo precisa de constante atenção para que você possa estar atualizado, bem como consiga explorar o melhor desse conteúdo para converter suas vendas.

É um mercado que muda com frequência, exigindo rapidez e atenção para todos aqueles que desejam engajar o marketing aplicado em suas agências de turismo.

1.    Vídeo Marketing

O conteúdo em vídeo sempre foi um grande aliado do turismo. Isso porque o conteúdo audiovisual permite despertar o desejo de conhecer, de fazer parte e estar em um lugar. A internet criou uma imensa facilidade na propagação desse tipo de conteúdo.

Além de criar material audiovisual, você pode ainda contar com o apoio de influenciadores digitais especializados na área de turismo, que podem entregar ao público uma boa visão sobre sua empresa e sobre um destino que você queira vender.

Uma empresa de soluções financeiras para empresas pode ajudar sua agência a conseguir a verba necessária para o investimento, sem se prejudicar no processo.

A criação e divulgação do material acaba sendo um trabalho bem simples, mas é preciso se atentar a qual influenciador você irá optar por trabalhar. Isso porque você deve previamente identificar o público de um possível parceiro e relacionar com o seu público-alvo.

Uma recomendação de um blogueiro pode ser fundamental para converter mais vendas. Então, faça um acordo com ele sobre a proposta, leve-o a cidade destino e possibilite que ele crie ao vivo conteúdo audiovisual.

2.    Mobile Marketing

Poucas pessoas hoje em dia ficam na frente do computador escolhendo destinos ou planejando viagens. 

A tecnologia chegou a um ponto em que muitas pessoas podem fazer isso em qualquer lugar, bastando pelo menos um smartphone para o planejamento.

É possível utilizar:

  • Criação de aplicativo próprio;
  • SMS;
  • Telemarketing;
  • Contato direto por aplicativos de mensagem.

Hoje em dia, existem diversos aplicativos para facilitar o processo de compra de pacotes turísticos, tornando cada vez mais comum a transação completa pelo celular. Por isso, é essencial que sua estratégia de marketing crie conteúdo mobile.

A maioria das pessoas hoje não vive sem um celular. Ele se tornou parte da rotina diária das pessoas, mantendo-as conectadas 24h por dia. E o celular não é só utilizado para escolher o destino e fechar a compra.

Uma parceria com empresas de seguros pode criar pacotes promocionais para quem acessar seu aplicativo e comprar um pacote de viagens.

Aplicativos de geolocalização permitem que você utilize o aparelho como um suporte durante a estadia em um outro local. Investir em guias turísticos em aplicativos pode ser uma excelente economia, gerando uma ferramenta muito útil para seus clientes.

3.    Redes Sociais

As pessoas estão o tempo todo nas redes sociais. A cada dia, milhões de usuários acessam suas redes favoritas e milhares de pessoas se inscrevem em novas redes sociais a cada momento. 

Por isso, estar nas redes sociais é uma excelente estratégia para alcançar um público maior.

Cada rede social tem suas funcionalidades e peculiaridades. É preciso estar atento para realizar o engajamento correto em cada plataforma, possibilitando assim um aumento imediato nas vendas.

A maioria das pessoas está lá e, com isso, a maioria de suas possibilidades de conquistar novos clientes e fechar negócios também. Crie estratégias de marketing pensando na utilização das redes sociais desde o primeiro ponto.

Você pode destacar algumas empresas de alimentação de uma região para criar um roteiro interessante e agradável para seus clientes das redes sociais

É possível na maioria das redes impulsionar publicações. Através de um preço bem menor do que o de outras formas de marketing, você espalha sua publicação para um público bem maior, saindo do seu eixo de engajamento e conquistando novos olhares.

4.    SEO

A maioria das pessoas começa a planejar uma viagem buscando sobre uma cidade em ferramentas de pesquisa. Por isso, estar bem engajado nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental.

Os usuários comuns costumam encontrar a solução para seus problemas entre os primeiros links de um motor de busca.

Por isso, usar as ferramentas necessárias para melhorar o rankeamento de seu site e ser uma das primeiras opções que aparecem aos clientes pode acabar gerando uma conversão muito maior de clientes para seu negócio.

5.    Storytelling

Antigamente, o marketing era bem mais direto. A oferta de um produto era simplesmente anunciada e era esperado que os clientes tivessem vontade de consumir.

Entretanto, os estudos e avanços na área mostraram que existem formas muito mais completas de conquistar resultados.

O storytelling é uma ferramenta poderosa na atualidade, que consiste em deixar de lado o marketing convencional e criar ou utilizar uma narrativa existente como argumento de vendas.

Mais do que vender os serviços de uma empresa transporte, é preciso contar a história dela para que o cliente se sinta conectado.

Um hotel onde uma grande celebridade costumava se hospedar irá atrair um público interessado em reviver essa experiência. Um restaurante que passou por uma incrível história de superação chamará mais atenção do que um simples cardápio.

As pessoas buscam hoje em dia algum tipo de conexão. Isso é muito mais importante do que simplesmente anunciar um produto ou serviço.

6.    Inteligência Artificial

Na hora de analisar resultados, identificar processos e verificar o que está funcionando e o que não na sua campanha, as inteligências artificiais surgem para dar um grande apoio e agilizar os processos de análise.

Isso permite que você consiga identificar os elementos que precisam ser melhorados com muito mais rapidez, podendo se focar no negócio e na construção de relacionamentos com clientes.

Além disso, as inteligências artificiais são grandes aliadas na hora de montar um plano de viagem, uma vez que guardarão todas as informações relevantes em seus bancos de dados.

Para se tornar um líder no mercado de turismo, é preciso abraçar a inovação e se tornar muito mais adepto de novas estratégias de negociação.

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