Que as redes sociais são fundamentais para o trabalho de qualquer empresa atualmente, disso ninguém duvida. O Instagram merece um destaque especial nesse cenário, e saber como integrar site de viagens com a sua conta é essencial.
A quantidade de pessoas que utiliza as mídias sociais cresce a cada dia. Elas usam essas plataformas para uma série de ações: ler notícias, comunicar-se com as pessoas ou acompanhar as novidades das suas marcas preferidas.
Qualquer companhia do mercado pode aproveitar os benefícios de marcar presença nas redes sociais, e os números disponibilizados pelo Instagram mostram isso de forma bastante clara.
Segundo a plataforma, 60% dos usuários descobrem novos produtos por ali, enquanto 90% segue ao menos um perfil comercial na plataforma. Além disso, 1/3 das histórias visualizadas diariamente no Instagram são de empresas.
Nesse sentido, tanto uma empresa de reforma e construção quanto as agências de viagem também podem apostar nas redes para ter um contato maior com o seu público.
Afinal, há diversas ferramentas e ações que podem ajudar um estabelecimento a se comunicar com o seu público e a obter melhores resultados em termos de visibilidade e de vendas.
Vale salientar que ter um site para o seu negócio é fundamental, pois é a partir dele que a sua empresa começa a ganhar autoridade na internet. Mas integrar a sua página com o seu perfil nas redes sociais pode ser a melhor ação para potencializar a sua companhia.
Por isso, se você já sabia que o Instagram pode ser de grande importância para a sua agência de viagens, mas ainda tinha dúvida sobre como divulgar o seu trabalho na internet, este artigo pode te ajudar a entender melhor sobre o tema.
Sendo assim, siga na leitura deste conteúdo e conheça as razões pelas quais uma agência de viagens deve estar no Instagram e como ela pode vender mais com a ajuda da plataforma.
A importância do Instagram para empresas
Com o passar do tempo, uma empresa de pintura que estava no mercado há anos e só conseguia oferecer os seus serviços de maneira regional descobriu que a internet podia ser um facilitador de divulgação do seu negócio.
Ter um site e anunciar serviços em grandes plataformas era uma maneira prática de alcançar pessoas em diferentes localidades, o que aumentava os seus resultados e trazia mais faturamento. Com a chegada das redes sociais, isso se tornou ainda mais importante.
Os dados fornecidos pelo Instagram mostram isso de modo bastante claro: atualmente, ele conta com mais de 1 bilhão de usuários, o que o torna uma das maiores redes do momento.
Outra informação relevante diz que 500 milhões de usuários acessam a plataforma todos os dias. E vale dizer que as pessoas não fazem isso apenas para postar fotos, mas também para ler sobre serviços de contabilidade ou encontrar uma peça de roupa perfeita.
De fato, o Instagram possibilita que uma empresa consiga realizar uma série de ações fundamentais para o seu crescimento, tais como:
- Promover sua marca;
- Divulgar seus produtos e serviços;
- Fidelizar clientes;
- Apresentar promoções;
- Vender mais.
Nesse sentido, uma agência de viagens que quer melhorar os seus resultados com as vendas de pacotes de turismo deve investir na plataforma para atingir seus objetivos de forma mais prática e eficiente.
Por que usar o Instagram para uma agência de viagens?
Quem navega diariamente no Instagram sabe que é possível encontrar fotos e vídeos sobre qualquer tipo de assunto, seja sobre receitas práticas para o dia a dia ou sobre como combinar acessórios banheiro cromado com uma decoração rústica.
Essa produção de conteúdos se torna indispensável para o crescimento de uma empresa na plataforma, uma vez que a disponibilização de informações faz com que um usuário queira se tornar um seguidor daquele perfil para obter novos conhecimentos.
Para uma agência ou site de viagens, há ainda uma série de motivos pelos quais vale a pena utilizar o Instagram. Confira-os a seguir.
1. Utilizar a rede como guia de viagens
Quem busca por um destino para viajar pode ter muito mais facilidade se tiver um guia para auxiliar nesse processo. E o Instagram pode cumprir essa função de modo bastante simples.
Ao criar diferentes postagens dando dicas sobre o que fazer em uma determinada viagem para o exterior, o perfil ganha maior relevância, e consegue atrair cada vez mais interessados nesse tipo de conteúdo, o que vai ajudar a vender mais pacotes.
