Ter sua agência de turismo online passou de um mero luxo ou capricho para uma necessidade emergente, já que o mercado de turismo está bastante aquecido, desde que as medidas restritivas foram sendo desativadas e retomamos a rotina do novo normal com o avanço da vacinação.
Apesar de ser uma necessidade, muitos donos de agências acham difícil migrar para o mundo virtual, pois estão apegados às práticas de agências físicas, o que em hipótese alguma deve ser descartado, mas deve ser potencializado com a estratégia da agência online.
E para que você consiga aliar as facilidades do mundo online com o físico, separamos 3 passos para que você monte sua agência online de maneira rápida e eficaz.
Faça uma pesquisa de mercado
Se você já possui uma agência essa parte pode ser substituída por uma pesquisa nas principais redes sociais para entender quem são seus concorrentes e como eles atuam online.
Você precisará de parâmetros de como seus concorrentes estão agindo para fazer uma análise do que está dando certo e do que você precisa evitar para não cometer os mesmos erros.
Além disso, você precisa ter claro o segmento do turismo em que pretende atuar como turismo de negócio, turismo sol e praia, turismo de aventura etc.
Lembre-se de que quanto mais segmentos você tiver, mais trabalhoso será para atender às necessidades de todos os seus clientes e pode prejudicar o funcionamento ideal de sua empresa.
Então comece com um ou dois segmentos e vá ampliando conforme sentir necessidade e conseguir manter um atendimento de qualidade.
Entenda o que é OTA e como ela funciona
Mas, se você ainda não tem uma agência física, é importante estar atento a termos como OTA – Online Travel Agency, antes de criar sua agência de turismo online.
Uma OTA, é um site que permite venda através da internet e, apensar de não ter presença física do comprador ou do vendedor, exige a mesma logística de reserva e agendamento que as agências de turismo físicas possuem. Com regras próprias que devem ser consideradas para este canal de venda.
Tenha em mente que independente de ter uma agência física ou não, entender o que é OTA é o primeiro passo para criar sua agência online. Afinal, a criação de uma Online Travel Agency é um processo que exige cautela e pode ser realizado pelo próprio empresário, mas para isso será necessário conhecimento técnico de informática, operação turística, comércio eletrônico e até marketing digital.
Além disso, é preciso cuidado para que o serviço de hospedagem do site seja seguro e estável evitando ao máximo fraudes, inclusive ao implementar métodos de pagamento online.
Tenha bem definido o plano de negócio e qual o tipo de negócio
Antes mesmo de criar sua agência de turismo online, você precisa ter claro um plano de negócio com objetivos claros e definidos. Se já tiver uma agência física, então sabe que esse é um passo importante e se ainda não tiver fique atento, pois é aqui que você pode acabar decretando falência antes mesmo de começar.
É importante que você tenha definido quais os diferenciais de sua agência no mercado, quais serão as metas e que ações fará para alcança-las, definirá seu nome fantasia e empresarial, fará pesquisas de custos de equipamentos e domínio, e inúmeros detalhes que se não tiverem a atenção devida podem gerar problemas no futuro.
Além disso, você precisa ter em mente qual o tipo de negócio é mais adequado à sua realidade. Você pode abrir uma agência do zero, pode abrir uma franquia e até mesmo uma plataforma terceirizada.
Mãos à obra
Você já fez todo o estudo necessário, já conhece os termos e sabe exatamente o tipo de negócio que quer. Agora mãos à obra.
Faça uma consulta comercial para saber se o nome da sua agência já está em uso e vá ao cartório mais próximo formalizar o quanto antes. Um passo importante quando se trata de uma agência de viagens online é o registro do domínio, pois é como o nome da sua empresa. Se já estiver em uso, você precisará pensar em outro e isso pode ser um pouco frustrante.
Se você já possuir uma agência física, então certamente já terá um registro na cadastur. Mas caso não tenha, é importante registrá-la no Ministério do Turismo e garantir seu registro. Ele é obrigatório, então essa é uma formalidade importante.
Bônus
Algumas empresas especializadas em plataformas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização dos softwares para o desenvolvimento da OTA, com baixo nível de complexidade.
É o caso da Moblix. Que possui uma plataforma completa para criação de agências de turismo online sem a necessidade de um desenvolvedor ou que você entenda de tecnologia, como mencionamos no início desse artigo.
Clique aqui e faça um teste gratuito na plataforma por 14 dias.