O turismo industrial está crescendo cada vez mais, sendo uma modalidade que atrai jovens, adultos, famílias e grupos de amigos para várias fábricas do mundo inteiro. 

 

No Brasil, é possível encontrar vários expoentes, incluindo marcas reconhecidas que oferecem programações especialmente para turistas.

 

A popularidade é tanta que o Ministério do Turismo realiza vários eventos sobre a temática, além de propor estratégias para expandir a modalidade cada vez mais, já que ela traz muitos benefícios econômicos ao país.

 

No artigo de hoje, conheça o turismo industrial, cada vez mais difundido no mundo, e algumas vantagens da modalidade. Acompanhe a leitura!

O que é o turismo industrial?

Como o próprio nome sugere, o turismo industrial é uma modalidade de visitação em fábricas, em que é possível conhecer uma fábrica de camisetas personalizadas, usinas de combustível e eletricidade, indústrias automobilísticas, produção de alimentos e bebidas, entre outros.

 

Ou seja, o interesse é ver o dia a dia de trabalho em uma indústria, conhecendo as principais etapas de produção, bem como o interior das fábricas.

 

Esse tipo de turismo começou em países desenvolvidos, como a França, Japão e EUA, a partir da segunda metade do século 20 – período de maior desenvolvimento industrial.

 

Os empreendedores passaram a abrir suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer as unidades produtivas, bem como a tecnologia empregada.

 

Hoje em dia, essa questão tecnológica é algo que chama bastante atenção dos turistas. Tanto que várias pessoas vão até às fábricas interessadas em conhecer a automação de equipamentos.

 

No turismo industrial, as visitas são previamente agendadas e sistematizadas em um roteiro específico. As pessoas também circulam em espaços restritos, sendo possível conhecer o processo produtivo, sem afetar o trabalho nas indústrias ou correr riscos.

 

Normalmente, há um ou mais guias, que mostram as instalações da empresa, contam a história do estabelecimento e propõem atividades interativas.

 

Algumas empresas investem amplamente no turismo industrial, contando com pequenos museus em suas unidades, além de oferecerem brindes aos visitantes, como mochilas promocionais, camisetas, bonés, amostras de produtos, entre outros.

Quais as vantagens do turismo industrial?

Mais do que uma nova experiência de viagem, o turismo industrial oferece diversos benefícios às empresas e aos visitantes. Por esse motivo, a modalidade está se expandindo cada vez mais e ganhando notoriedade nos órgãos oficiais, como o Ministério do Turismo.

 

As indústrias só tendem a ganhar com a modalidade. Afinal de contas, é possível tornar a marca reconhecida e expandir os produtos ou serviços para diversos públicos.

 

Sendo assim, entre as principais vantagens do turismo industrial para as empresas, destacam-se:

 

  • Fortalecimento da marca;
  • Valorização dos produtos e serviços;
  • Divulgação das iniciativas da empresa;
  • Criação de vínculos duradouros com o público;
  • Expansão da imagem da indústria.

 

Como consequência, é possível aumentar o faturamento das empresas, uma vez que muitos visitantes acabam consumindo produtos ou serviços, ou até mesmo se interessando mais pela marca.

 

Se pensarmos, por exemplo, nas empresas de alimentação que abrem suas instalações para turistas, é possível incitar o consumo de seus produtos e, além disso, fortalecer o vínculo com os potenciais clientes. 

 

Aliás, o setor alimentício é o que mais gera interesse dos turistas. As pessoas querem saber mais sobre os produtos que consomem, entender sobre os ingredientes, verificar o padrão de qualidade, entre outros processos.

 

Quanto aos visitantes, também há grandes benefícios em conhecer as fábricas. Mais do que ter conhecimento sobre os processos produtivos, é uma maneira de se deparar com equipamentos nunca antes vistos, como reatores industriais ou máquinas de grande porte.

 

O turismo industrial é muito educativo. Algumas instituições de ensino, inclusive, incluem a visita às indústrias, fábricas e empresas como parte das atividades pedagógicas – as chamadas “excursões”.

 

Nestes casos, é muito comum que os alunos vão até os estabelecimentos acompanhados de um professor da disciplina, para aprenderem mais sobre diversos processos.

 

Por exemplo, um(a) professor(a) de química pode propor uma excursão até uma estação de tratamento de água e esgoto, para que os alunos conheçam na prática como são os processos de decantação, sedimentação, etc.

 

Percebe-se que o turismo industrial surge como parte de metodologias ativas de ensino, por isso, a modalidade é difundida cada vez mais, como uma opção vantajosa para uma educação mais ampla e completa.