2. Apresentar locais e fotos para o cliente
Para que uma empresa de paisagismo consiga divulgar o seu trabalho, ela precisa criar um portfólio de diferentes serviços já realizados, que ajudará os seus potenciais clientes a conhecerem o que ela faz de melhor.
No caso de uma agência de viagens o processo é o mesmo: criar posts com fotos onde é possível conhecer mais sobre um destino é uma das formas mais práticas de conquistar a atenção do público e ajudá-lo a escolher a próxima viagem.
3. Monitorar o que se fala sobre a empresa
Como o Instagram permite que os usuários marquem outros perfis nas suas postagens, uma das vantagens de usar a rede social é poder monitorar o que estão falando sobre a sua empresa.
Ao receber uma marcação, tanto uma clinica de fisioterapia quanto um site especializado em pacotes de turismo, consegue mensurar o engajamento do público, além de conhecer as expectativas e o nível de satisfação dos seus clientes com os seus serviços.
4. Divulgar serviços e destinos
Outra razão positiva de usar o Instagram para a sua agência de viagens é a possibilidade de usar os recursos da plataforma para divulgar os serviços e os destinos para o público, ajudando a ampliar a sua visibilidade por ali.
Isso pode ser feito de modo orgânico ou pago. Assim, além de permitir que mais pessoas saibam sobre o seu trabalho, você também auxilia os usuários a conhecerem possíveis destinos e despertar o desejo de viajar neles.
5. Aumentar a proximidade com o cliente
As empresas de seguros, assim como as agências de viagem, sabem da importância de se manter sempre próximas e disponíveis para o público, marcando presença na vida das pessoas e garantindo um atendimento de excelência.
Esse é um grande diferencial em qualquer tipo de negócio, e o Instagram possui um papel fundamental nesse cenário, pois permite uma interação rápida e constante da empresa com os seus clientes.
Todos esses são motivos suficientes para que uma agência de viagens perceba a necessidade de integrar o seu site com o Instagram, aumentando o alcance do seu trabalho e tornando-o ainda mais acessível para o público.
Como utilizar o Instagram para vender mais
Saber como utilizar o Instagram de forma prática e eficiente é a maneira mais simples de alcançar os seus objetivos, principalmente no que diz respeito a aumentar o faturamento vendendo mais pacotes de turismo.
Para isso, é indispensável aprender a usar os principais recursos da plataforma, o que faz com que empresas de alimentação ou de viagens possam obter os resultados desejados no Instagram.
A primeira dica é usar hashtags, um dos grandes símbolos da plataforma. É por meio dessa ação simples que a agência de turismo consegue mapear o seu conteúdo na rede e ajudar os seus clientes a encontrarem mais facilmente os posts sobre um determinado assunto.
Ao mesmo tempo, uma sugestão de suma importância é manter um calendário de publicações sempre atualizado, auxiliando a empresa a garantir a constância das suas postagens.
Isso porque criar conteúdos e postá-los de forma coerente pode ser um desafio para quem não organiza essa ação, de modo que um cronograma para essa finalidade pode dar um norte de atuação dentro do Instagram.
Também é essencial utilizar uma das ferramentas mais importantes da plataforma: os stories. Mesmo que o conteúdo saia do ar em 24 horas, muitos dos usuários acompanham o trabalho de uma agência por ali, de forma dinâmica.
Nesse sentido, é fundamental atualizar os stories diariamente, alimentando o seu público com conteúdos que vão chamar a atenção dele.
Além disso, é possível manter alguns stories publicados por tempo indeterminado ao criar os destaques da sua página. Por isso, não deixe de inserir os melhores conteúdos nesses pequenos “álbuns”, que ficarão disponíveis no seu perfil para todos os usuários da rede.
Por fim, é interessante apostar nos posts patrocinados da plataforma. Há diferentes estratégias para utilizá-los, podendo apostar neles para alcançar mais pessoas ou para divulgar uma promoção mais facilmente.
Ao apostar nessas ações, certamente a sua agência de viagens conseguirá obter melhores resultados, tornando o trabalho ainda mais produtivo dentro do Instagram.
Por isso, não deixe de integrar o seu site com a plataforma, conseguindo assim atrair mais pessoas para perto do seu negócio e potencializando as suas vendas de pacotes de maneira simples e prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.