No dia 12 de maio, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) atualizou as medidas de proteção sanitária contra covid-19 nos aeroportos e aeronaves. O serviço de bordo durante os voos foi retomado dia 22 de maio e segue ativo até o momento, mas Anvisa mantém uso obrigatório de máscaras em aeronaves para todos.
As determinações foram definidas na RDC 456, realizada em dezembro de 2020, que trata das ações de enfrentamento de covid e permanecem vigentes. De acordo com o documento, a alimentação é permitida desde que o passageiro recoloque a máscara imediatamente ao terminar a refeição.
Além disso, ficou definido que as companhias áreas poderiam voltar a utilizar a lotação máxima dos veículos que levam passageiros até as aeronaves e os processos de desinfecção de aeronaves pode ser feito sem que as aeronaves estejam vazias.
A fim de conscientizar passageiros e tripulantes, avisos sonoros serão disparados de maneira programada com informações atualizadas.
Recomendações da Anvisa
A Agência recomenda ainda que os serviços de bordo sejam os mais breves possíveis, de forma a não prejudicar significativamente o uso de obrigatório de máscaras em aeronaves pelos viajantes.
Além disso, todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo devem ser recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros.
É importante que esses e outros cuidados, como distanciamento e higienização das mãos, sejam tomados a fim de evitar o contagio de outras doenças como gripes, resfriados e a varíola do macaco, que já possui casos confirmados no Brasil.
O vírus causador da nova doença é transmitido por contato direto com animais ou humanos infectados. A pessoa pode se infectar por meio da proximidade com secreções respiratórias, com lesões na pele de uma pessoa infectada ou com objetos contaminados, assim como a covid-19.
Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários, lembre de acompanhar a gente nas redes sociais.