O turismo industrial no Brasil: exemplos de sucesso

Diversos países investem há décadas no turismo industrial. No Brasil, a modalidade ganha cada vez mais relevância, diante da própria expansão das indústrias em território nacional.

 

Nos Estados Unidos, um dos exemplos mais notáveis de turismo industrial é a Boeing, em Everett, que oferece um tour pelas linhas de montagem dos aviões. A Miller, produtora de bebidas, e a Hersheys, de chocolate, também disponibilizam roteiros fantásticos.

 

Há, ainda, as empresas de compensação ambiental, que se tornaram muito populares diante das discussões cada vez mais acaloradas sobre desenvolvimento sustentável, produção de energia limpa e iniciativas renováveis para proteção do meio ambiente.

 

Já na Europa, os casos de sucesso são a L’Occitane, empresa de cosméticos, a Guinness e Heineken (cervejarias), bem como as grandes vinícolas e produtores de whisky que abrem suas portas aos consumidores.

 

O Brasil conta com alguns casos bem sucedidos de turismo industrial, como as fábricas da Garoto, Nestlé, Natura e Ambev. 


Além disso, a região do ABC paulista, que tradicionalmente é conhecida por ser um pólo industrial, também atrai turistas interessados em acompanhar a linha de montagem de automóveis, bem como compreender a importância histórica e cultural da indústria automobilística.

 

Os visitantes podem caminhar em torno das máquinas, conhecer as instalações de montagem e manutenção industrial, acompanhar o encaixe das peças e, até mesmo, dirigir um caminhão em uma pista de testes.

 

Outro exemplo notável de turismo industrial no Brasil é a região da Serra Gaúcha, famosa por suas vinícolas tradicionais. Os empresários das indústrias têxteis de Blumenau, em Santa Catarina, também estão expandindo cada vez mais a sua atuação.

 

No Piauí, algumas experiências de turismo industrial começam a dar frutos para a região.

 

O roteiro de visitas à Cachaça Mangueira, em Castelo do Piauí, por exemplo, mostra as instalações do antigo engenho, sendo uma oportunidade para conhecer mais sobre a extração da cana, os processos de fermentação, destilação e envelhecimento da bebida.

Como fortalecer o turismo industrial no Brasil?

O turismo industrial já está ganhando o protagonismo de vários itinerários no Brasil. Algumas cidades são famosas justamente por essa modalidade de visitação, já que elas contêm fábricas muito famosas.

 

É o caso de Foz do Iguaçu (SC). Quem visita a cidade, deve se preparar previamente para visitar a famosa hidrelétrica, que é um cartão-postal da região.

 

No entanto, o turismo industrial ainda necessita de novos investimentos para ganhar mais reconhecimento no Brasil. Para isso, uma dica é realizar parcerias com empresas do mesmo segmento (públicas ou privadas), para desenvolver mais o turismo local.

 

Dessa forma, além da visita às fábricas, os turistas também podem desfrutar de muitas atrações, como a gastronomia, eventos da região, entre outros.

 

Outra recomendação é oferecer roteiros mais dinâmicos e maiores, que vão além da apresentação do chão da fábrica, mas que também envolvam atividades recreativas e interativas. Dessa forma, as pessoas se divertem ainda mais na viagem.

 

Vale a pena montar um museu na sua empresa, para contar um pouco mais sobre a história da indústria, além de trazer memórias que mostrem a relação da fábrica com a cidade.

 

Ou seja, é importante pensar em roteiros turísticos que envolvam o público e despertem a curiosidade dos visitantes para além da indústria, fazendo com que eles queiram conhecer mais sobre a cultura, gastronomia e eventos do local.

 

Daí a importância de estabelecer parcerias. Isso ajuda na competitividade do setor, além do desenvolvimento do turismo industrial.

Conclusão

Conhecido por promover visitas às indústrias, fábricas e empresas diversas, o turismo industrial é uma modalidade conhecida pelos países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

 

Isso porque essas regiões são famosas pelo grande desenvolvimento fabril, que se iniciou desde a primeira metade do século 20, expandindo-se para inúmeras cidades.

 

No Brasil, a industrialização tardia teve alguns reflexos na demora do crescimento do turismo industrial. No entanto, isso não desfavoreceu as empresas mais antenadas às tendências de mercado, que investem constantemente no aprimoramento de seus roteiros.

 

O artigo de hoje buscou mostrar alguns dos principais roteiros de sucesso do turismo industrial no Brasil, além de tratar das inúmeras vantagens que a modalidade traz para as marcas, incluindo maior reconhecimento no mercado e melhor relacionamento com o público.

 

Por esse motivo, cada vez mais empresas buscam investir no turismo industrial, como uma forma de expandir seu alcance.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique por dentro das novidades no blog da Moblix.

Leave a Reply