A análise SWOT é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico da atualidade. Profissionais das mais variadas áreas já ouviram sobre os conceitos, e despertaram interesse em se aprofundar nessa técnica de análise.
Uma empresa de aluguel de munck, por exemplo, precisa identificar todos os elementos necessários para seu crescimento pessoal.
Utilizada durante a etapa de projetos, a SWOT é muito importante para avaliar as variáveis de qualquer tipo de negócio.
No caso de uma agência de viagens, por exemplo, a análise pode verificar os principais pontos de estratégia de negócios, como conhecer e avaliar melhor o mercado, otimizar suas estratégias e avaliar o andamento da empresa como um todo.
O termo SWOT vem da abreviação dos quatro pilares da análise:
- Strengths;
- Weaknesses;
- Opportunities;
- Threats.
No Brasil, ele também é conhecido como FOFA, uma vez que as palavras chave se traduzem como Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Uma empresa de portaria e limpeza que realize a análise SWOT, terá uma chance muito maior de se destacar no mercado, tornando-se referência em sua área de atuação.
Esse método foi criado nos anos 60, por um pesquisador conhecido como Alfred Humphrey. Desde então, tem conquistado cada vez mais o mercado por conta da facilidade de análise e precisão de dados.
Essas palavras-chave representam dois elementos importantes de sua empresa: os ambientes interno e externo.
Ambiente interno na análise
No primeiro, definimos como todo o ambiente no qual a empresa consegue possuir algum tipo de controle. Aqui, você pode agir sobre o ambiente, e é onde se encontram as forças e fraquezas de sua empresa.
Todos os fatores passíveis de intervenção, como pessoal, equipamento, políticas de vendas, tecnologias que são aplicadas em todos os processos, além de clientes e investimento, entre diversos outros, englobam-se no conceito de ambiente interno.
Por isso, uma empresa de fornecedores de tubos e conexões precisa delimitar todas as informações corretamente para conseguir encontrar quais elementos podem melhorar e quais devem se manter fortes para continuar seu processo.
Ambiente externo na análise
Já o ambiente externo engloba todos os fatores dos quais a empresa não pode intervir diretamente.
Isso inclui tanto elementos naturais como clima, políticos, mudanças em legislação, econômicos como variações nas taxas e no mercado, além de englobar a análise de concorrentes e outros elementos que podem impactar diretamente a empresa.
Com a análise SWOT, é possível identificar os principais pontos para a gestão de organização, que estabelece as prioridades que sua agência tomará para agir em busca de melhores resultados.
Além disso, a análise permite uma melhor identificação de opções estratégicas e antecipação de problemas que podem ser resolvidos com um bom planejamento.
Uma empresa distribuidora de câmeras de segurança deve estar preparada para qualquer elemento que impacte seus resultados, principalmente, para garantir sua saúde financeira.
Uma empresa que realiza a avaliação terá muito mais confiança para identificar seus pontos positivos para fortalecê-los, quais pontos devem ser mais trabalhados, oportunidades a alcançar e chances de ampliar a empresa como um todo.
Um melhor conhecimento do mercado acaba gerando na agência uma melhor ideia de planejamento, identificando os momentos ideais de utilizar o mercado a seu favor.
Com isso, é possível se estruturar muito melhor para uma série de fatores que podem alterar o dia a dia da agência, como variações de condições e a evolução das capacidades de produção da empresa.
Conhecer e entender o ambiente interno de sua empresa através da análise SWOT permite uma melhor integração, padronizando os serviços para evitar desgaste e retrabalho, bem como criando um ambiente muito mais focado no resultado desejado.
Além disso, a análise permite uma maior confiança nos dados externos, criando uma ferramenta poderosa de tomada de decisões, avaliando o mercado como um todo e eliminando grande parte do risco de erro que sua gestão pode obter.
Os elementos da análise SWOT
Para conseguir uma melhor compreensão sobre a ferramenta como um todo, é preciso identificar seus elementos para conseguir obter o melhor resultado possível.
1. Forças
Nesta etapa, são avaliados os conceitos que podem ser considerados vantagem de sua empresa. Aqui, é possível destacar o que já funciona e o que seus clientes consideram um diferencial para procurar seus serviços.
Fabricantes de portões automáticos podem considerar a velocidade de produção e qualidade de seus materiais, como forças a serem levadas em conta.
Sua agência de viagens pode possuir uma maior variedade de opções de destino, melhores condições de pagamento ou até mesmo uma localização mais favorável para seus clientes visitarem.
Todos os pontos que podem ser considerados úteis para converter potenciais consumidores e fechar negócios podem entrar na análise de forças de sua empresa.
