Fazer e desenvolver um blog são necessidades hoje em dia, principalmente, tendo em vista que uma empresa ou mesmo uma única pessoa desejam ter sucesso, bem como uma presença forte e marcante na web.
O blog possibilita a geração de conteúdo para o público-alvo, ou seja, pessoas que tenham interesse naquilo que é produzido, seja um produto ou um serviço disponibilizado pela marca.
O marketing de conteúdo se tornou a principal ferramenta para atrair, engajar e fazer a cartela de clientes crescer. Isso porque o consumidor moderno está cada vez mais exigente, buscando informações relevantes sobre tudo o que deseja.
Isso não é diferente para as agências de viagens e guias turísticos, pelo contrário, se tem um público que gosta de saber mais a respeito de um assunto, são as pessoas que amam viajar.
Informar-se sobre possíveis destinos e encontrar lugares que fazem parte da lista de desejo é o primeiro passo para uma viagem maravilhosa.
Então, não basta apenas criar pacotes interessantes ou mostrar fotos dos locais, é preciso falar sobre eles e ir além, abrangendo tudo o que envolve esse tipo de mercado.
Tendo isso em vista, o blog é o melhor canal para trabalhar essa estratégia, então, neste artigo, vamos explicar por que você deve criar um blog para seu site de viagens e mostrar como fazer isso. Confira.
Entenda o motivo para criar um blog
Como você já sabe, criar conteúdos de qualidade é extremamente importante nos dias de hoje, pois estamos inseridos na era da informação, o que impactou o comportamento dos consumidores.
O blog é o melhor canal para qualquer empresa, como uma de manutenção de aeronaves para publicar materiais ricos para seu público-alvo.
Ele melhora o relacionamento com os clientes, pois permite que as organizações se relacionem com eles durante toda a jornada de compra.
Isso acontece, porque esse canal diminui as chances de os seus visitantes terem contato com a concorrência, ou seja, a decisão de compra com a sua empresa se torna, praticamente, uma certeza.
O engajamento também aumenta muito, pois você estará falando sobre assuntos que interessam a sua audiência. O consumidor moderno não quer mais contato com companhias que só falem de seus produtos e serviços.
O blog segue por outro caminho, ajudando a estabelecer uma relação de confiança, que permite às marcas participarem do dia a dia das pessoas.
Por meio dele, uma agência de viagens ajuda a solucionar problemas do cotidiano, que nem sempre têm relação com a necessidade de comprar alguma coisa.
A visibilidade da marca também aumenta, uma vez que esse canal faz com que uma empresa transporte, por exemplo, tenha uma forte presença on-line.
Além disso, se a marca não está onde seu público está, outra empresa estará ocupando o seu lugar. Por isso, é preciso se atentar a canais, como:
- Resultados do Google;
- Redes Sociais;
- Espaços publicitários;
- Sites.
Se você não tem um blog para o seu site de viagens, então não será visto pelas pessoas e abrirá mais espaço para seus concorrentes.
Sem falar que é este canal quem vai te ajudar a nutrir seus leads, pois ele trabalha com publicação de conteúdos de valor, que ajudam a estruturar o seu funil de vendas.
A sua agência vai atrair os visitantes para o blog, captar alguns dados deles e, após isso, começar a nutri-los, por meio de estratégias como:
- Landing Pages;
- SEO;
- Redes Sociais;
- E-mail marketing;
- Entre outros.
Mais do que vender, o blog também ajuda as organizações, como as empresas de alimentação, a trabalharem o seu pós-venda.
Isso é importante porque são as compras recorrentes que, de fato, ajudam a manter o lucro de uma marca. Trabalhar bem o pós-venda é necessário, afinal, é muito mais fácil convencer alguém que já conhece a sua empresa do que alguém que não conhece.
Sem falar que, mais do que voltar a comprar, os clientes fiéis indicam a sua agência de viagem para outras pessoas. Esse tipo de marketing, conhecido como boca a boca, é o mais poderoso que uma empresa pode ter.
Por fim, o blog, apesar de não ter esse objetivo, ajuda os negócios a aumentarem suas vendas. Isso porque os consumidores tendem a se lembrar das empresas que o ajudaram em algum momento.
A reciprocidade é um sentimento comum em qualquer ser humano, e pode se transformar em uma ferramenta para obter sucesso e fechar novos negócios.
Ao gerar conteúdo de valor que ajude o seu cliente a solucionar um problema, você fará com que ele te procure quando precisar dos seus produtos e serviços.
