Veja como as  inovações tecnológicas podem ser aplicadas em sua agência

 

As inovações tecnológicas  deixaram de ser uma projeção e viraram uma realidade. Afinal, elas permitem diversos aprimoramentos na realização dos processos de um negócio, possibilitando o aumento de clientes e o crescimento da empresa. 

Você saberia dizer quais são os tipos de inovações tecnológicas que podem ser implementadas em sua empresa? Sabe como aplicá-las? Se ainda não, fique calmo, pois falaremos um pouco desse assunto ao longo do artigo. 

 

Saiba um pouco mais sobre inovação tecnológica

 

Existe uma diferença de quando uma inovação é implementada a um produto e quando a empresa inova seus processos com base na tecnologia.

Por exemplo, um modelo novo de celular pode ser desenvolvido com sistemas mais evoluídos e modernos, mas não necessariamente está relacionado com a forma como ele foi produzido, que pode ter se mantido a mesma. 

Agora se a empresa que realiza o trabalho de divulgação e marketing desse novo modelo de celular contratar um software gestão de ativos de TI, possibilitando um novo sistema de leitura de dados para aprimoramento de suas técnicas, temos uma inovação.

A inovação tecnológica de uma empresa permite que a marca de um determinado segmento se destaque perante as suas concorrentes, fazendo com que elas tenham que adquirir a mesma tecnologia ou criar uma nova para ganhar o destaque da vez.

 

Como isso mudou ?

Assim é a competitividade entre empresas concorrentes. Esse tipo de inovação é bom para o mercado como um todo, pois até pessoas ociosas conquistam uma oportunidade de trabalho graças a esses avanços nos processos de uma empresa.

Quem não se lembra de ter que andar até um ponto de táxi ou simplesmente não ter opção de transporte? Todo esse problema foi resolvido com a chegada dos aplicativos de mobilidade que possibilitaram com que as pessoas pudessem ter acesso ao transporte.

A revolução foi tanta, que o sistema foi estendido para aplicativos de entrega de produtos e comida e até comparador de preços de passagens áreas por exemplo . Milhares de pessoas que estavam paradas procurando emprego conseguiram uma oportunidade, tudo graças à inovação tecnológica. 

Da mesma forma ocorreu com os softwares utilizados em um escritorio de contabilidade e consultoria, que possibilitam com que diversas pessoas leigas possam fazer o próprio imposto de renda sem a necessidade de um contador. 

Note que na maioria dos casos, os consumidores têm um problema e algum empreendedor resolve criar a solução. E são nesses casos que nascem os grandes negócios. Tudo baseado na observação da realidade do mundo.

 

 

Conheça algumas das inovações 

Agora que já sabemos como são aplicadas as inovações tecnológicas, mostraremos alguns tipos de inovações que estão sendo aprimoradas diariamente e devem ser adquiridas por toda a empresa, por exemplo, pela sua agência de viagens.

1 – Realidade virtual 

 

Imagine um consórcio imobiliário que busca vender coberturas, qual a melhor forma de fazer um cliente querer comprar algo? Provavelmente, dando um gostinho de como esse produto será, caso ele o adquira.

Sendo assim, a realidade virtual está crescendo e já é aplicada em diversos sites e jogos para tentar aumentar a experiência dos usuários em uma determinada situação vivida. 

Tanto é, que praticamente todas as pessoas já viram ou tiveram uma experiência com uma montanha russa virtual. Já existem casos de joalherias que elaboraram um sistema para que os clientes possam provar as joias de maneira online.

Ademais, o ecommerce que cresceu sem precedentes nos últimos anos é um dos setores que mais tenta implementar a realidade virtual dentro de seus sistemas de compra, justamente para dar ao consumidor a vontade irresistível de fazer aquela aquisição.

Antigamente, isso era impossível de realizar, além das compras demorarem muito tempo para serem selecionadas.

 

Diferença entre realidade virtual x realidade aumentada

Existe uma leve diferença entre realidade virtual e realidade aumentada. A realidade virtual coloca o consumidor dentro de um programa que se adapta a programação que for desenvolvida nele. A realidade aumentada busca levar parte da loja para a casa do cliente. 

Em um futuro próximo, imagina-se que esses programas possam levar toda uma equipe para um local de trabalho virtual, mesmo estando trabalhando de casa. Ainda é uma realidade bem distante da tecnologia que existe hoje, mas é alcançável. 

Agora pense no desenho e melhoria de processos que a realidade virtual ou aumentada podem trazer para o seu comércio, e tente implementá-las de alguma maneira. É um diferencial que poucos concorrentes notam e é quase certo o sucesso que o ramo terá.