2. Fraquezas
Aqui, são identificados os fatores que precisam ser melhorados em sua empresa. Elementos que podem acabar prejudicando o estabelecimento, como valores mais altos de pacotes, poucas opções de serviços ou pouca acessibilidade em seu espaço físico.
Além disso, elementos que geram um custo mais elevado para sua empresa devem ser levados em conta, como o custo de manutenção com equipamentos eletrônicos, pessoal e transporte.
Algumas empresas de engenharia civil em SP precisam compreender suas fraquezas para conseguir avaliar melhor as chances de crescimento.
No caso das fraquezas, a empresa tem o controle sobre a situação, e a identificação desses elementos é fundamental para que possa ser criado um planejamento para transformar essas fraquezas em elementos mais fortes na agência.
3. Oportunidades
Nessa parte, é onde o controle da empresa perde seu poder. As oportunidades são movimentações naturais do mercado, que acabam se tornando favoráveis para a empresa.
Mudanças econômicas positivas e eventos específicos que podem engajar diretamente com seu negócio são exemplos desse tipo de atividade.
Uma empresa de pintura pode identificar um período do ano com mais reformas, principalmente, para conseguir mais oportunidades de negócios.
Um exemplo são os eventos de cunho mundial, como as Olimpíadas e Campeonatos mundiais de esportes.
Agências de turismo podem conseguir converter muito mais clientes em uma época onde as pessoas estão ativamente buscando viagens para torcer por seus times favoritos ou ter uma experiência única nesse período.
4. Ameaças
Contrariamente ao elemento anterior, as ameaças são pontos que podem enfraquecer seu negócio sem que você tenha um controle sobre isso.
Esse tipo de elemento cria um ambiente desfavorável para a conversão, e pode ter variados elementos. Uma época ruim de clima, com muitas tempestades e enchentes, pode afugentar clientes que desejem fazer uma viagem ou passeio.
Uma alta em moedas estrangeiras pode inibir possíveis clientes, além de aumentar os valores que você pode oferecer por conta de elementos como combustível e taxas de aeroportos, entre outros elementos.
Vantagens da análise SWOT
Quando você consegue mapear corretamente as ações do mercado e sua influência em sua empresa, além de compreender quais elementos você pode usar a seu favor ou melhorar, você consegue mais tranquilidade para a tomada de decisões.
Pensando nisso, a análise SWOT tem um papel fundamental para evoluir seu empreendimento, melhorando alguns elementos importantes para seu posicionamento.
Posição estratégica
Identificar como sua empresa está posicionada no mercado é um passo importante para definir seu planejamento de marketing.
As empresas de contabilidade podem conseguir se engajar muito mais se conseguirem se posicionar corretamente no mercado.
Crescer comercialmente depende de uma série de decisões essenciais, que podem ser tomadas com muito mais tranquilidade se você conseguir identificar exatamente onde se encontra no começo da ação.
Melhoria na prestação de serviços
Ao identificar os pontos positivos e as fraquezas de sua empresa, é possível estabelecer metas e planos de melhoria, tentando realizar mudanças substanciais que encontrem um melhor resultado para sua agência.
Muitas vezes as soluções acabam sendo simples, uma vez que os problemas foram identificados e é possível encontrar as melhores ferramentas para as melhorias.
Prioridade de ações
Quando sabemos antecipar as oportunidades de negócio que se apresentarão no futuro próximo, é possível estruturar todo o contexto de marketing e investimentos para alcançar os resultados esperados.
As ações devem ser priorizadas visando obter o melhor de cada oportunidade que surgir, pensando em ferramentas de estratégia funcionais e de fácil execução.
Entender as demandas da empresa acaba se tornando um elemento fundamental do planejamento estratégico, possibilitando uma tomada de decisões mais assertiva e inteligente.
Isso funciona também pensando a longo prazo, em que as ações serão planejadas já com o pensamento de eliminar ameaças e aproveitar oportunidades.
Análise de estratégias
A evolução deve surgir do processo de aprendizado. Quanto antes você começar a aplicar as técnicas da análise SWOT, mais conseguirá identificar as estratégias que estão sendo tomadas pela empresa e o que deve ser mantido ou modificado.
Tirar ideias do papel pode ser um momento de tensão para alguns gestores, mas a ferramenta SWOT tem o objetivo de facilitar esse processo, identificando possibilidades de crescimento empresarial.
Por isso, é importante estar conectado com as melhores formas possíveis de explorar seu empreendimento e aproveitar as oportunidades de negócio, conforme elas se apresentam.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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