O serviço de TI é essencial para qualquer negócio, mas ele demanda muitos custos para se manter em pleno funcionamento. Ademais, esse departamento costuma ter uma participação significativa nas despesas da corporação.

É importante ressaltar que quanto mais um negócio cresce, mais o TI precisa ser aprimorado, é por essa razão que muitos gestores começaram a ponderar a terceirização, como uma forma de manter essa área importante, mas sem pesar demais nas finanças.

Mesmo em empresas em que a tecnologia não seja seu produto, os investimentos em tecnologia da informação são direcionados aos setores que se relacionam ao negócio.

E quando a companhia resolve terceirizar seu TI, pode fazer com que o setor tenha um desempenho melhor do que quando era mantido por ela. E isso contribui para a produtividade das demais áreas.

Mesmo diante de tantos benefícios, alguns gestores ainda ficam com um pé atrás com os serviço de TI, mas isso também é uma maneira de permitir que a empresa mantenha o foco apenas em seu core business.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar Vale a pena terceirizar seu serviço de TI? E Veja os benefícios quais serviços costumam ser terceirizados dessa prática. Confira o texto até o final!

O que é a terceirização de TI?

Antes de pensar em terceirizar o serviço de TI do seu negócio, é importante entender o conceito desse trabalho. A terceirização nada mais é do que passar a responsabilidade pelas atividades de tecnologia da informação para outra empresa.

Esta é uma organização especializada no assunto, então, seu trabalho acontece por meio de celebração de contrato.

É uma opção muito boa para companhias de vários mercados, como uma empresa de transporte executivo, ou aquelas em que sua equipe interna não consegue atender a todas as suas demandas.

Além disso, é muito comum vermos organizações que não possuem conhecimentos suficientes para resolver algum problema ou, até mesmo, para lidar com seu próprio crescimento.

 

Quais funções podem ser terceirizadas dentro do setor?

O fato é que todas as atividades ligadas ao TI podem ser terceirizadas, como no caso de desenvolvimento de software, manutenção de servidores, suporte e até a gestão de TI.

Uma das mais terceirizadas é o suporte help desk, e isso acontece porque uma das maiores dificuldades de uma equipe interna de TI é dar muita atenção às atividades operacionais, como atendimento de demandas que parecem ser mais simples.

Pensando nisso, se a sua empresa conseguir terceirizar o serviço de TI como help desk, essa tarefa será realizada por uma equipe remota, com plenas condições de prestar atendimento de qualidade.

Isso acontece porque essa empresa conta com conhecimento técnico suficiente, além de um banco de dados pronto para solucionar qualquer problema que, por exemplo, as empresas de contabilidade venham a ter.

Isso permite que a equipe local se concentre em tarefas operacionais com maior nível de complexidade, bem como consiga manter o foco no planejamento estratégico.

Também é possível terceirizar os chamados relacionados com a área de TI, visto que são tarefas que tomam tempo e requerem mais experiência. Assim, todos os problemas podem ser tratados da maneira mais eficiente possível.

Uma equipe interna tende a atender as demandas em ordem cronológica, mas por meio de uma boa gestão de chamados, o que conta é o grau de urgência. As tarefas passam a ser direcionadas para o técnico ideal, de acordo com a especialidade dele.

É uma forma de mostrar que essa atividade, para ser realizada com excelência, depende de recursos humanos que podem ser bem aproveitados por outros departamentos. Mas se você terceiriza o TI, vai manter a qualidade do trabalho de todos os setores.

 

Infraestrutura

Não podemos nos esquecer da terceirização da gestão de infraestrutura, visto que é essencial que as empresas cataloguem todos os seus recursos de TI.

Se você relaciona o hardware e o software em um sistema especializado, garante uma gestão melhor da manutenção, além de permitir que os gestores saibam qual é o valor do patrimônio.

Entretanto, para qualquer empresa, como uma administradora predial, controlar o inventário de TI é trabalhoso, por isso, é necessário contar com um colaborador exclusivamente para isso.

É por essa razão que algumas corporações deixam de fazer gestão de infraestrutura, o que atrapalha no controle do uso dos equipamentos de informática do negócio.

A partir disso, começam a surgir fragilidades nas máquinas, levando à indisponibilidade do sistema e a prejuízos financeiros. Assim sendo, se a ideia é evitar esses contratempos, recomenda-se terceirizar a gestão de infraestrutura.

Agora que você já sabe o que é terceirização de TI e quais atividades, geralmente, não terceirizadas, no próximo tópico, vamos mostrar um pouco mais sobre os benefícios dessa prática. Continue conosco.

Benefícios da terceirização de TI

Uma empresa de coleta de resíduos, bem como qualquer outro negócio, pode ter acesso a uma série de benefícios se preferir terceirizar os serviços de TI. E mesmo que apenas uma parte desse setor seja passada para outra empresa, os benefícios são:

Menos custos

O que mais temos ouvido ultimamente é que a economia está em crise, por conta disso, cortar custos se torna prioridade, para que as companhias possam se manter ativas.

Quando a própria equipe interna de TI é contratada, de modo que ela atenda a todos os chamados, são investidos muitos recursos, e isso é algo totalmente fora da realidade da maioria dos negócios.

As companhias precisam arcar com despesas inerentes à contratação, e que podem pesar no bolso, como:

  • Salários;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Seguro saúde;
  • Benefícios.

Esses e muitos outros encargos comuns a qualquer corporação, como uma empresa de automação Industrial, podem encarecer o investimento em uma equipe que atenda às demandas internas da empresa.

E se ela resolve investir em um time pequeno, pode sobrecarregar a rotina desses profissionais. Por outro lado, ao investir na terceirização, poderá contar com muitos profissionais, por um custo mais baixo.

 

Mais controle dos serviços

A maioria dos gestores não é formado em TI ou possui conhecimentos suficientes do setor para lidar com a falta de dados. Também é difícil extrair todas as informações necessárias para se certificar de que tudo está funcionando como deveria.

E mesmo quando o gestor tem a oportunidade de analisar as informações, não sabe ao certo como interpretá-las.

Mas se uma agência de eventos SP contrata uma terceirizada de TI, terá acesso a relatórios detalhados, com dados atualizados e poderá melhorar seus serviços, além de controlar melhor sua própria infraestrutura.  

 

Mais eficiência

Se uma equipe interna está sobrecarregada, sua produtividade pode ser afetada, o que influencia na satisfação dos colaboradores em relação ao TI.

Se você terceirizar a gestão de infraestrutura, permite que sua equipe se foque em processos estratégicos do negócio. Isso aumenta sua eficiência e faz com que os colaboradores percebam que podem atender sua demanda no prazo.

 

Economia de tempo

Uma empresa terceirizada tem como objetivo tornar as atividades mais ágeis. As equipes são gerenciadas para aperfeiçoar os produtos e as entregas. O objetivo é sempre aumentar a capacidade do desenvolvimento e distribuição de softwares, serviços e aplicativos.

 

Agilidade na resolução de problemas

Quando uma empresa de gestão condominial conta com uma empresa terceirizada de TI, ela terá à sua disposição uma equipe especializada em todas as tarefas do setor.

Assim sendo, qualquer problema em qualquer outra área, relacionadas ao departamento de TI serão solucionadas rapidamente.

Mais segurança

A tecnologia auxilia as empresas de muitas maneiras, mas isso não descarta as vulnerabilidades que podem abrir espaço para pessoas mal intencionadas.

Entretanto, se a organização terceirizar seu setor de tecnologia da informação, terá muito mais segurança da informação.

Contrate o serviço

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Atendimento personalizado

As empresas de terceirização suprem as necessidades e demandas de outras companhias, e o produto que oferecem é altamente personalizável, de acordo com a preferência do contratante.

Isso fica ainda mais claro quando falamos de desenvolvimento de softwares e aplicativos, já que a equipe se baseia em um escopo definido pelo contratante.

 

Retorno sobre investimento

A equipe terceirizada não vai apenas realizar os serviços de TI, mas estará sempre avaliando os seus processos. É assim que uma fábrica de etiquetas personalizadas, por exemplo, conquista melhorias contínuas e se adequa às novas tecnologias.

Isso acaba por melhorar o retorno sobre investimentos, já que há um aumento no desempenho das atividades terceirizadas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a terceirização de TI e o quanto ela pode ser benéfica para os negócios. Esse setor é indispensável para várias necessidades de uma empresa.

Sendo assim, se a empresa não tem condições de criar esse departamento, ela encontra na terceirização o apoio necessário para ter sua equipe de TI. Com isso, ela poderá contar com esse importante departamento e com todos os benefícios que ele pode trazer.

 

 

Muito obrigada por chegar até aqui!

Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

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