 

2 – Machine Learning e Inteligência artificial 

 

Dados são a fonte de todo o negócio. É preciso saber tudo, quanto é gasto com a produção do item, quanto é lucrado em cada mês, o motivo da variação mensal e, principalmente, saber como e quando seus clientes compram em sua marca.

As estratégias de machine learning conectadas ao Google ADS, por exemplo, podem fazer com que as propagandas de sua empresa apareçam na tela de seu celular imediatamente, após o cliente falar sobre um produto que deseja.

Os aparelhos celulares têm ouvidos e um GPS que mostra onde seus consumidores estão andando a cada momento, por isso, ter acesso a esse tipo de dados e ver os padrões feitos pelos consumidores, possibilita a elaboração de uma estratégia de marketing super eficaz.

Todos esses dados são computados e colocados em sistemas desenvolvidos para responder perguntas dos consumidores, por exemplo, os chats que respondem às nossas perguntas quando entramos em contato com uma empresa em uma rede social.

Note que até as empresas de folha de pagamento, quando um cliente precisa quitar aquele boleto, podem resolver tudo por mensagem ou por um simples acesso de forma online. 

Assim são feitos os sistemas de inteligência artificial, como essas grandes empresas e bancos, elas buscam responder perguntas e fazer ações baseadas em nossas falas e com tudo que foi registrado em seus bancos de dados, como um serviço de firewall.

3 – Treinamentos a distância 

 

Cresceu a um nível absurdo o número de sites que realizam diversos cursos e treinamentos online. São variados temas e segmentos, isso ocorreu pela alta demanda das pessoas que trabalham com diversas tarefas, e não somente uma.

Pois bem, qualificar seus colaboradores ou fornecer esse tipo de serviço pode ser uma excelente maneira de trazer pessoas para esse mercado digital que exige uma melhoria nas plataformas digitais. 

Hoje em dia, por exemplo, uma empresa de portaria que não trabalha com um sistema de segurança bem montado e tecnológico, pode perder diversos clientes, mas por mais que aquele funcionário tenha 20 anos de carreira em portaria, ele pode não saber usar o novo programa.

Por isso, a necessidade de capacitar essas pessoas às novas realidades. Além disso, juventude não é sinônimo de sabedoria, por isso até os mais novos estão necessitando de tal formação. 

 

4 – Chatbot

 

O chatbot é uma inovação praticamente obrigatória e super acessível para qualquer empresa que invista em inovações tecnológicas. Eles são rápidos e os filtros possibilitam uma triagem de assuntos muito eficaz na hora de tratar das demandas.

O usuário sente que está sendo melhor atendido quando o sistema funciona e ele pode ser implementado em diversos canais, como no site da empresa, aplicativos de mensagens e redes sociais. 

Foi muito útil para diversas empresas de contabilidade e outros setores que perdiam muito tempo realizando a triagem. Além disso, algumas vezes o funcionário que atendia a demanda não era da área solicitada, gerando frustrações e muita espera. 

Ocorria também casos de problemas simples que ocupavam linhas telefônicas, simplesmente pela insegurança do cliente que o fazia buscar a todo o momento pelo suporte. Quando o robô consegue resolver o problema, tudo é acelerado. 

 

Considerações finais 

 

Vimos ao longo do artigo a necessidade de aplicar inovações tecnológicas dentro de sua agência de viagens ou de qualquer que seja o segmento. Elas geram diversos benefícios como:

 

  • Aceleração do atendimento ao cliente;
  • Melhor experiência com o produto ou serviço;
  • Gera curiosidade e satisfação pela marca;
  • Coloca os concorrentes para correr.


Todas essas inovações possibilitam que o mercado fique cada vez mais competitivo e gere melhores resultados para todos. Os consumidores, como sempre, conseguem se aproveitar de todos esses benefícios, pois são justamente pensados para eles. 

Existem diversas outras tecnologias sendo aprimoradas, como as casas inteligentes, que preparam tudo o que o dono precisa, o reconhecimento fácil e de íris ocular ou novas fontes de energia renováveis. 

São sistemas que estão sendo aprimorados e ainda não tem tanta adesão do público geral, mas as projeções são positivas. A sociedade como um todo ganha com isso e as possibilidades de negócio crescem com o tempo. 

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

Ah! Segue a gente lá no Instagram para não perder nosso conteúdo em Moblix.com 

 

Por hoje é isso gente, até a próxima! 🚀

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply