Uma nova autorização de viagem será necessária para todos os visitantes que não precisem de visto para entrar na Europa. A decisão foi da Comissão Europeia, que implementará a Etias, Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem.
O programa de autorização de viagem eletrônica foi criado para proteger e reforçar as fronteiras dos países europeus. Além disso, o programa ajuda a identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que frequentam a Área Schengen.
A partir de 2023, todos os brasileiros que não precisem de visto para ingressar em qualquer país que faça parte da área mencionada, devem solicitar a autorização Etias.
Autorização Etias não substitui visto
É importante destacar que o Etias é uma autorização e não um visto, portanto só é válido para viajantes de fora da União Europeia que não precisem de visto para o Espaço Schengen.
De acordo com o site Etias, cidadãos de mais de 50 países não europeus estão isentos do pedido de visto para visitar o Espaço Schengen por até 90 dias.
A isenção de visto ETIAS foi desenvolvida para que viajantes desses países possam continuar a viajar sem visto enquanto, ao mesmo tempo, aprimora-se a gestão de fronteiras e a segurança por toda a Europa.
Você pode obter mais informações no site oficial da Etias
Atualização pode confundir viajantes e agentes de experiências turísticas
Esse é um ponto importante e os donos de agências ou agentes de turismo precisam estar atentos na hora de vender passagens e experiências turísticas para as localidades mencionadas.
Além disso, é preciso que agentes de turismo orientem de maneira correta os viajantes de que a autorização não substitui o visto, especialmente para pacotes de viagens com mais de um destino como cruzeiros e mochilões.
Se você é uma agência ou agente e ainda não possui presença online fique ligado, pois esse mercado online tem crescido. A Moblix tem a solução perfeita para você, faça um teste grátis em nossa plataforma por 14 dias.