O melhor é que não precisamos nos apegar apenas aos textos, mas também usar outros formatos, como vídeos, imagens, cases de sucesso, infográficos, dentre muitas outras possibilidades.
Tanto uma administradora de condomínios quanto uma agência de viagens precisam apostar na qualidade desses conteúdos, independentemente do formato que será utilizado na publicação.
É dessa maneira que o visitante do blog passa a enxergar a autoridade da marca naquilo que faz, passando a confiar nela e alimentando o seu desejo de consumo.
Agora que você já sabe as razões pelas quais ter um blog para o seu site de viagens é tão vantajoso, no próximo tópico, vamos mostrar como você pode criá-lo. Confira.
Passo a passo para criar um blog
A criação de um blog é um processo simples, mas que requer atenção em alguns aspectos, principalmente para ter uma garantia maior de sucesso. Entre os pontos de atenção temos:
Defina um nicho
É preciso que você tenha foco em um nicho, por exemplo, viagens com crianças, lua de mel, falar apenas de um destino ou em um tipo de turismo, etc.
Ao definir o segmento do seu blog, fica mais fácil definir outras questões estratégicas, como o nome, o tipo de linguagem que você vai usar, dentre outros detalhes.
Se tiver dúvidas, baseie-se na persona do seu negócio. Por exemplo, a persona de uma empresa de portaria e limpeza se interessa por determinados assuntos, comporta-se de tal maneira, entre outros fatores relevantes.
Conhecendo bem a sua persona fica mais fácil definir o nicho do seu blog e atrair mais pessoas para ele.
Defina um nome e um domínio
O nome deve ser curto e fácil de lembrar, de preferência no mesmo idioma de seu público-alvo. Para escolher bem, uma dica é selecionar algumas palavras que tenham a ver com seu segmento, bem como pedir a opinião de algumas pessoas.
Após escolher o nome, você precisa registrar um domínio. Então, é possível acessar o site registro.br para verificar se a sua escolha não está sendo usada por outra empresa. Caso não esteja, já pode registrá-la.
Crie um layout
Tanto para as empresas de transporte de cargas quanto para as agências de viagem é importante ter um layout caprichado, com ar profissional e que cause uma boa impressão aos visitantes.
Crie o blog
Seu blog precisa estar hospedado em servidores como blogger, wordpress, dentre outros. Para criá-lo, basta acessar um desses sites e criar o blog da sua agência, atentando-se a alguns itens de configuração.
Por se tratar de um blog profissional, como o de uma empresa de factoring, o ideal é usar a plataforma wordpress.
Produza conteúdo relevante
A produção de conteúdo é essencial para a sobrevivência de qualquer blog, afinal, as pessoas vão acessá-lo com a intenção de ver bons materiais.
Para produzi-los adequadamente, é preciso conhecer o seu público-alvo e também dar uma olhada nos conteúdos de blogs dos seus concorrentes.
Cuide do SEO
O SEO é um conjunto de práticas que vão otimizar as suas páginas, como forma de que elas apareçam entre os primeiros resultados do Google.
Uma empresa despachante aduaneiro, por exemplo, investe em boas estratégias de SEO, como uso correto das palavras-chave, que são os termos mais usados pelo público-alvo para fazer uma pesquisa.
Além disso, deve usar versões responsivas para que o blog possa ser acessado por meio de dispositivos móveis, cuidar da usabilidade das páginas, dentre outras questões.
Integre as redes sociais
Não se esqueça de compartilhar os conteúdos do blog nas redes sociais, bem como inserir links para o seu perfil nas páginas dele.
É uma maneira de divulgar o seu conteúdo e também aumentar o engajamento do público nesses dois canais.
Faça networking
O networking é importante para que você possa aprender um pouco mais sobre os blogs, como lidar com problemas no servidor, situações de plágio, etc.
Conclusão
Ter um blog, como você viu, é essencial para qualquer tipo de negócio, mas as agências de viagem podem se beneficiar muito mais dele.
Nada como poder desbravar um destino antes mesmo de chegar até ele, não é mesmo? Por meio dos conteúdos que o seu negócio vai publicar, é possível instigar a curiosidade dos visitantes e despertar a confiança deles.
Com esse canal, você conquista um público muito maior, e consegue alcançar novas possibilidades de negócio para a sua agência.
Acompanhe o blog da Moblix.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.