Com a alta popularidade na utilização de Key Performance Indicator (KPIs) cada vez mais empresas vêm apontando a importância em utilizar dados para basear ações, mas principalmente, para reconhecer quando as métricas da empresa em um ponto de análise são positivas ou negativas.
De modo geral, a tomada de decisões quase sempre acontece a partir do estudo de evidências e situações, que encorajam ou não mudanças dentro de uma corporação, independentemente do segmento de atuação.
Por exemplo, esse é o caso de empresas de transporte de carga que a partir de um KPI voltado ao investimento em mídias pagas conseguem determinar se a produção de conteúdo investida tem sido hábil em relação à obtenção de leads, em seguida, clientes.
Isso mostra com exatidão o resultado que era esperado e o que foi definido, e ajuda a empresa a tomar decisões práticas e certeiras em relação a isso e outras situações.
No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que são e qual o propósito das KPIs, mas sem ao menos antes entendermos a real importância das métricas, em especial para agências de viagens que desejam melhorar seus negócios ao máximo.
Qual a importância das métricas para sua agência de viagens?
As métricas podem ser compreendidas como formas de obtenção de informações centradas em uma especificação, retiradas dentro de um contexto próprio, auxiliando empresas, como uma agência de viagens, a traçar estratégias e ações que tragam maiores resultados.
Por exemplo, as métricas em relação às redes sociais de uma agências podem ser conquistadas a partir da análise de:
- Comentários;
- Postagens salvas;
- Curtidas;
- Compartilhamentos;
- Menções;
- Dentre outras.
Por meio de todas essas questões, é possível retirar a métrica que identifica a potencialidade das ações dentro das redes, de forma que a empresa trabalhe para melhorar seus resultados e focar na obtenção de mais clientes dentro desse meio de comunicação.
De modo geral, as métricas podem auxiliar todo o trabalho dentro de uma agência, podendo identificar de modo mais consistente a reação em volta de prioridades de um negócio.
Por exemplo, para o caso de uma contratação de terceirização de folha de pagamento, a métrica a ser verificada pode ter relevância em relação ao tempo de produtividade utilizado pelos funcionários do setor financeiro a partir da entrega do serviço a outros profissionais.
Analisando esses dados, é possível saber se de fato essa tem sido uma ideia que surtiu efeito ou não dentre empresa, sempre sendo direcionada pelo que mais importa.
O planejamento e controle de ações também é drasticamente impactado com a obtenção e observação das métricas. Afinal, com o resultado de uma ação estratégica realizada em mãos, é possível guiar uma empresa para as melhores decisões corporativas.
Bom saber
É importante lembrar que quase todas essas situações remetem a um ponto de importância, que é o aumento das vendas na empresa de, por exemplo, consultoria de TI para pequenas empresas.
Quando falamos do contexto dentro de uma agência de viagens, um dos principais pontos de análise pode ser relacionado às ações de marketing e de divulgação, que trazem mais clientes para serem atendidos pela empresa, concretizando, então, um processo.
Outra questão de extrema importância é a produtividade dos funcionários, que pode ser aumentada, por exemplo, com o investimento de assistentes virtuais em um site ou robôs de chatboot para responder aos clientes no WhatsApp.
Analisar as métricas desse ponto tem influência direta para entender o dinheiro investido pela agência, mas também para determinar jornadas de trabalho que melhor se adequem a uma realidade mais atual dentro da empresa.
KPIs e qual seus principais tipos
Agora que você entendeu mais sobre o que são as métricas e como elas podem influenciar uma agência de viagens dentro de seu contexto de atuação, tudo será muito mais claro para que possamos saber mais sobre os Key Performance Indicators (KPIs).
KPI, que em português pode ser compreendido como indicador-chave de performance, consiste em um tipo de métrica baseada em um quesito único de análise da empresa.
Por exemplo, se no caso de empresas de segurança privada o foco de uma análise é a quantidade de funcionários que atingiram metas de vendas, o ponto de observação deve ser a estratégia ensinada pela empresa e executada pelas equipes.
Nesse caso, o ponto principal de análise é justamente a potencialidade de um investimento que foi feito pela empresa, entendendo se de fato surtiu efeito e analisando esse contexto.
É importante trazer à tona que os KPIs podem ter diferentes pontos de análise, que juntos se tornam o resultado que a transportadora em São Paulo espera entender em uma ação, sabendo de fato se é o esperado ou se pode ser melhorado mais à frente.
Outro ponto de relevância é o entendimento das múltiplas formas de métricas de KPIs que podem existir. Afinal, se são muitos os pontos de análise, dependendo dos devidos desejos da empresa, também são múltiplas as possibilidades de indicador.
A seguir, vamos conhecer alguns deles, considerados, dentro de suas especificações, essenciais e altamente eficazes:
Volume de leads qualificados
O processo de qualificar um lead gira em torno de diferentes ações feitas por uma empresa de serviços de mêcanica, dentre eles a produção de conteúdo focada em um funil de vendas, trabalhando para que o lead, além de ser captado, seja educado e qualificado.
O lead considerado qualificado é aquele que entende a potência do que a empresa entrega e está mais propenso a fechar um negócio do que outros.
Entender melhor esse ponto pode trazer muito mais compreensão sobre os métodos de trabalho de qualificação de leads, sabendo de fato onde está sendo útil e onde pode estar gerando prejuízos para a empresa.
- Índice de cancelamento
Como o próprio nome sugere, essa é uma maneira de saber mais sobre a quantidade de clientes que não desejam mais ter nenhum tipo de ligação com a sua empresa, cancelando um serviço, devolvendo um produto ou pedindo o dinheiro de volta.
Esse é um ponto crucial de métricas que direcionam a empresa à procura de uma solução, que pode ser necessária para que haja menos desistências e mais vendas. Além disso, é uma ótima forma de prever possíveis problemas de imagem que possam surgir.
Receita média por cliente
A métrica relacionada à receita média por cliente determina o entendimento por parte da agência de eventos SP sobre quanto um cliente vale por mês. Ou seja, é possível estabelecer esse valor a partir da divisão entre o faturamento e a quantidade de clientes.
De modo geral, essa métrica pode ajudar a traçar caminhos muito mais interessantes para obtenção de renda, mas também para entender o quanto a empresa deve vender para que possa começar a ter lucro, e não apenas só pagar suas contas.
Custo de aquisição do cliente
Já parou para pensar em todos os investimentos que sua empresa faz por mês em vendas, no treinamento de funcionários ou compra de equipamentos, e até mesmo na comunicação que chega ao cliente, como anúncios pagos e equipe de gerenciamento de redes?
Pelo custo de aquisição do cliente sua empresa consegue ter em mãos métricas que revelam o quanto é gasto para que um cliente seja conquistado, dessa forma, verificando se as ações têm valido a pena e sido eficientes para essa conquista.
Ciclo de vida do cliente
Com esse levantamento, empresas de contabilidade conseguem determinar os valores que clientes possuem em anos para uma empresa, algo que sai como uma previsão sobre os ganhos da empresa ao longo dos anos, moldando aquilo que será um sustento dela.
Esse cálculo pode ser feito com a média de ganhos anuais, dos clientes que você atinge anualmente, e multiplicando pelo ano que você deseja entender.
O ideal disso é saber o quanto de lucro seu negócio vai ter a longo prazo, entendendo de que forma isso pode aumentar para que possa haver melhores investimentos e um lucro proporcional às suas evoluções.
Receita anual recorrente
Ainda dentro de uma identificação por métricas que possam ditar o futuro da empresa, a receita anual recorrente trabalha como uma forma de previsão, determinando os ganhos, se tudo ocorrer dentro das conformidades, ao longo de 12 meses.
Com isso, sua empresa pode traçar um perfil que pode se tornar comparativo, ao entender se de fato, após esse tempo, houve um ganho maior, menor ou igual a pensado.
Considerações finais
As métricas são pontos de verificação que determinam a resolução de problemas e a guia de ações que melhor respaldam os investimentos feitos por uma empresa.
Assim, agências de viagens que fazem uso dessa forma, como o caso dos KPIs, conseguem acessar inúmeras formas de pensar seus resultados, baseados nas determinações da própria companhia.
Muito obrigada por chegar até aqui!
Espero ter ajudado você entender melhor sobre esse assunto.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.